Escola da Paz: um novo olhar por um mundo melhor
Ano / Edição: 2013
Município: Medianeira
Função de Governo: Assistência Social
Diagnóstico
O município de Medianeira está situado na microrregião do Oeste Paranaense, possui uma população de 41.830 habitantes, distribuídos em 314,632 km², sendo 37.403 residentes na área urbana, segundo o censo IBGE 2010. Medianeira tem como limites os municípios de: Missal e Ramilândia ao norte, ao leste Matelândia, ao oeste São Miguel do Iguaçu e ao sul Serranópolis do Iguaçu. O setor agroindustrial é à base da economia do município. Na área da saúde o Município possui hoje 05 ESF (Estratégia Saúde da Família), 02 PACS (Programa de Agente Comunitário de Saúde, mas já com projeto para formação de ESF), 02 Unidades Básicas de Saúde, 01 Centro de Atendimento Materno Infantil, 01 CAPS I (Centro de Apoio Psicossocial), 01 CEO (Centro de Especialidades Odontológicas) além do Laboratório Municipal. O Município de Medianeira faz parte do CISI (Consórcio Intermunicipal de Saúde Iguaçu), para atendimento as especialidades médicas. Para atender a demanda da população na área da educação, Medianeira conta hoje com 13 escolas municipais, nas quais cerca de 3.458 alunos estão matriculados. Ressaltando que destes, parte são oriundos do interior do município. A partir da observação de que a população urbana de Medianeira está aumentando consideravelmente a cada ano em função da crescente migração em busca de empregos no setor industrial, pode-se perceber que a taxa de violência no município concomitantemente também vêm aumentando. Acredita-se que outro aspecto que contribui para o crescimento dos casos de violência no município, é a proximidade com Foz do Iguaçu, cidade de fronteira e considerada uma das mais violentas do país. Frente a esta realidade, observa-se a necessidade de se desenvolver projetos na área de vigilância em saúde, com o objetivo de promover ações que resultem em uma cultura de paz e não violência.
Descrição
O projeto foi criado e desenvolvido por uma psicóloga e uma enfermeira da Secretaria Municipal de Saúde do município e teve como base principal os seis eixos apresentados no Manifesto 2000 por uma cultura da Paz e Não violência da UNESCO: respeitar a vida, rejeitar a violência, ser generoso, ouvir para compreender, preservar o planeta e redescobrir a solidariedade. Promovendo assim, a conscientização e o compromisso individual com a paz em sua escola, família e comunidade onde vive. Partindo dessa premissa o projeto teve início em março de 2012, e foi desenvolvido nas seguintes escolas municipais: Carlos Lacerda, João Paulo II e José Lorenzoni, apontadas pela Secretaria Municipal de Educação do município. Estas escolas estão localizadas na periferia da cidade e apresentaram como índice no IDEB de 5,1; 5,6 e 6,7 respectivamente, enquanto a média municipal foi de 6,3. Apesar do índice do IDEB não estar distante da média municipal e nacional, a secretaria aponta que nestas escolas existem vários problemas de relacionamento entre alunos e professores, havendo um maior índice de violência tanto na escola como na comunidade que a cerca. O projeto foi desenvolvido por uma psicóloga e uma enfermeira da secretaria municipal de saúde do município, e teve duas etapas: a inicial contou com palestras educativas que objetivaram resgatar os valores básicos descritos no Manifesto da Paz da Unesco e a segunda foi composta por oficinas de circo e capoeira oferecidas a 15 alunos de cada turma participante, que foram selecionados levando em consideração dois aspectos, um positivo: alunos com alta frequência escolar, notas boas, participativos na aula e comprometidos, com intuito de motivá-los e reforça-los ainda mais a continuarem sendo bons alunos. E a outra metade das vagas foi destinada aos alunos com notas baixas, baixa frequência escolar, indisciplinados e com dificuldades no relacionamento com os colegas e professora. Essa escolha teve como objetivo buscar inseri-los em um grupo, ou seja, fazer com que criem vínculos saudáveis, motivá-los a superar suas dificuldades e despertar a vontade de fazer diferente, de ser