CONFIRA O PROGRAMA BOM GESTOR PÚBLICO SOBRE ESSE PROJETO:

 

GeMap mapeou as ruas da cidade, auxilia na gestão do asfalto e na decisão racional dos órgãos responsáveis sobre quais vias devem ser priorizadas na recuperação

O trânsito é uma preocupação de todas as cidades. De acordo com dados divulgados pelo Ministério da Saúde, acidentes em 2019 fizeram com que 30.371 pessoas perdessem a vida. Apesar de o número ser menor que o registrado em 2018, o número de mortes ainda é alto, sobretudo porque a maioria dos acidentes poderiam ser evitados. Um dos fatores que contribuem para isso são as péssimas condições das vias. Para resolver esse problema, a Prefeitura de Paranavaí, no Noroeste do Paraná, desenvolveu o GeMap, que auxilia na gestão da malha asfáltica da cidade.

Prefeito de Paranavaí, Carlos Henrique Rossato Gomes, recebe o Certificado de Reconhecimento pelo GeMap

Alvo de grande reclamação por parte dos moradores, diversas ruas do município estavam em péssimas condições. Além disso, a falta de um sistema informatizado também fazia com que o trabalho fosse inteiramente manual e dificultasse a identificação das áreas com problemas, quem foram os responsáveis pela obra e, por consequência, a burocratização dos processos. Mas com o GeMap foi desenvolvido um sistema de gerenciamento da malha asfáltica, reunindo informações em um sistema web. Nele é possível reunir todas as informações relacionadas a pavimentação, como contratos, tipos de malha asfáltica e durabilidade, além de manter um histórico do trecho.

Foi desenvolvido um módulo de Business Intelligence (BI) para o já existente sistema GeMap, com o objetivo de processar os dados que o sistema dispõe, disponibilizando informações estatísticas e preditivas ao usuário. O módulo auxilia na gestão de asfalto e na decisão racional dos órgãos responsáveis sobre quais vias devem ser priorizadas na recuperação.

Para que o projeto fosse implementado, a prefeitura realizou uma parceria com a Universidade Paranaense (Unipar) para desenvolvimento do sistema. Todas as ruas de Paranavaí foram mapeadas, sendo classificadas de acordo com as condições da pavimentação. A prefeitura também está inserindo no sistema os responsáveis pelas obras e contratos, o que ajuda na fiscalização.

Entre os benefícios do projeto estão maior transparência na tomada de decisão sobre as obras de asfalto, garantindo que as áreas de maior interesse, como próximas de escolas e com tráfego do transporte coletivo, tenham prioridade. O GeMap também ajuda na redução de custos, já que agiliza o trabalho dos servidores e torna as decisões mais assertivas. Os bons resultados garantiram ao projeto o Certificado de Reconhecimento do Prêmio Gestor Público Paraná (PGP-PR) em 2018, uma das premiações mais importantes desse segmento no país.

Mais informações sobre esse projeto e sobre outras iniciativas premiadas no PGP-PR, você encontra no nosso Banco de Projetos.

Relacionados

5 DE DEZEMBRO DE 2025

Prudentópolis diversifica turismo da cidade com rota religiosa

O Caminho de São Miguel Arcanjo é uma rota religiosa de 120 quilômetros, que conta com...

28 DE NOVEMBRO DE 2025

Pérola proporciona atendimento técnico e reprodutivo aos pequenos produtores rurais

130 produtores rurais da agricultura familiar são beneficiados...

21 DE NOVEMBRO DE 2025

Pinhais oferta consultas virtuais com médicos especialistas

O projeto impactou a vida de mais de quatro mil pacientes que estavam na fila de espera...

15 DE NOVEMBRO DE 2025

Cascavel proporciona suporte clínico e pedagógico aos alunos diagnosticados com o Transtorno do Espectro Autista

82 estudantes da Rede Municipal de Ensino foram beneficiado...

7 DE NOVEMBRO DE 2025

Mercedes promove a conscientização de toda comunidade escolar

750 crianças de 0 a 11 anos, 400 pais e 140 funcionários são beneficiados...