Projeto oferece materiais e mão de obra para construção e reforma de moradias

A fim de atender as necessidades habitacionais da população, o município de Rio Branco do Sul, na Região Metropolitana de Curitiba, criou o projeto Kit Moradia: Porta de Acesso a Direitos, que disponibiliza materiais e mão de obra para a construção e reforma de moradias de até 15m² aos residentes mais vulneráveis.

Por meio da Lei nº 1.250/2021, a Secretaria de Assistência Social e Habitação realizou manutenções de 60 módulos habitacionais de famílias com baixa renda familiar, em vulnerabilidade social, em locais de risco geológico ou estrutural ou outra condição de risco. Destes módulos, 47 foram implantados em 2023.

“Estamos lidando com uma parcela muito grande da população que é a em vulnerabilidade social. Mais de 50% dela está no CadÚnico, o que nos dá uma ideia de quantas famílias deveríamos estar atendendo. Selecionamos então as que estão em situação mais urgente e aquelas que o kit será importante para a superação da condição de vulnerabilidade”, explicou Renata Karolina Alcântara, Diretora do Departamento de Habitação.

Para garantir um suporte integral às famílias, a iniciativa incorpora a visita in loco de um arquiteto e um assistente social às moradias. Essa abordagem possibilita a avaliação para determinar se a questão está, de fato, relacionada à habitação ou se requer intervenções suplementares, como apoio socioeconômico, territorial, entre outros.

“Eu morava de aluguel, e tinha um terreno mas estava sem condições de construir uma casa. Fico muito feliz de receber esse auxílio, fiz a inscrição e no ano seguinte já ganhei o kit”, afirmou a dona de casa Amanda Bandeira.

Os kits são adquiridos por meio de uma empresa terceirizada; no entanto, o investimento integral no projeto provém dos recursos próprios do município, totalizando R$ 436.068,04 em 2023. Para o ano seguinte, há a intenção de incluir no planejamento o kit saneamento, visando beneficiar 50 famílias.

Mais informações sobre esse projeto e sobre outras iniciativas premiadas no PGP-PR, você encontra no nosso Banco de Projetos.

Relacionados

22 DE JULHO DE 2024

Ubiratã fornece assistência a jovens em situação de extrema pobreza

Projeto municipal promove inclusão social com estímulo à cidadania e cultura...

24 DE MAIO DE 2024

Cascavel reforça empreendedorismo feminino

Suporte financeiro é dado a mulheres que desejam abrir negócio...

17 DE MAIO DE 2024

Guarapuava otimiza atendimento médico com inteligência artificial

 Plataforma SARA faz com que teleconsultas tenham tempo de espera reduzido...