Banco de Projetos

Controle de erosão em estradas municipais

Ano / Edição: 2018
Município: Nova Santa Rosa
Função de Governo: Agricultura

Administração Indireta:

Prefeitura Municipal

Diagnóstico

O município de Nova Santa Rosa, localizado na região Oeste do Paraná, possui uma população estimada em 8.186 habitantes, com área total de 20.433 hectares, sendo 14.511 hectares na área da agricultura. O município possui, além da sede, outras três localidades urbanas, os três distritos são, ao Sul Vila Cristal, à noroeste Planalto do Oeste e ao norte Alto Santa Fé, todavia, esses lugares não possuem subprefeituras ou subsecretarias. Apresentando a densidade demográfica de 37,26 hab/quilômetro².
Segundo levantamento realizado por meio da Secretaria de Agricultura, Infraestrutura e Meio Ambiente da Prefeitura de Nova Santa Rosa, constatou-se que havia necessidade de realizar a readequação de estradas, passadouros, desaguadores, “bigodes” e controle de erosão, evitando o assoreamento nas estradas vicinais do município. No total serão recuperadas 151,3 quilômetros de vias municipais.

Descrição

Tendo em vista que a economia do município de Nova Santa Rosa, gira em torno da agricultura, nas áreas de frango, suíno, piscicultura, produção de grãos e leite. O projeto tem a finalidade melhorar o acesso as estradas rurais do município se propondo a elevação de leitos das estradas, alongamentos de vias, aplicação de cascalhos, “bigodes”, passadouros e desaguadores, facilitando assim o escoamento das produções.
Ao longo do tempo a falta de conservação das estradas ocasionou diversos problemas, principalmente em épocas de colheita, produção de grãos e em épocas de chuvas mais intensas. Nesses períodos a situação se agravava, deixando as vias intransitáveis por vários dias, impedindo o acesso da população rural.
Vendo esse problema a Administração Municipal, por meio da Secretaria de Agricultura, Infraestrutura e Meio Ambiente, criou o projeto “Controle de Erosão em Estradas Municipais”, investindo em readequação de estradas, passadouros, desaguadores, evitando as “voçorocas” e diminuindo consequentemente o assoreamento das estradas.

Objetivos

Gerais:

O objetivo do projeto é melhorar a trafegabilidade das estradas rurais e o escoamento da produção agropecuária. Oportunizando uma melhor qualidade de vida para os munícipes do interior do município possibilitando o acesso das vias tanto em dias secos como chuvosos.

Específicos:

O objetivo específico do projeto é a conservação de estradas, tendo em vista a execução de passadores, desaguadores, aplicação de cascalho, e manutenção das vias, oferecendo uma melhor qualidade aos moradores do interior do município conquistando assim o êxodo rural.

Metas a atingir:

A estimativa é de atender 800 propriedades, totalizando 151,3 quilômetros, sendo que 101,3 quilômetros já foram realizados e os 50 quilômetros faltantes serão readequados até o final de 2018.

Cronograma

Físico:

As readequações já realizadas consistem: Linha Guaçu, Linha Jundiaí, Distrito de Vila Cristal, Alto Santa Fé, Estrada Marco Grande, Linha Sanga Vera, Sanga Gavião e Linha Braço do Norte.
Para o ano de 2018, permanecem previstos: Linha Brasil, Interior do Distrito de Alto Santa Fé, Esquina Santa Fé, Linha Pietrowski, Linha Xerê e Linha Jaguarundi.

Financeiro:

Para a realização do projeto de conservação e readequação das estradas rurais estão sendo utilizados recursos próprios do município, como, escavadeira hidráulica, pá carregadeira, caminhões, trator esteira, moto niveladora, retroescavadeira, rolo compactador e cascalho, oriundos de licitação licenciada pelo IAP, óleo diesel e mão de obra dos operadores de máquinas.

Orçamento:

Foram destinados cerca de R$ 255 mil para a execução total do projeto.

Beneficiários Diretos:

Foram beneficiados cerca de 800 produtores rurais.

Beneficiários Indiretos:

Toda a população é beneficiada, uma vez que a grande maioria utiliza as vias para passeio e para atividades agrícolas como: escoamento de safras, suinocultura, avicultura, piscicultura, produção de grãos, entre outros.

Resultados:

O resultado está sendo alcançado, 80% do projeto já foi concluído. As práticas conservacionistas e a recuperação de solos degradados evitam a degradação das áreas de produção e altas perdas na produtividade, onde se enquadra o modelo de desenvolvimento sustentável e ambientalmente correto, assim beneficiando os produtores e a sociedade de um modo geral.

Anexos

Banco de Projetos