Devido à fragilidade dos laços familiares, o projeto Construção do Espaço Conviver tem como objetivo oferecer local que contribua para o convívio entre crianças, adolescentes, adultos e idosos do município de Mandaguari. Por seus bons resultados, na terceira edição do PGP-PR, a iniciativa recebeu Certificado de Reconhecimento.
Diante da necessidade de trabalhar com as famílias no processo de fortalecimento dos vínculos, é disponibilizado local amplo, que comporta estrutura capaz de ofertar oficinas para cerca de 270 pessoas, incluindo o público prioritário preconizado pelas normativas federais.
O Espaço Conviver objetiva atender à demanda da população para o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos. Os cidadãos que são encaminhados pela rede de serviços socioassistenciais têm preferência de atendimento. Também são recebidos aqueles procedentes de busca ativa, encaminhamento a partir de outras políticas públicas e procura espontânea.
Valores
A proteção social básica do cidadão também é meta a ser alcançada com a iniciativa. Acolhida, orientação e encaminhamento, grupos de convívio e consolidação de vínculo, fortalecimento da função protetiva da família, desenvolvimento do convívio familiar e comunitário e mobilização para a cidadania são entendidos como questões básicas sociais.
Espaço
O Espaço Conviver conta com ampla estrutura. No local, há sala exclusiva para a secretaria, possibilitando que os registros documentais fiquem organizados e mantidos, e viabilizando a prestação de contas sempre que necessário. São cinco salas para a realização de oficinas de informática, artesanato, circo e teatro, artes marciais, dança e expressão corporal.
Os serviços ofertados pelo projeto são de qualidade e benéficos para os seus usuários, que, muitas vezes, vivem em situação de vulnerabilidade social. Além disso, todas as atividades desenvolvidas fortalecem o resgate cultural do município, assim como as ações de educação, de saúde e de meio ambiente executadas pelas Secretarias Municipais de Mandaguari.
A inclusão de pessoas com necessidades especiais também é promovida por meio de acessibilidade, proporcionada pela reforma e ampliação do espaço físico.
Fonte: SINDAFEP