CONFIRA O PROGRAMA BOM GESTOR PÚBLICO SOBRE ESSE PROJETO:
Programa Campo Fácil incentiva a agricultura familiar e a compra direta do município
Realizado no município de Ubiratã, o Programa Campo Fácil beneficia cerca de 1.250 famílias que sobrevivem da agricultura familiar. A Prefeitura Municipal oferece assessoria profissional para os pequenos produtores em todos os cantos do município, o que inibe a saída das pessoas do ambiente rural e movimenta o comércio local.
Ainda que a região de Ubiratã comporte grandes cooperativas, nem sempre as famílias que sobrevivem do campo são contempladas pela preferência de grandes empresas. É aí que entra a importância do Campo Fácil, que agrupa o trabalho do poder público municipal e de órgãos parceiros em prol do trabalho do pequeno produtor.
O Programa Campo Fácil é uma parceria entre a Prefeitura Municipal, o Conselho Regional de Engenharia e Agricultura do Paraná (Crea-PR) e a Associação dos Engenheiros Agrônomos do Vale do Piquiri (AEAVP). Além de assessorar os pequenos produtores rurais em seu trabalho, a iniciativa articula ações de apoio e assistência as famílias beneficiadas.
São 150 produtores beneficiados, inclusive sendo incluídos em iniciativas governamentais. Por exemplo, o Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae) direciona os itens produzidos em pequenas propriedades à alimentação nas escolas. Hoje, 70 dos pequenos produtores entraram no programa de compra direta do município e oferecem merenda escolar para toda a região.
A Prefeitura Municipal de Ubiratã investe R$ 120 mil por ano. Em 2016 e 2017, o programa colaborou para a movimentação de R$ 727 mil no município. Em 2018, o Tema do Ano do Prêmio Gestor Público Paraná (PGP-PR) foi a Agricultura. O Programa Campo Fácil foi o vencedor pelos bons resultados apresentados. Mais informações sobre esse projeto e sobre outras iniciativas premiadas no PGP-PR, você encontra no nosso Banco de Projetos.