Na 13ª edição, o projeto Sementinha da Inclusão recebeu os troféus Melhor do Ano e 1ª Lugar em Educação
O Prêmio Gestor Público Paraná (PGP-PR) ergueu outdoor em homenagem ao município de Mercedes, pela conquista dos troféus Melhor do Ano e 1ª Lugar em Educação pelo projeto Sementinha da Inclusão. Todos os anos, o prêmio realiza esta ação para celebrar a iniciativa vencedora da categoria mais importante da premiação: o Troféu Melhor do Ano.
Graças ao Sementinha da Inclusão, Mercedes promove a conscientização e naturalização das diferenças físicas, sociais, neurológicas, culturais, biológicas e étnicas, beneficiando diretamente 750 crianças, 400 pais e/ou responsáveis e 140 colaboradores. Para enfatizar a inclusão e o respeito, o programa conta com apresentações teatrais, gincanas, palestras e jogos.
A iniciativa existe desde 2023, quando o nome foi escolhido com muito carinho, é o que conta a Secretária Municipal de Educação, Juciane Brum: “O tema sementinha tem um significado: é plantar, cuidar, colher. As crianças são puras, a grande maioria não tem preconceito. Muitas vezes nós, adultos, temos muito mais do que elas. Porque, na nossa infância, esses temas não eram abordados com tanta frequência e naturalidade. Então falar para as crianças é começar a plantar desde cedo essa educação inclusiva”.
Neste ano, o tema da 14ª é Transporte e Mobilidade Urbana – Mobilidade Inteligente, Bem-Estar em Movimento. Em 2026, o prêmio convida gestores públicos a refletir, inovar e transformar a maneira como as cidades se deslocam, enxergando a mobilidade não apenas como trânsito, mas como elemento essencial para a qualidade de vida, o desenvolvimento sustentável e a inclusão social.
Assim como Mercedes, a iniciativa vencedora da categoria Troféu Melhor do Ano 2026 ganhará um outdoor em homenagem e celebração à ação. Afinal, projetos que apresentam impactos reais na vida das pessoas e na eficiência dos serviços públicos merecem ser reconhecidos.
