Banco de Projetos

O EMPREENDEDORISMO COMO ALTERNATIVA DE CARREIRA: DRIBLANDO A CRISE, CONSTRUINDO O FUTURO!

Ano / Edição: 2018
Município: Maringá
Função de Governo: Administração

Diagnóstico

Maringá é uma cidade localizada no norte Paraná, com aproximadamente 406 mil habitantes com vocação agrícola e de serviços. Apesar de ser considerada próspera, possui os problemas inerentes a outras cidades de porte médio no país. Dentre eles, problemas de desemprego derivado em especial pelo agravamento da crise econômica que atingiu todo o país nos últimos anos. Em função da recessão, empresas fecharam e postos de trabalho foram desativados.
Diante desse cenário, a Prefeitura Municipal de Maringá, através da Secretaria de inovação de Desenvolvimento Econômico, desde 2015 vem pensando alternativas para minimizar o problema do desemprego procurando formas de colaborar para soluções de geração de renda para esse público alvo.
A secretaria de Inovação e Desenvolvimento Econômico de Maringá montou um espaço dentro da Prefeitura Municipal, no intuito de assessorar as pessoas que prestam serviços na cidade como autônomos, não formais.
Este projeto vem atender e assessorar ramos de atividades, que antes na sua grande maioria atuavam na informalidade.
Essa iniciativa levou em conta o potencial de pessoas em serviços e comércio informais na cidade e algumas já formalizadas, numa de estimativa de 22 mil pessoas em atividades informais ou formais.
Além disso, acrescente-se que Maringá possui uma vocação natural para as iniciativas ao empreendedorismos, que seja em médias ou pequenas empresas. Ver (http://maringa.odiario.com/maringa/2017/11/maringa-sobe-uma-posicao-no-ranking-de-cidades-empreendedoras/2439925/ ).
Muitas vezes as pessoas tem o saber do exercício de uma atividade, mas não tem conhecimento do que é preciso para se firmar no mercado.
Diante deste cenário, a Secretaria de Inovação e Desenvolvimento Econômico, não mediu esforços em montar uma infra estrutura adequada que pudesse dar suporte à população nos vários aspectos necessários, para que melhore a possibilidade da geração de renda e prestação de serviços com melhor qualificação na cidade.
O ramo de serviços é um viés forte na cidade. Mas para que um negócio neste ramo de atividade possa prosperar, demanda principalmente qualificação. Este é um dos aspectos com o qual a Secretaria Municipal envolvida vem se preocupando, como será melhor apresentado abaixo, através do projeto Desenvolve MEI.
Uma outra virtude de Maringá, é uma propensão para serviços e comércio com viés tecnológico e de informática. Tanto que esta mesma secretaria está trabalhando no projeto de montagem de um parque tecnológico para incrementar os negócios. Essas ações pretendem contribuir para gerar empregos e aumentar o nível de renda das pessoas. Ver http://computerworld.com.br/2018/3/6/maringa-tera-parque-tecnologico-para-abrigar-empresas-de-ti
Por fim, diante da realidade que se apresenta muito em função da conjuntura nacional, a Prefeitura de Maringá, através da Secretaria de inovação e Desenvolvimento Econômico, vem trabalhando para orientar, capacitar, treinar, prestar assessoria, facilitar o acesso ao microcrédito para o cidadão maringaense na busca por oferecer uma melhor qualidade de vida às pessoas, pois acredita que esse é o papel mais importante da gestão pública municipal.

Descrição

O projeto do Empreendedorismo como alternativa de carreira é oferecido à população através da Secretaria de Inovação e Desenvolvimento Econômico. A Secretaria oferece ao Empreendedor seja ele, informal, MEI, Microempresa e Empresa de Pequeno Porte, informações, capacitações, palestras, treinamentos sobre negócios e sobre o processo de registro e legalização de empreendimentos, bem como a possibilidades a partir desse ambiente, a se envolver em outros tipos de ações, seja na condição isolada, como até mesmo na constituição de parcerias com outros órgãos e entidades, visando o estímulo e apoio ao empreendedorismo e o desenvolvimento de negócios, no âmbito do município.
Nesse sentido, cabe de antemão destacar a existência e importância deste projeto da Prefeitura para Maringá.
O projeto existe desde 2015, e vem realizando diversas atividades oferecidas à população, desde então. ( http://www.maringa.com/eventos/7276/EMPREENDEDORISMO+Semana+do+Micro+Empreendedor+Individual).