diferente. A Primeira Etapa do Projeto: A primeira etapa foi desenvolvida através de encontros mensais, onde foi trabalhado através de palestras, dinâmicas e atividades lúdicas cada tema do manifesto, citados anteriormente. Após cada encontro, as crianças recebiam atividades que deveriam fazer com os pais ou cuidadores, e outras, que deveriam realizar com os colegas e a professora. No encontro seguinte, as tarefas eram apresentadas e logo depois, realizada uma discussão sobre como foi a realização, por exemplo, se os pais ajudaram/contribuíram; como foi escutar a opinião dos colegas, da professora; como foi desenvolver o trabalho em conjunto; um dos objetivos principais era observar as vivências em si - o contato com o outro, com o diferente. A cada encontro pode-se perceber a evolução das crianças em relação à conscientização sobre a violência, e também sobre outros valores, como respeito, empatia, solidariedade, compreensão, entre outros. As professoras sempre eram ouvidas sobre o comportamento e aprendizagem das crianças em relação aos temas trabalhados, e o feedback sempre foi positivo. Essa etapa durou até novembro de 2012, quando foi entregue um mini livro (elaborado pelas coordenadoras do projeto anteriormente) com textos e exercícios sobre os valores trabalhados do "manifesto da paz". Em dezembro, para finalizar a parte teórica foi realizado um "concurso cultural" nas três escolas, com o objetivo de verificar o que os alunos participantes do projeto haviam compreendido sobre os temas "rejeitar a violência" e "cultura da paz". O concurso deu-se da seguinte maneira, foi explicado aos alunos que se tratava de um concurso cultural e que o seu objetivo era demonstrar tudo o que haviam aprendido durante os encontros e que todos que os alunos participantes do projeto poderiam concorrer. Foi entregue uma folha sulfite para cada aluno, sendo que cada folha continha uma espaço para escrever uma frase de duas linhas e logo abaixo um espaço em branco para ilustrar em forma de desenho o que aprenderam durante o ano, sobre os conteúdos trabalhados: respeitar a vida; rejeitar a violência; ser generoso; ouvir para compreender; preservar o planeta; redescobrir a solidariedade. Os trabalhos foram avaliados, selecionados e escolhidos pelas autoras do projeto, e o prêmio foi uma bicicleta 18 marchas para cada escola, e os ganhadores do concurso tiveram uma página de destaque no jornal semanal do município e no site da prefeitura municipal. A Segunda Etapa do Projeto A segunda etapa do projeto são as oficinas de circo e capoeira, que iniciaram este ano (2013) e funcionam no contra turno escolar, na própria escola participante do projeto. Os alunos selecionados para as oficinas não tiveram custo nenhum para participar das aulas, e ganharam uniformes: da oficina de capoeira - calça e camiseta e da oficina de circo, somente a camiseta. Para concretizar a matrícula na oficina, os pais receberam uma ficha de inscrição e também um termo de autorização para assinarem, consentido assim, que seu filho participasse. As oficinas ocorrem uma vez por semana, com duração de 01 hora, com término programado para novembro de 2013. Os alunos das oficinas estão participando eventualmente de apresentações em eventos do município, e no final do ano pretende-se fazer uma apresentação cultural na praça central do município, com os alunos participantes das oficinas, para que familiares, escola, comunidade e público em geral, como forma de valorizar e incentivar o talento das crianças assistidas pelo projeto, e ao mesmo tempo, estimular outras crianças a praticarem atividades culturais.
Objetivos
Gerais:
O projeto teve como objetivo geral promover a cultura de paz nas escolas que estão em bairros em situação de risco e vulnerabilidade, oportunizando às crianças do quarto ano a conhecerem alternativas para praticar a não violência repelindo-a em todas as suas formas. Estimulando a capacidade de se indignar, questionar e atuar frente à violência e a violação dos seus direitos e os direitos do outro, valorizando assim, a prática do respeito ao diferente e do relacionamento saudável.
