A qualidade e a quantidade de leite produzido no município de Santana do Itararé estão cada vez maiores desde o início do PIA – Programa de Inseminação Artificial. A Mudança que Vem do Leite, voltado aos pequenos e médios produtores da cidade. De 2004 até hoje, a produção de leite passou de 5 mil litros para 50 mil litros por dia, representando um aumento de 1000% durante os 13 anos de vigência do PIA.
Com esses dados, o projeto, que está previsto para acontecer até 2020, demonstra estar no caminho certo para atingir os objetivos iniciais: a produção de 100 mil litros diariamente. O grande aumento da produtividade foi possível graças à melhoria genética do rebanho leiteiro realizada com a inseminação, orçada em R$ 60 mil ao ano, fator que reflete em uma melhor renda dos produtores de leite e na economia da cidade.
Para gerar esses resultados, a empresa ABS Pecplan fornece ao PIA sêmen de qualidade e eficiência comprovadas, por um preço médio de R$ 35,00 cada dose. À Prefeitura cabe o fornecimento de botijão de sêmen, nitrogênio líquido, veículo, combustível, luvas e bainhas, além de manter no Programa um inseminador de gado capacitado e dar apoio na organização de cursos, palestras e dias de campo como formas de capacitação dos produtores.
O município também realiza gratuitamente a vacinação contra brucelose em bezerras/novilhas de três a oito meses, buscando proteger o gado produtor de leite. O Programa ainda concede apoio para a adequação alimentar e sanidade do rebanho, visando a um melhor cuidado, classificado como de alta produção (vaca high tech), que gera leite de melhor qualidade.
Neste ano, os resultados puderam ser observados e compartilhados entre os produtores de leite na 1ª Feira do Produtor Rural de Santana do Itararé.
Fonte: Sindafep