CONFIRA O PROGRAMA BOM GESTOR PÚBLICO SOBRE ESSE PROJETO:

 

Primeiro Emprego do Jovem Aprendiz alia frequência escolar e formação técnica para inserir adolescentes no mercado de trabalho

Devido a uma demanda observada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, o município de Mato Rico, na região Centro-Sul do Paraná, desenvolveu um projeto para oferecer formação técnica para adolescentes matriculados na rede de ensino da cidade. Na cidade, que possui pouco mais de 3500 habitantes, o Primeiro Emprego do Jovem Aprendiz atende aproximadamente 30 adolescentes, o que representa cerca de 1% da população.

Prefeito de Mato Rico, Marcel Mendes dos Santos, recebe o Certificado de Reconhecimento pelo Primeiro Emprego do Jovem Aprendiz

Para realizar o projeto, o município firmou parceria com o Centro de Produção, o qual já era responsável por desenvolver atividades com os moradores da área rural, e transformou o  ambiente em um local de capacitação, em colaboração com a Casa do Saber. As parcerias proporcionam formação e capacitação técnica aos adolescentes matriculados na rede pública de ensino, aos alunos do Curso Jovem Agricultor Aprendiz, e ainda aos próprios agricultores rurais. Os alunos têm a possibilidade de trabalhar com carteira assinada e recebem uma bolsa de R$ 350 por mês.

A iniciativa é destinada aos jovens de famílias com renda per capita de até meio salário-mínimo, que apresentam vulnerabilidade em relação ao trabalho infantil. Como o município é pequeno e grande parte dos empregos são voltados para a área rural, o projeto contribui para formação de mão de obra qualificada e inspira os jovens a permanecerem na cidade, combatendo o êxodo rural.

O projeto também contribui para a o desenvolvimento da cidade, já que as hortaliças cultivadas estão sendo vendidas no comércio local. Para que ele fosse implementado, foi necessário um investimento de R$ 352,5 mil por ano. Os bons resultados apresentados garantiram ao projeto o Certificado de Reconhecimento do Prêmio Gestor Público Paraná (PGP-PR) 2019, uma das premiações mais importantes desse segmento no Brasil.
Mais informações sobre esse projeto e sobre outras iniciativas premiadas no PGP-PR, você encontra no nosso Banco de Projetos.

Relacionados

24 DE MAIO DE 2024

Cascavel reforça empreendedorismo feminino

Suporte financeiro é dado a mulheres que desejam abrir negócio...

17 DE MAIO DE 2024

Guarapuava otimiza atendimento médico com inteligência artificial

 Plataforma SARA faz com que teleconsultas tenham tempo de espera reduzido...

9 DE MAIO DE 2024

Guarapuava integra dados municipais em plataforma única

Portal GeoGuarapuava dispensa atuação in loco para obter informações...

26 DE ABRIL DE 2024

Maringá entrega moradias para população de baixa renda

Cerca de 800 famílias foram beneficiadas com o projeto...

20 DE ABRIL DE 2024

Paranavaí transforma cena cultural do município com projetos de comunicação

O projeto tem registrado um notável aumento na participação da comunidade, com eventos...