Específicos:
a) Familiarizar os alunos com a cultura de paz, utilizando os preceitos do Manifesto 2000 pela Paz e Não-Violência (respeitar a vida, rejeitar a violência, ser generoso, ouvir para compreender, preservar o planeta e redescobrir a solidariedade); b) Investigar e analisar as formas de violência que porventura possam ocorrer no âmbito da escola, família e comunidade. E, juntamente com os alunos, criar estratégias de enfrentamento, promovendo assim, uma "rede" entre as crianças, seus pais, colegas, vizinhos, professores, etc.; c) Incentivar e promover processos inclusivos na escola, evitando assim as diferentes formas de preconceito, como o bullying, demonstrando como enfrentar situações adversas de uma forma pacífica e saudável; d) Estimular o protagonismo infantil nas escolas municipais, transformando as crianças em semeadores de paz em sua escola, sua família e sua comunidade; e) Incentivar a prática esportiva e a atividade física através dos cursos no contra turno, diminuído o tempo ocioso destas crianças e paralelamente, promovendo a saúde física e mental; f) Desenvolver competências pessoais, sociais, cognitivas e afetivas, oportunizando vivências que promovem a sociabilização, a solidariedade e a promoção na qualidade de vida, através dos cursos de contra turno. g) Interagir junto aos professores da rede pública, para promover a troca de experiências e a continuidade das ações durante o ano letivo.
Metas a atingir:
Espera-se em curto prazo, promover uma cultura de paz, melhorando o relacionamento entre alunos, bem como o convívio escolar, familiar e comunitário. Diminuindo assim os atendimentos na área da saúde, educação e na área social, em relação à violência e suas consequências físicas e psicológicas. A longo prazo, espera-se que as crianças apresentem maior segurança e confiança para interagir socialmente, expressar seus sentimentos e opiniões e desenvolver a ética e a moral. Que eles possam crescer com a consciência da igualdade de gêneros, respeitando assim as diferenças existentes na sociedade em quem vivem. Fazer com que percebam que são eles próprios os autores de sua história presente e futura.
Cronograma
Físico:
Data Local Atividade Prevista Março 2012 - Primeira roda de conversa 2hs por encontro - Manhã e tarde Escola José Lorenzoni Escola Carlos Lacerda Escola João Paulo II Abril 2012 - Segunda roda de conversa 2hs por encontro - Manhã e tarde Escola José Lorenzoni Escola Carlos Lacerda Escola João Paulo II Maio 2012 - Terceira roda de conversa 2hs por encontro - Manhã e tarde Escola José Lorenzoni Escola Carlos Lacerda Escola João Paulo II *Lançamento oficial do Projeto a nível Municipal no auditório da UDC - Faculdade União Dinâmica das Cataratas, durante a comemoração alusiva a 18 de maio - Dia Nacional de Combate à Exploração Sexual Contra Crianças e Adolescentes. Junho 2012 - Quarta roda de conversa 2hs por encontro - Manhã e tarde Escola José Lorenzoni Escola Carlos Lacerda Escola João Paulo II Férias escolares Agosto 2012 - Quinta roda de conversa 2hs por encontro - Manhã e tarde Escola José Lorenzoni Escola Carlos Lacerda Escola João Paulo II Setembro 2012 - Sexta roda de conversa 2hs por encontro - Manhã e tarde Escola José Lorenzoni Escola Carlos Lacerda Escola João Paulo II Outubro 2012 - Sétima roda de conversa 2hs por encontro - Manhã e tarde Escola José Lorenzoni Escola Carlos Lacerda Escola João Paulo II Novembro 2012 - Oitava roda de conversa 2hs por encontro - Manhã e tarde Divulgação do concurso cultural: informação sobre a participação; tema do concurso; prazo da escolha e premiação. *Divulgação das oficinas e das normas de seleção. Escola José Lorenzoni Escola Carlos Lacerda Escola João Paulo II Dezembro 2012 - *Divulgação e Premiação dos vencedores do concurso cultural; *Inscrição e termo de autorização para participação das oficinas. Escola José Lorenzoni Escola Carlos Lacerda Escola João Paulo II Março 2013 até Novembro 2013 - Início das oficinas de circo e capoeira, no contra turno escolar. Uma vez por semana, com duração de 1h Escola José Lorenzoni Escola Carlos Lacerda Escola João Paulo II Oficinas contra turno escolar: As oficinas de capoeira e circense estão sendo oferecidas no contra turno escolar para que todos os alunos interessados possam participar. As oficinas foram divididas em três dias da semana: segunda-feira, quarta-feira e sexta-feira, e contemplarão as três escolas. Data Local Atividade Prevista Segunda-feira - Escola João Paulo II Capoeira Sexta-feira- Escola João Paulo II Atividade circense Segunda-feira - Escola José Lorenzoni Atividade circense Quarta-feira - Escola José Lorenzoni Capoeira Quarta-feira - Escola Carlos Lacerda Atividade circense Sexta-feira - Escola Carlos Lacerda Capoeira
Financeiro:
Os recursos financeiros para a realização do projeto são oriundos do FES - Fundo Estadual de Saúde, que serão transferidos direta e automaticamente ao FMS - Fundo Municipal de Saúde, cuja contemplação consta no Anexo I e mediante Termo de Adesão Municipal a ser efetuado, constante no Anexo II da Resolução SESA nº 230/2013 de 21 de março de 2013.
