revistapgp_ivaiporãLidando com o desafio da escassez de água para distribuição e consumo, o projeto Cultivando Água Limpa, da Prefeitura de Ivaiporã e do Departamento Municipal de Meio Ambiente e Serviços Urbanos, ganhou reconhecimento ao receber o troféu do 3º PGP-PR.

A iniciativa tem como objetivo recuperar, revitalizar e preservar as nascentes e as matas ciliares dos cursos de água da bacia do Rio Pindaúva. A região é manancial que abastece a área rural e mais de 30 mil habitantes do município.

A proposta é recuperar mais de 100 nascentes e 20 mil metros lineares de mata ciliar e APPs. As nascentes são o ponto de partida estratégico para a recuperação dos recursos hídricos e a preservação da biodiversidade.

A execução se dá por meio da utilização de técnicas definidas por diagnóstico prévio. A partir do estudo, técnicos dos Departamentos de Meio Ambiente e de Agricultura estabelecem as ferramentas adequadas para cada área, respeitando a legislação vigente.

Execução

O programa se inicia com a elaboração do plano base para a realização das vistorias nos locais; e, logo em seguida, são produzidas as mudas para plantio.

Como o processo conta ainda com tramitação de leis e decretos de preservação, a informação tem papel de destaque para a efetivação dos objetivos estipulados.

Dessa forma, ações – como a realização de palestras, cadastramentos e envio de cartas de anuência – são amplamente divulgadas na imprensa. Também é feito acompanhamento técnico.

Resultados

O projeto se estenderá até 2018. Mesmo assim, já é possível perceber frutos do trabalho desenvolvido. Houve aumento da vazão das nascentes, impactando positivamente a captação de água pela Sanepar.

Além disso, iniciou-se o processo de recuperação das matas ciliares e os habitantes da área rural são beneficiados com o resgate de água nas propriedades. O projeto Cultivando Água Limpa permitiu que houvesse melhora significativa da vazão de água e de sua qualidade. Com isso, 34 mil habitantes são favorecidos.

Também obtêm melhorias a partir dessa iniciativa os processos de revitalização e recuperação do meio ambiente – como a preservação da biodiversidade local, correção de erosão e contenção da água das chuvas pelas microbacias.

Fonte: Sindafep

Relacionados

4 DE FEVEREIRO DE 2026

IGPPR assume realização do PGP-PR e amplia impacto da boa gestão municipal

Novo instituto fortalece governança, amplia parcerias e consolida premiação como...

2 DE FEVEREIRO DE 2026

Sindafep e TCE-PR reafirmam aliança estratégica, com foco na 14ª edição do PGP-PR e no fortalecimento do Instituto de Gestão Pública do Paraná

Lideranças do Sindafep e do IGPPR reúnem-se com a Presidência do TCE-PR para...

27 DE JANEIRO DE 2026

Bonde Urbano Digital inicia operação completa e empolga passageiros da RMC

Com a conclusão das adequações no terminal de Pinhais, o sistema passa agora a atender...

27 DE JANEIRO DE 2026

Cooperação internacional municipal é pauta no webinar da Sister Cities Brazil 

Na ocasião será apresentado o case Guimarães, responsável por transformar uma cidade...