Banco de Projetos

Escola 100% Reciclável

Ano / Edição: 2018
Município: Pinhais
Função de Governo: Educação

Administração Indireta:

Secretaria Municipal de Meio Ambiente

Diagnóstico

Gerenciamento inadequado dos resíduos nas Unidades de Ensino;

Descrição

Com o propósito de incentivar e desenvolver hábitos pela preservação ambiental para nossas vidas e de todos os seres vivos, criou-se o projeto “Escola 100% Reciclável” que adota posturas pedagógicas comprometidas e/ou responsáveis. E que tais posturas possam propagar a construção de ações nos educandos, educadores demais funcionários e comunidade sobre a necessidade de gerenciar resíduos, utilizando práticas de reciclagem, incentivando o reaproveitamento de resíduos para compostagem quando viável, cultivo de hortas, redução do desperdício de alimentos, limpeza e conservação das unidades de ensino, para assim todos os envolvidos tornarem-se multiplicadores de bons hábitos em toda a sociedade, aplicando a prática em suas residências, destarte ultrapassando os muros da escola, fazendo uso da metodologia dos 5R’s da Educação Ambiental: Recusar, Repensar, Reduzir, Reutilizar e Reciclar. A escola tem um papel fundamental na formação do indivíduo, não só no que diz respeito ao conhecimento curricular, mas também em sua formação enquanto cidadão participativo de uma sociedade dinâmica, salientando que nossas ações são responsáveis pela e para a condição de mundo que queremos hoje e no futuro.
As unidades inscritas no Projeto Escola 100% Reciclável recebem lixeiras diferenciadas para a coleta seletiva do lixo orgânico e reciclável, a fim de o descarte seja realizado de maneira adequada, incentivando o uso de resíduos orgânicos em composteiras para produção de adubo, o qual será utilizado nas hortas, demonstrando de forma prática como transformar a matéria em algo produtivo que irá gerar mais verde e mais vida ao ecossistema, reduzindo o impacto que o lixo ocasiona sobre o planeta, bem como a redução da extração de recursos naturais. Há a implantação de hortas para despertar o interesse dos educandos para uma alimentação saudável. É extremamente importante que todos os envolvidos conheçam e utilizem a metodologia de educação ambiental dos 5R’s: • RECUSAR: recuse consumir produtos que prejudicam o meio ambiente e a sua saúde; • REPENSAR: repense seus valores e práticas, procure adequar seus hábitos diários; • REDUZIR: reduza o consumo desnecessário; • REUTILIZAR: reutilize tudo que puder, use a criatividade; • RECICLAR: devolva os materiais ao seu ciclo de produção;
Contudo, são realizadas palestras e oficinas para sistematizar com ludicidade de acordo com a faixa etária a ser trabalhada, motivando-os a mostrar sua criatividade na elaboração de materiais, na criação de novas posturas, como também apresentações culturais, em tais momentos são possíveis disseminações prazerosas de conhecimentos que podem impactar os meios de vivências, e dessa maneira estimula-se os sujeitos a serem protagonistas de suas histórias e agentes transformadores do meio em que ele está inserido. Sobretudo, possibilitar a criança o conhecimento da realidade do seu próprio município, quanto aos custos e o impacto ambiental que são gerados pelos resíduos urbanos é uma maneira de criar hábitos nas atuais e futuras gerações, devemos conhecer para mudar e fazer parte das transformações que almejamos, saindo de nossa zona de conforto e ultrapassando os muros das unidades de ensino, atingindo esferas maiores da sociedade, a fim de que tenhamos um retorno positivo enquanto cidadãos conscientes e comprometidos com o mundo que queremos desfrutar e, posteriormente, deixar para todos os seres vivos.

Objetivos

Gerais:

Despertar nos educandos e na comunidade a conscientização acerca da ideia de que os resíduos são fonte de renda e economia de recursos naturais propiciando o desenvolvimento de uma postura crítica e reflexiva, visando a ampliação e participação da sociedade nas tomadas de decisões por um ambiente mais sustentável por intermédio das ferramentas educacionais nas Unidades de Ensino do município de Pinhais.

