Diante do sério problema apresentado pelo consumo de drogas ilícitas enfrentado por muitos municípios, as gestões públicas devem pensar em estratégias preventivas, construídas coletivamente, oferecendo resistência a esse quadro preocupante.
O Projeto Pescô (Prevenção em Escolas e Comunidades) – Fase III – Construção de Políticas Públicas sobre Substâncias Psicoativas (Drogas) com Foco na Prevenção recebeu troféu na terceira edição do PGP-PR.
O programa, implantado no município de Campo Largo, apresenta como eixos de trabalho Acolhimento, Reinserção Social e Segurança – princípios desenvolvidos pelo projeto. Segundo os gestores da iniciativa, esse é o caminho mais adequado a ser percorrido.
Desde 2013, a Secretaria Municipal de Políticas Sobre Drogas realiza intervenções preventivas em escolas públicas e privadas, comunidades e empresas da cidade e de municípios vizinhos. A iniciativa premiada já atinge 95% das escolas locais, englobando estudantes, professores e toda a sociedade.
Ferramentas
Em 2014, buscou-se o desenvolvimento de meios eficazes para a prevenção do problema das drogas. Mais de 16 mil alunos do ensino fundamental receberam a História em Quadrinhos (HQ) de Cirilo – protagonista que vivencia situações associadas aos malefícios causados pelos entorpecentes.
Com o personagem elaborado por um adolescente, a narrativa tornou-se ainda mais próxima da realidade dos jovens leitores.
Com os materiais desenvolvidos pelos alunos para concursos de redação e desenho, foram produzidos livretos sobre a temática. As escolas municipais também receberam adaptações teatrais de peças infantis sobre ações preventivas, pensadas e realizadas por dois adolescentes.
Base
A prevenção primária deve ser trazida para o espaço educacional e estar adequada à realidade da escola e da comunidade. Por isso, o Projeto Pescô traz ações de conscientização desde os primeiros anos do ensino básico, além de formação para os profissionais que atuam com os jovens.
De maneira geral, a comunidade de Campo Largo tem se mostrado favorável à iniciativa, permitindo que nova concepção sobre a temática seja desenvolvida.
Fonte: Sindafep