O Portal Saúde Maringá recebeu na segunda-feira (1º), o 2º Prêmio Gestor Público Paraná, iniciativa do Sindicato dos Auditores Fiscais da Receita do Estado do Paraná. O prêmio visa reconhecer e contemplar o desenvolvimento de boas práticas administrativas e projetos de administração pública que resultaram em benefícios para as cidades, estimulando seu crescimento social e econômico.
    O Portal Saúde Maringá foi lançado pela Prefeitura no início de 2014 com a presença do ministro da Saúde, Arthur Chioro, e se tornou referência para a implantação do Cartão Nacional do Sistema Único de Saúde. O portal inclui a ferramenta de consulta ao Cartão Saúde Maringá, beneficiando mais de 200 mil pessoas com acesso de usuários e de profissionais de saúde às informações sobre o paciente como resultados de exames, carteira de vacinação e histórico médico. 
    Os portadores do Cartão Saúde, disponível a todos os moradores do município, terão acesso aos seus prontuários em qualquer local do mundo com acesso à internet, inclusive em aparelhos portáteis como o celular. O portal disponibiliza ainda informações sobre a estrutura da Secretaria de Saúde, agenda de atividades, endereços e telefones, notícias e fotografias, além de explicativos sobre o funcionamento de cada setor, serviços disponíveis e fale conosco. 
    O secretário de Esportes e Lazer, Francisco Favoto, representou o prefeito Roberto Pupin na entrega do prêmio, realizado na Assembleia Legislativa do Paraná. Participaram da solenidade o 2º vice-presidente da Assembleia, deputado Douglas Fabrício, o secretário-chefe da Casa Civil, Cesar Silvestri; o 1º vice-presidente do Tribunal de Justiça, desembargador Paulo Vasconcelos; o presidente do Sindafep, José Carlos Carvalho; o coordenador geral do Prêmio, Laerzio Chiesorin Júnior; o diretor de Contas Municipais do Tribunal de Contas do Estado, Akichide Ogasawara; e os deputados Tercílio Turini e Doutor Batista.
    Os projetos selecionados passam a fazer parte de um banco de dados acessível aos gestores públicos para que possam ser multiplicados em todos os municípios do estado. Nesta edição participaram 61 prefeituras, com 133 projetos nas mais diversas áreas de atuação, ultrapassando os números do ano passado, quando se inscreveram 49 municípios com 89 projetos. As premiações se distribuíram nas categorias Prêmio Especial, Prêmio Destaque Saúde, Prêmio Administração Tributária, Prêmio Tecnologia da Informação e Comunicação, Prêmio Gestor Público, Certificado de Reconhecimento e Menção Honrosa.
    Após o processo de avaliação por um comitê técnico e avaliação de campo e pela comissão julgadora, foram selecionados 36 finalistas provenientes de 30 municípios considerados detentores dos melhores projetos desenvolvidos no Paraná. “Saúde: direito do cidadão, responsabilidade do Estado” foi o tema escolhido como incentivo aos governos municipais para o desenvolvimento de políticas públicas integradoras, mas foram aceitas também promoções em qualquer área das funções de governo previstas na Portaria nº 42/99 do então Ministério de Orçamento e Gestão (MOG), como agricultura, assistência social, administração, cultura, educação, gestão ambiental, segurança pública, entre outras.
    O 2º Prêmio Gestor Público Paraná conta com a participação especial da Assembleia Legislativa, com o patrocínio da Agência de Fomento do Paraná e da Companhia Paranaense de Gás, e apoio da Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná, da Associação Nacional do Ministério Público de Contas, do Conselho Regional de Economia do Paraná, do Conselho Regional de Administração do Paraná, da Companhia de Tecnologia da Informação e Comunicação do Paraná, da Ordem dos Advogados do Brasil, da Secretaria de Estado da Fazenda e do Tribunal de Contas do Estado.

 

Relacionados

1 DE OUTUBRO DE 2024

Outubro rosa: mês de conscientização e prevenção ao câncer de mama

O câncer de mama é o tipo mais comum entre as mulheres no Brasil e no mundo...

30 DE SETEMBRO DE 2024

Retrospectiva: conheça os projetos premiados na categoria Tecnologia e Inovação

A cada edição, a premiação celebra projetos que impulsionam o desenvolvimento...

30 DE SETEMBRO DE 2024

Unioeste oferece pós-graduação gratuita na área de educação fiscal

O curso tem como objetivo capacitar profissionais para compreender a importância do uso...