Mais de quatro mil pacientes que estavam na fila de espera foram atendidos

Para ofertar consultas virtuais com médicos especialistas para usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), o município de Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba, desenvolveu o projeto Descomplicando Acessos – Consultório Virtual de Especialidades de Pinhais. O projeto impactou diretamente a vida de mais de quatro mil pacientes que estavam na fila de espera por uma consulta com especialistas.

No horário marcado, o paciente comparece ao consultório virtual, onde é acolhido pela equipe de enfermagem, que fornece suporte para os pacientes e para os médicos durante a consulta e também realiza a pós-consulta, com orientações e encaminhamentos necessários. Luciana Serena, responsável pelo projeto, comenta que, no início, alguns pacientes ficavam desconfortáveis por interagir com um aparelho eletrônico: “De início eles ficavam um pouco desconfiados, por estarem interagindo com um aparelho eletrônico. Por isso, sempre achamos importante o intermédio da enfermagem no consultório, para poder explicar para eles que o profissional está atendendo pelo computador, mas qualquer dúvida eles vão ajudar a entender. E para o médico também, é uma interação muito boa”.

Adrielli dos Santos da Conceição afirma ter gostado muito do programa e que, mesmo virtualmente, a consulta médica atendeu às suas expectativas. “Achei muito bom, gostei da modalidade. Tem gente que reclama e acha ruim ser virtual e não ter o contato direto com o médico, mas não foi um problema pra mim. Achei que mesmo sem o contato direito com o médico, conseguiu atender as necessidades da consulta. A médica solicitou os exames que eu precisava”.

Para a implantação do projeto foi realizado um investimento de R$ 40.000,00 da Secretaria Municipal de Saúde, que criou um consultório com toda a infraestrutura de informática e equipamentos tecnológicos necessários para a realização dos atendimentos. Agora, cada paciente tem a oportunidade de receber o diagnóstico, iniciar o tratamento ou ter o acompanhamento médico de forma ágil, sem a necessidade de se deslocar para outras cidades. 

Os bons resultados fizeram com que o projeto conquistasse o Troféu de 2º Lugar de Tecnologia e Inovação. A prefeita de Pinhais, Rosa Maria de Jesus Colombo, considera que o prêmio estimula as boas práticas na gestão pública. “Considero um momento bastante importante, pois ele premia as boas práticas em gestão pública. Eu estou muito feliz, pois nosso município tem se destacado ao longo dos anos nesse prêmio. Então, eu parabenizo os organizadores do prêmio, pois ele realmente fomenta e estimula as boas práticas. “

Relacionados