Orçamento:
O projeto terá um custo total de R$ 30.000,00 (trinta mil reais), sendo as despesas de custeio no valor de R$ 27.000,00 (vinte e sete mil reais) e as despesas de capital no valor de R$ 3.000,00 (três mil reais) distribuídos nas seguintes dotações orçamentárias: 08.00 - Fundo Municipal de Saúde 08.05 - Divisão de Vigilância em Saúde 10.305.0009.1.114 - Vigilância e Prevenção de Violências e Acidentes 3.3.90.30.00.00 - Material de Consumo - 497 R$ 8.780,00 3.3.90.31.00.00 -Prem.Cult.Artíst.Cient.Desport. e Outras - 497 R$ 1.800,00 3.3.90.39.00.00 - Outros Serviços de Terceiros PJ - 497 R$ 16.420,00 4.4.90.52.00.00 - Equipamentos e Material Permanente - 497 R$ 3.000,00
Beneficiários Diretos:
Três escolas municipais foram atendidas, totalizando aproximadamente 210 alunos, além de professores, coordenadores e pais envolvidos. Sendo as seguintes escolas: Escola Municipal Carlos Lacerda; Escola Municipal José Lorenzoni; e Escola Municipal João Paulo II
Beneficiários Indiretos:
Este trabalho proporcionou às crianças participantes, um novo olhar sobre sua comunidade e seu cotidiano, uma vez que oportunizou conhecimentos sobre alternativas para praticar a não violência repelindo-a em todas as suas formas. Além disso, estimulou a capacidade das crianças de indignar-se, questionar-se e atuar frente à violência e a violação dos seus direitos e os direitos do outro, valorizando assim, a prática do respeito ao diferente e do relacionamento saudável. Além disso, por uma lado pode-se observar a diminuição das crianças nos atendimentos da saúde, como encaminhamentos para a psicologia e enfermagem por motivos decorrentes da violência e suas consequências no ambiente escolar, observando-se assim, que a prevenção é o melhor caminho para a promoção da saúde, qualidade de vida e de hábitos e relacionamentos saudáveis.
Resultados:
No ano de 2012 a 2013 o projeto favoreceu diretamente aproximadamente 210 crianças com as palestras, rodas de conversa e demais ações trabalhadas a partir dos 6 eixos do Manifesto da Paz(UNESCO). Na segunda etapa atingiu aproximadamente 100 crianças com as oficinas culturais oferecidas. O projeto proporcionou as crianças participantes uma nova forma de olhar e compreender a violência e as formas como essa e apresenta, além de criar estratégias de prevenção e enfrentamento. Para as escolas participantes, principalmente aos professores e pedagogos, também proporcionou um novo olhar sobre o aluno, uma nova maneira de pensar sobre esses sujeitos com suas dificuldades, particularidades, mas acima de tudo potencialidades a serem estimuladas sempre. E também aos pais, pois nas atividades em que auxiliavam os filhos, puderam ter talvez, um contato maior, abrindo assim um novo espaço na família, para interação, integração, diálogo e descontração, proporcionando assim, que participem efetivamente na formação de seus filhos enquanto sujeitos e cidadãos conscientes dos valores universais da paz.