A necessidade de preservar o meio ambiente fez com que o projeto Conservação de Solos e Água, desenvolvido pela administração de Itaipulândia, recebesse Certificado de Reconhecimento do 3º PGP-PR.
Diante do prejuízo causado especialmente pelo desmatamento, a gestão de Itaipulândia e a Itaipu Binacional uniram-se para realizar levantamento sobre a situação das bacias e microbacias hidrográficas do município.
A conclusão do estudo indicou que a recuperação das nascentes era viável.
O convênio entre a cidade e a empresa foi firmado em 2013, com o objetivo de recuperar as matas ciliares e todas as bacias e microbacias hidrográficas da região. O desenvolvimento das ações foi voltado para o uso consciente dos recursos naturais.
Conservação
O projeto promove a cooperação técnica e financeira para a conservação de água e solo, aliada ao monitoramento ambiental participativo, ao incentivo à piscicultura e à educação ambiental. Dessa maneira, o desenvolvimento é promovido de forma integrada e sustentável.
O resultado da parceria entre o município e a Itaipu Binacional se mostra bastante eficiente, sendo Itaipulândia exemplo para outras regiões.
Grande parte das lavouras da região passou pelo processo, atingindo alto nível de preservação.
Com o solo das lavouras conservado, o meio ambiente também fica protegido, garantindo a sobrevivência da fauna e da flora da região.
Conscientização
A iniciativa, hoje, envolve todos os produtores que, por meio da conscientização, já projetam resultados positivos para a preservação ambiental.
Assim, o uso racional dos recursos naturais consegue aumentar a produção de alimentos, a geração de emprego e a renda no meio rural.
Primeiro passo
A recuperação das microbacias levou ao surgimento de novos projetos de conservação da água e do solo. Hoje, a cidade de Itaipulândia ocupa posição de destaque pela recuperação e preservação do meio ambiente.
Fonte: SINDAFEP