pagina 46 - CópiaJovens e adolescentes encontram-se cada vez menos motivados diante das questões políticas e sociais. Na tentativa de incentivá-los a serem protagonistas, o projeto O Futuro no Presente – reconhecido com certificado na terceira edição do PGP-PR – apoia a estruturação e a representatividade dos grêmios estudantis de Marechal Cândido Rondon.

Engajando os alunos nos assuntos relevantes à comunidade, a iniciativa estabelece como objetivo fomentar a participação dos estudantes nas discussões de seus direitos e deveres.

Desse modo, os representantes das associações estudantis podem desempenhar melhor seu papel de liderança. Instrumentalizado, o jovem pode socializar com os demais membros de sua agremiação, ampliando também a participação social do grupo.

Solução

Oportunizar os espaços adequados e facilitar a participação efetiva das representações de estudantes os ajuda na construção do modelo e da dinâmica social da comunidade.

Escolas, comunidade e grupos organizados são locais imprescindíveis para a atuação e prática do protagonismo de adolescentes e jovens. A troca de aprendizados, a construção de novos saberes e de estratégias, a democratização da informação e o desenvolvimento de ações em parcerias são meios de a juventude exercer seus direitos e manifestar suas opiniões.

Processo

A iniciativa da gestão de Marechal Cândido Rondon contou com a distribuição de materiais didáticos para os estudantes e a organização de Feira de Profissões, com palestras e capacitações.

Os resultados do projeto são positivos e se refletem no número de participantes das ações realizadas. Jovens capacitados nos cursos oferecidos, estudantes que fazem parte dos grêmios, atividades desenvolvidas pelas agremiações nas escolas e na comunidade demonstram o grande impacto que o programa O Futuro no Presente tem.

Essa iniciativa conta com a parceria de todos os 16 grêmios estudantis do município, e 11 deles aderiram ao I Prêmio Escola Sustentável. Cerca de 200 alunos participaram de palestra motivacional e já foi dado início às “Rodas de Conversa”, que trabalham com o tema sustentabilidade.

Fonte: SINDAFEP

 

 

Relacionados

10 DE MARçO DE 2026

MBA em Gestão Pública capacita profissionais para enfrentar desafios reais do setor público

Pós-graduação é voltada para preparar profissionais para enfrentar os desafios reais...

10 DE MARçO DE 2026

Março Lilás: conscientização sobre a prevenção e o combate ao Câncer do Colo do Útero

A campanha acontece durante o mês de março, com o objetivo de conscientizar,...

10 DE MARçO DE 2026

Dia Internacional da Mulher: uma data que celebra conquistas e reafirma compromissos 

Neste dia, honramos a conquista de inúmeras mulheres que lutaram por seus direitos,...

10 DE MARçO DE 2026

Estão abertas as inscrições para 14ª edição do Prêmio Gestor Público Paraná

As inscrições vão até o dia 30 de junho

26 DE FEVEREIRO DE 2026

CoreconPR renova parceria com Prêmio Gestor Público Paraná 2026

Reunião realizada nesta semana reforçou compromisso institucional com a valorização...

18 DE FEVEREIRO DE 2026

Coordenador do PGP-PR realiza visita à Prefeitura de Prudentópolis para divulgar o prêmio

Encontro aconteceu durante o feriado de Carnaval