O programa Corra Maringá tem 9 anos e mais de 600 pessoas já participaram da iniciativa

Em um levantamento realizado na cidade de Maringá, foi possível perceber que o município é plano, com ótima infraestrutura, áreas verdes, parques, áreas de lazer e pistas para serem realizadas corridas e caminhadas. A Secretaria de Esportes e Lazer, propôs então, oferecer à população a oportunidade da prática de exercícios físicos e para que isso fosse possível, foi criado o projeto “Corra Maringá”, a iniciativa utiliza as academias da terceira idade, distribuídas por toda a cidade, em pontos estratégicos de grande fluxo de pessoas.

Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística IBGE, em 2019, uma em cada quatro pessoas de 18 anos ou mais anos de idade no Brasil estava obesa, o equivalente a 41 milhões de pessoas. Já o excesso de peso atingia 60,3% da população de 18 anos ou mais de idade, o que corresponde a 96 milhões de pessoas, sendo 62,6% das mulheres e 57,5% dos homens. Para tentar reverter essa situação em Maringá, o programa oferece treinamentos específicos com profissionais de educação física sobre corrida de rua, e utiliza os aparelhos da academia como recurso para a manutenção de força para as corridas.

Estudos apontam que uma corrida leve é capaz de diminuir o peso relativo corporal. Para aprimorar esses resultados, vários participantes utilizam os serviços de assessoria desportiva, recebem instruções para o treinamento e aprendem técnicas de corrida para melhorar a forma e o condicionamento físico. Os métodos aplicados são embasados em conceitos do âmbito das ciências do esporte, da educação física, da cinesiologia, da biomecânica e da fisiologia.

A organização notou a presença não apenas de idosos, mas também de pessoas mais jovens, que praticam as atividades, com orientação médica, ou simplesmente pelo interesse em realizar exercícios ao ar livre.

O programa Corra Maringá tem 9 anos e mais de 600 pessoas já participaram da iniciativa.
Os bons resultados garantiram ao projeto o Certificado de Reconhecimento do Prêmio Gestor Público Paraná (PGP-PR) 2016, uma das premiações mais importantes desse segmento no país.

Mais informações sobre esse projeto e sobre outras iniciativas premiadas no PGP-PR, você encontra no nosso Banco de Projetos.

Relacionados

5 DE DEZEMBRO DE 2025

Prudentópolis diversifica turismo da cidade com rota religiosa

O Caminho de São Miguel Arcanjo é uma rota religiosa de 120 quilômetros, que conta com...

28 DE NOVEMBRO DE 2025

Pérola proporciona atendimento técnico e reprodutivo aos pequenos produtores rurais

130 produtores rurais da agricultura familiar são beneficiados...

21 DE NOVEMBRO DE 2025

Pinhais oferta consultas virtuais com médicos especialistas

O projeto impactou a vida de mais de quatro mil pacientes que estavam na fila de espera...

15 DE NOVEMBRO DE 2025

Cascavel proporciona suporte clínico e pedagógico aos alunos diagnosticados com o Transtorno do Espectro Autista

82 estudantes da Rede Municipal de Ensino foram beneficiado...

7 DE NOVEMBRO DE 2025

Mercedes promove a conscientização de toda comunidade escolar

750 crianças de 0 a 11 anos, 400 pais e 140 funcionários são beneficiados...