Específicos:

• Sensibilizar os educandos quanto à problemática do lixo e a solução oferecida pela reciclagem;
• Conscientizar os educandos sobre a importância da coleta seletiva do lixo;
• Resgatar a importância de vivermos e convivermos em um ambiente limpo;
• Incentivar a prática de atividades conscientes em sala de aula, disseminando as informações em suas casas;
• Incentivar todos os envolvidos na realização do projeto, a fim de que suas atitudes ultrapassem os muros das unidades, fazendo com que cada um aplique as soluções propostas em suas casas e/ou em qualquer espaço público de uso comum na sociedade;
• Destinar de forma adequada os resíduos produzidos nas unidades de ensino;
• Conscientizar sobre a importância dos 5R’s da educação ambiental, que são: recusar, repensar, reduzir, reutilizar, reciclar;
• Implantar e incentivar o cultivo de alimentos em hortas nas unidades de ensino;
• Incentivar o uso de resíduos orgânicos, em composteiras para transformá-los em adubos a serem utilizados em suas próprias hortas;
• Produzir e utilizar brinquedos e materiais pedagógicos com o uso de recicláveis;
• Utilizar lixeiras para a separação do lixo orgânico/reciclável;
• Reduzir o desperdício de alimentos;
• Orientar e sensibilizar todos os envolvidos para que sejam monitores e multiplicadores nos cuidados de limpeza e conservação das unidades de ensino;

Metas a atingir:

Atingir 100% de (re)aproveitamento dos resíduos nas escolas inscritas no Projeto, proporcionando assim uma escola e consequentemente uma comunidade sensibilizada em valorizar a preservação do Meio Ambiente.

Cronograma

Físico:

Janeiro - Abertura de inscrição para adesão ao Projeto Escola 100% Reciclável;
Inicio do ano letivo - visita monitorada dos técnicos da Secretaria de Meio Ambiente para verificação do ambiente escolar e avaliação dos equipamentos necessários para desenvolvimento do Projeto (lixeiras/revistas de orientação/terra/adubos/espaço para horta/cartazes entre outros que forem observadas as necessidades)
Março - Assessoramento técnico para as pessoas no espaço escolar acerca da destinação correta do lixo produzido e orientação acerca da utilização correta das lixeiras;
Mensalmente ou bimestralmente são realizadas visitas nas escola para verificação dos resíduos contidos nas lixeiras, bem como o desenvolvimento da horta. Nestas visitas são distribuídas estrelas com cores para as turmas e ambientes que fizeram a destinação correta do lixo: cor verde - 100% correta, cor amarela- 50% a 90% correta e a cor vermelha - inferior a 50% correta;
No final do ano a Unidade de Ensino que teve exito na avaliação em todas as visitas, receberá um certificado com Selo de Escola 100% Reciclável;
Será desenvolvido no ano letivo escolar do município de Pinhais, caso alguma Unidade de Ensino demonstre interesse em participar do Projeto após o início do ano letivo, os passos para implantação são os mesmo acima citados e datas diferenciadas.

Financeiro:

Para a implementação e execução do projeto são necessários materiais de consumo, tais como terra, adubo e combustível necessário para o deslocamento da equipe até as escolas; material permanente como lixeiras; serviços gráficos como adesivos, cartazes, revistas e informativos impressos; e equipe composta por quatro profissionais.

Orçamento:

O orçamento para executar o projeto durante 1 ano letivo é de R$ 35.205,30, sendo necessário 279 lixeiras plásticas (R$ 20.175,80), 50 m³ de terra preta (R$ 1.488,00), 800 litros de combustível (R$ 4.800,00), 1.550 unidades de adesivos (R$ 2.141,50 ), 4.000 unidades de livretos informativos (R$2.200,00) e equipe composta por uma professora e uma auxiliar administrativo (R$ 4.400,00).

Beneficiários Diretos:

Beneficiários Diretos: Comunidade escolar; Educandos; Educadores; Professores; Todos os colaboradores e/ou funcionários.

Beneficiários Indiretos:

Bairro da Unidade; Comunidade externa; Todo o Município.

Resultados:

- Separação adequada do lixo;
- Destinação correta dos resíduos orgânicos nas Unidades de Ensino;
- Redução do desperdício;
- Consumo de alimentos orgânicos produzidos nas hortas;
- Aumento de resíduos recicláveis destinados à cooperativa de recicladores;
- Sensibilização dos envolvidos no projeto direta ou indiretamente, acerca da importância da destinação correta dos resíduos;

Anexos

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