O Hospital e Maternidade Santa Alice e outras seis Unidades Básicas de Saúde (UBS) têm passado por melhorias significativas para promover qualidade e agilidade no atendimento da população de Santa Mariana e região. Os investimentos são parte da estratégia da Reestruturação do Sistema Municipal de Saúde: Atendimento Médico-hospitalar e Atenção Básica, realizada desde 2013, quando foi decretada situação de emergência e calamidade pública na rede de saúde do município de Santa Mariana.
Além da construção das novas UBS na Vila Santa Rita e na Vila Trevo, os recursos provenientes das esferas federal, estadual e municipal foram destinados para aquisição de terrenos, reformas nos prédios, compra de medicamentos, ambulâncias, ônibus para transporte e custeio dos atendimentos ambulatoriais e cirúrgicos.
Com isso, não só os 12.400 habitantes de Santa Mariana como também os de outras cinco cidades estão sendo beneficiados diretamente com plantão 24 horas e atendimentos clínicos em 17 especialidades, como ortopedia, urologia, obstetrícia e ginecologia, radiologia, nutrição, psicologia e outros. O impacto do repasse orçamentário foi na diminuição do tempo na fila de espera para os procedimentos cirúrgicos, que, desde 2013, totalizam 900 procedimentos nas especialidades atendidas.
Devido a essa reestruturação do sistema municipal, em 2017, Santa Mariana passou a receber 50% a mais de incentivo financeiro federal para o atendimento ambulatorial, contando com um orçamento médio de R$ 230 mil por mês. O Hospital e Maternidade Santa Alice passou então a ser incluído nas instituições que irão atender os 21 municípios pertencentes à 18ª Regional de Saúde de Cornélio Procópio. Com isso, a média mensal passa a ser de 2 mil atendimentos e de 240 cirurgias eletivas a serem realizadas até o final do ano.
Fonte: PGP-PR