Os Laboratórios de Aprendizagem Criativa unem tecnologia e sustentabilidade

A lacuna cultural e digital entre os estudantes da rede municipal de ensino de Ponta Grossa, na Região Central do Paraná, motivou a criação do Laboratório de Aprendizagem Criativa (LAC). O projeto visa preparar professores e alunos para desafios sustentáveis globais, usando tecnologia e criatividade. Já são 15 escolas com a infraestrutura necessária para o desenvolvimento das aulas.

LAC funciona por meio de uma metodologia que une robótica com computação. A Secretária Municipal de Educação, Simone do Rocio Pereira Neves, ressalta que o projeto “diminui a desigualdade social e digital, oferecendo acesso equitativo à tecnologia e conhecimento inovador”. Essa iniciativa está alinhada com as metas de Desenvolvimento Sustentável da ONU, atingindo cerca de 4.500 estudantes e 192 professores em 2023.

O programa é executado em etapas cuidadosamente planejadas. As escolas são selecionadas com base na disponibilidade de espaço e recursos. Formações específicas são providenciadas para os professores, focando em robótica educacional e uso efetivo de notebooks.
Darlene de Oliveira Sarnika, professora envolvida no projeto, compartilha sua visão: “Todos os alunos participam ativamente nas aulas do nosso laboratório, o que mostra o impacto positivo e a diferença que estamos fazendo em seu aprendizado.”

Até 2024, pretende-se implementar os LACs em 50 escolas, impactando aproximadamente 15 mil estudantes. O custo total foi de R$ 5 milhões, com recursos provenientes de várias fontes. Este projeto não apenas melhora o acesso à educação tecnológica, mas também promove a equidade, preparando os jovens de Ponta Grossa para um futuro digital e sustentável.

Mais informações sobre esse projeto e sobre outras iniciativas premiadas no PGP-PR, você encontra no nosso Banco de Projetos.

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