Banco de Projetos

PROJETO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO ÂMBITO DA EDUCAÇÃO BÁSICA: Formação do educando a fim de conhecer os valores do meio ambiente e saúde no seu cotidiano.

Ano / Edição: 2018
Município: Cruzeiro do Oeste
Função de Governo: Gestão Ambiental

Diagnóstico

A Educação Ambiental foi instituto pela Politica Nacional de Educação Ambiental (Lei Federal N°9.795/1999) que preconiza esta como componente essencial e permanente da educação nacional, devendo estar presente, de forma articulada, em todos os níveis e modalidades do processo educativo, em caráter formal e não-formal, apesar de inserida em caráter interdisciplinar no Planejamento Pedagógico Municipal tem-se por necessidade, visto a problemática ambiental, intensificar dentro da educação formal a conscientização e sensibilização do educando a fim de fomentar o senso crítico e consciência sobre a importância do meio ambiente e do seu papel como cidadão ante estas condições.

Descrição

Incialmente o serão efetuadas a Capacitação dos Professores da Rede Municipal de Ensino Fundamental através de Palestras com o Conteúdo dos .
- Resíduos Sólidos: Gerenciamento dos Resíduos Sólidos, Problemática dos Resíduos Sólidos, Conceito Lixo e Resíduos Sólidos, Reciclagem;
- Prevenção e Controle de Doenças e Epidemias: Proliferação de Vetores Ligados ao Gerenciamento dos Resíduos Sólidos; Controles de Epidemias de Dengue, Zika e Chikungunya, Controle de Doenças Ligadas a Vetores como Ratos, Baratas, Moscas e Mosquitos, Caramujos e etc., Criação de Animais no Perímetro Urbano;
- Recursos Naturais: Sustentabilidade, Consumo Consciente, Teoria de Gaia, Uso Compatível dos Recursos Naturais, Aquecimento Global.
Em um segundo momento os Professores trabalharam os conhecimentos repassando para os alunos através de atividades pedagógicas onde serão abordados por sub temas direcionados aos suas respectivas séries, sendo escolhidos um ou mais pelos próprios professores, segundo o Quadro 01, em Anexo.
Na fase final uma mostra das atividades serão efetuadas nas escolas ficando exposta para a comunidade através de painéis, internet e outros métodos que se encontram disponíveis para comunicação, e posteriormente uma mostra com as melhores atividades serão expostas a comunidade em geral na Semana do Meio Ambiente, juntamente com apresentações artísticas de no máximo três escolas e premiação dos melhores trabalhos de redação, o Regulamento para seleção destas está no Anexo A.

Objetivos

Gerais:

Formação dos Professores como de Replicadores de Consciência Ambiental, através de Eixos Temáticos Específicos, propiciando bases para formação do educando a fim de conhecer os valores do meio ambiente e saúde no seu cotidiano.

Específicos:

- Formação de Consciência Ambiental;
- Consciência da Relação Homem-Natureza, Sustentabilidade;
- Consciência Consumo Consciente;
- Consciência da Relação Resíduos Sólidos e Saúde.

Metas a atingir:

Sensibilização e Conscientização sob os cuidados com Resíduos Sólidos e seu impacto à Saúde Pública e Meio Ambiente
Sensibilização e Conscientização quanto ao Uso dos Recursos Naturais

Cronograma

Físico:

Mês Capacitação dos Professores Desenvolvimento das Atividades Pedagógicas Mostras nas Escolas Mostra Final e Premiação
Fevereiro X X
Março X X
Abril X X
Maio X X
Junho X

Financeiro:

R$ 1500,00

Orçamento:

Aquisição da Premiação: R$ 1500,00

Beneficiários Diretos:

Educação Infantil e 1° ao 5° ano Ensino Fundamental da Rede Municipal

Beneficiários Indiretos:

Sem beneficiários indiretos

Resultados:

- Todos os os Alunos da Rede Municipal de Educação de 1° a 5° Ano receberam conteúdos a atividades didáticas direcionadas ao seus respectivo nível de escolaridade

Anexos

Banco de Projetos