Trajeto de 120 quilômetros conta com 24 localidades
Para diversificar o turismo da cidade, o município de Prudentópolis, no Centro Sul do Paraná, desenvolveu o projeto Caminho de São Miguel Arcanjo. O Caminho de São Miguel Arcanjo é uma rota religiosa de 120 quilômetros, que conta com 24 localidades. A iniciativa traz benefícios econômicos para as comunidades e, consequentemente, a diminuição do êxodo rural.
Entre os atrativos da rota estão igrejas, cachoeiras, mirantes e museus. O peregrino tem uma experiência de turismo imersivo nas comunidades tradicionais, preservando hábitos, crenças, valores, tradições e gastronomia típica. Cristiane Guimarães Boiko Rossetim, Secretária Municipal de Turismo, comenta que o programa foi desenvolvido para preservar a cultura do município: “Nós temos uma cultura muito forte aqui e pensamos na sustentabilidade dessa cultura. Afinal, a cultura e o turismo trabalham em conjunto, porque onde tem turismo também tem renda para a população”.
O projeto conta com pontos de apoio específicos, onde o peregrino pode retirar o kit oficial antes de iniciar a sua caminhada e, ao concluir os 120 km, obter o seu certificado de conclusão. Além disso, ao longo do trajeto, foram implementados locais de carimbo, que o peregrino pode registrar o seu avanço no passaporte do Caminho, fortalecendo o caráter simbólico e espiritual da jornada. Valdecir Soares, um dos guias turísticos de Prudentópolis, afirma que todos os peregrinos saem bem satisfeitos e realizados com o caminho. “É uma experiência bem bacana, porque, praticamente, todos os peregrinos que fazem esse caminho, eles vêm com um intuito, algum objetivo de fazer essa caminhada. E todos eles saem bem satisfeitos e bem realizados com o caminho. Porque, pelo caminho, também é uma oportunidade da pessoa estar se conectando mais próximo de Deus”.
O seu custo de implantação foi de R$ 150.000,00. Para manutenção da iniciativa, o investimento é de R$ 707.592,72. Antes da sua implementação, muitas comunidades não percebiam as oportunidades de geração de renda ligadas ao turismo religioso e rural. Hoje, o Caminho conecta localidades e igrejas que, até então, eram vistas apenas como potenciais atrativos e que agora são efetivamente integradas, reconhecidas e valorizadas, promovendo acolhimento, economia local e pertencimento comunitário.
Os bons resultados fizeram com que o projeto conquistasse o Troféu de 1º lugar de Sustentabilidade. O vice-prefeito de Prudentópolis, Juarez Nelson Antônio, comenta que está muito feliz com o prêmio. “A gente fica feliz, né? Nós já estávamos felizes com o nosso turismo. Esse prêmio deixa o nosso município no topo do Estado”.
