Banco de Projetos

Educação Nutricional agora, resultados FUTUROS!

Ano / Edição: 2018
Município: Planalto
Função de Governo: Educação

Administração Indireta:

Divisão de Alimentação Escolar

Diagnóstico

Com base dos dados do Sistema Estadual de Registro Escolar –SERE, aplicado na Escola Municipal Professora Solange da Silva Bueno de Planalto-PR, que tem um total de 135 alunos, percebeu-se que 13% dos alunos encontra-se em sobrepeso, 10% em obesidade e 3% com obesidade grave. Esses índices indicam que os educandos estão com hábitos alimentares contraditórios para sua faixa etária.
É na infância o período de formação de hábitos alimentares, nesta fase que devemos incentivar o consumo de verduras, legumes, frutas e evitar o consumo de alimentos ricos em gordura, açúcar e sódio. Com o crescimento da criança outros fatores passam a influenciar na alimentação tais como: os meios de comunicação, familia, a pressão dos colegas, as tendências sociais e o ambiente escolar.

Descrição

O projeto Educação Nutricional agora, resultados FUTUROS!, esta sendo desenvolvido na Escola Municipal Professora Solange Bueno da Silva (educação infantil e ensino fundamental), que atende em período integral. A nutricionista e a chefe de divisão escolar estão desenvolvendo as ações em cada encontro.
Os encontros aconteceram quinzenalmente, sendo no total quatro encontros. A didática proposta no primeiro encontro é o tema “Comida de verdade na escola”, que da ênfase a agricultura familiar (mostrando o cultivo até a entrega na escola), no segundo encontro “Promovendo a alimentação adequada e saudável no currículo escolar”, que retrata a questão de desperdício de alimentos tanto na escola como em casa. O terceiro fala-se da “Propaganda e publicidade dos alimentos para as crianças” (o que a mídia/propaganda apresenta e o que realmente contém nos rótulos dos alimentos) e para finalizar é abordado o “Envolvimento da família na alimentação escolar”, trazendo a família para conhecer a alimentação no ambiente escolar.
A Secretaria municipal de Educação forneceu os materiais necessários ao desenvolvimento do projeto.

Objetivos

Gerais:

Estimular a qualidade e variedade das escolhas na alimentação do educando no ambiente escolar e em casa.

Específicos:

• Promover no ambiente escolar uma discussão fundamentada e contextualizada que estimule o pensamento crítico, instigando a adotar práticas alimentares e estilo de vida saudável;
• Diminuir o consumo de alimentos processados e ultraprocessados nessa faixa etária;
• Prevenir patologias como o sobrepeso, obesidade (doenças crônicas não transmissíveis) e déficit nutricionais.

Metas a atingir:

Sensibilizar sobre a construção de hábitos alimentares adequados e saudáveis, uma vez que é o comportamento na fase adulta resultado do aprendizado obtido na infância.
Dar continuidade deste projeto nas demais unidades da rede municipal de ensino.

Cronograma

Físico:

A previsão de desenvolvimento do projeto é ate dezembro de 2018. As atividades iniciaram em junho e serão estendida, até dezembro, ou se houver necessidade o prazo pode ser ampliado para o ano letivo de 2019.

Financeiro:

• Gastos com o banner da pirâmide alimentar e impressões coloridas;
• Profissionais da própria Secretaria de Educação.

Orçamento:

O desembolso mensal é o salario da equipe de profissionais que fazem parte do quadro de funcionários da Secretaria Municipal de Educação.
• Gasto com materiais de consumo;
• Gasto com profissionais (uma nutricionista, chefe de divisão escolar, motorista);
• Gasto com o transporte dos profissionais e dos materiais (motorista e carro da secretaria).

Beneficiários Diretos:

O projeto visa beneficiar os educando do ensino infantil e fundamental, da rede municipal de ensino do município de Planalto-PR.

Beneficiários Indiretos:

A comunidade escolar do município de Planalto-PR e sociedade em geral (serão beneficiados com o projeto a longo prazo).

Resultados:

Durante a execução do projeto Educação Nutricional agora, resultados FUTUROS!, percebeu-se uma melhora significativa na diminuindo o desperdício de alimentos nas refeições realizadas na escola, nas escolhas alimentares e valorização dos alimentos servidos na unidade de ensino ( agricultura familiar).

Anexos

Banco de Projetos