Um dos principais evento no ano, é a semana do micro empreendedor. Neste ano de 2018, ocorreu de 15 a 18 de maio. Um dos atrativos da Semana foi a "Rodada de Negócios Empresariais", que aconteceu dentro do Paço Municipal. Vários segmentos empresariais se reuniram, junto com pequenos empresários para discutir e apresentar serviços. O objetivo da Rodada, foi fazer a aproximação de empresas maiores, com os pequenos e micro empreendedores, visando futuras parcerias entre eles. Neste evento, cada um dos participantes, em uma espécie de feira de feira, pode fazer a exposição dos serviços oferecidos, além de demonstrar seus produtos, distribuir folders, material promocional e explicativo. Foi obrigatório que todos confeccionassem o cartão de visitas, para estimular o contato entre os empreendedores. A rodada de negócios, é uma das atividades destinadas ao público alvo, que gera para os mesmos maior conhecimento do mercado, troca de informações e consolidação de parcerias.(http://maringa.odiario.com/maringa/2018/05/evento-para-empreendedor/2490100/).
Outra importante ação do poder público para estimular o "Empreendedorismo e gerar renda" é o projeto "Desenvolve MEI", focado em capacitações e orientações para Microempreendedores Individuais. O "Desenvolve MEI" é um dos pontos altos dentro das atividades em desenvolvimento neste ano de 2018. O desenvolvimento tem quatro meses de duração, de 2 julho a 5 de outubro. Consiste em uma série de oficinas em temas diversificados. O escopo é dar suporte necessário para pensar possibilidades dentro do próprio negócio que os microempreendedores j[á trabalham, ou estão pensando em desenvolver. As oficinas são ministradas por especialistas em áreas de finanças, marketing e consultorias específicas na área que o participante atua ou pretende atuar. A seleção dos inscritos é feita em duas fases, a primeira pela própria ficha e inscrição e, a segunda, por banca avaliadora, que avalia-se o perfil do empreendedor, conhecimento de mercado, a perspectiva sobre a concorrência, maturidade do produto, do serviço e as perspectiva de crescimento.
Para maior envolvimento e participação nas atividades, os selecionados tem que investir R$ 100, para cada 44 horas de capacitação. Ao todo são mais de 10 oficinas que “visam o desenvolvimento e crescimento profissional”. Trata-se de capacitação e transferência de conhecimento para que os pretendentes possam ter chances de sucesso e permanência no mercado.
A forma de fazer, desenvolvida pela Secretaria de Inovação e Desenvolvimento Econômico desde que começou este trabalho com o público alvo, é a disponibilização de um espaço de atendimento no Paço municipal, logo na entrada, e fica aberto o ano todo em horário comercial. Uma equipe de atendimento está à disposição permanentemente, como é possível visualizar nas fotos anexas, oferecendo assessoria, orientação, preenchimento de documentos como DAS, Imposto de Renda, Impressão de Notas Fiscais Avulsas, enfim auxilio no cumprimento das obrigações acessórias. Acrescente-se a isso, a organização de palestras, capacitações, encontros, etc. O acesso ao micro crédito é feito de forma facilitada dentro do mesmo espaço.

Também além das atividades em meses específicos, o atendimento é feito em horário comercial, todos os dias úteis do ano.

Objetivos

Gerais:

Estimular a vocação empreendedora no público de menor poder aquisitivo, de modo que através de capacitação, conhecimento do mercado e assessoria do poder público no cumprimento das obrigações acessórias e na formalização, possam desenvolver carreiras empresariais como alternativa ao desemprego e à crise econômica pela qual atravessa o país;
Incentivar a legalização de negócios informais e o acesso aos benefícios e seguridade social como auxílio doença, maternidade, aposentadoria, etc;
Proporcionar Informações e Orientações Sobre a abertura, funcionamento e formalização de negócios, de forma simples e facilitada;
Dar acesso ao conhecimento de funcionamento dos diversos ramos de atividades e troca de experiências com empresas já consolidadas no mercado.

Específicos:

- Disponibilizar espaço físico em que a prefeitura isolada e/ou em parcerias com instituições locais, oferece serviços de informações e orientações básicas, porém, não menos importante, ao empreendedor, sejam esses:
1. O informal na constituição e abertura de empresas, com contribuição decisiva para a redução da informalidade, apoio ao empreendedorismo e desenvolvimento dessas;
2. As Microempresas e Empresas de Pequeno Porte, em orientações públicas, apoio institucional e de suporte técnico, na constituição de parcerias com entidades, órgãos públicos e/ou privadas os mais diversos, interagindo e contribuindo com os meios e fórmulas, ao desenvolvimento dessas;
3. Ao empreendedor, do município ou não, no suporte técnico e orientações pertinentes, que estimule a vinda e presença dessas ao município, gerando riqueza, tributos e empregos aos munícipes maringaenses.
- Incentivar a legalização de negócios informais;
- Preparar os empreendedores para serem empresários;
- Facilitar a abertura e regularização de nocos empreendimentos;
- Facilitar, simplificar e unificar os processos de abertura em comunicação com os órgãos responsáveis (desburocratização)
- Regularizar as atividades informais;
- Oferecer serviços de orientação nas áreas de gestão, financeiro, marketing;
- Oferecer capacitações para os empreendedores através de parcerias;
- Prestar informações relevantes para empreendedores poderem se atualizar e preparar-se para enfrentar o mercado ;
- Facilitar o acesso ao crédito.

Metas a atingir:

-Capacitar, acompanhar e prestar assessoria para cerca de 22 mil pessoas que estão formalizadas ou pretendem se formalizar em pequenos negócios na cidade de Maringá.
-Abranger todo o público alvo mediante o fortalecimento do projeto formando parcerias como por exemplo com a Universidade Unicesumar, Núcleo de apoio Contábil e Fiscal da UEM, Núcleo Multissetorial de Consultorias e Empresas Juniores da ACIM, Agência de Fomento do Paraná e SEBRAE.
-Aumentar o número de atendimentos no espaço da Prefeitura Municipal, em cerca de 50% até o final do ano, sendo que até maio de 2018, 12.500 atendimentos já haviam sido realizados. (Ver relatórios de atendimento anexo).
-Tornar Maringá uma cidade referência em viés empreendedor, para enfrentamento da crise econômica e desemprego que atinge o país atualmente;
-Fomentar a vocação para a área de informática e tecnologia na cidade, mediante a criação do parque tecnológico de Maringá, destinado em parte para o público alvo;
-Ser referência das as demais cidades do Estado na metodologia de enfrentamento à crise econômica e nas oportunidades de geração de renda para a população.
-Tornar Maringá referência na prestação de serviços de qualidade por parte dos pequenos negócios;

Cronograma

Físico:

ESPAÇO FÍSICO DE JANEIRO A DEZEMBRO/2018:
- Espaço funciona dentro da prefeitura, em horário comercial, das 08h00 às 11h30 e das 13h30 às 17h00 em todos os dias úteis do ano.
- Atendimento por ordem de chegada, com média de 80 atendimentos/dia.
- Disponibilização de equipe multidisciplinar de 9 atendentes e 1 gerência.
CRONOGRAMA DO PROJETO "DESENVOLVE MEI" 2018:
Inscrições: maio e junho/2018
Desenvolvimento: 02 de julho a 22 de novembro com as seguintes etapas:
-3 Oficinas de Finanças;
-3 Oficinas de Produto e Processos;
-3 Oficinas de Marketing;
-Oficina Pitch: aborda os passos para realização de uma apresentação e sua execução. Os empresários aprenderão como apresentar seu negócio e argumentar para venda. O Pitch é construído por eles e será apresentado na rodada de mentoria.
-Rodada de Mentoria: profissionais renomados na cidade, experientes de ramos em que os MEIs possuam negócios, ajudará construir possibilidades para os negócios dos microempreendedores, trocando experiencias e de novas oportunidades.
-2 hrs in company: consultoria conforme maior necessidade do MEI, ou seja, após participar das oficinas o próprio MEI pode perceber qual área é de maior necessidade para seu negócio e escolher qual delas receberá consultoria. (http://www2.maringa.pr.gov.br/site/index.php?sessao=2e313b3123552e&id=33072).
-CRONOGRAMA DA SEMANA DO EMPREENDEDOR:
-Dias 15 e 16/05/2018 -Oficina 5 Menos Que São Mais- pautada na redução do desperdício na empresa; http://maringa.odiario.com/maringa/2018/05/semana-do-microempreendedor-individual-comeca-nesta-terca-15/2492455/
-16/05/2018 - lançamento do Projeto MEI-UP.
-17/05/2018 - realização do Café com Crédito para o microempreendedores.
-18/05/2018 - realização da rodada de negócios.

Financeiro:

-Janeiro a dezembro - pagamento de salário dos funcionários que atendem o público;
-Janeiro a Dezembro - pagamento de estagiários pelas instituições de ensino, que colaboram no atendimento;
-Julho - elaboração de folders informativos;

Orçamento:

Não há aportes financeiros específicos para o projeto, os recursos usados são da rubrica da gerência, que fomento o empreendedorismo no município de Maringá. A remuneração dos atendentes e estagiários vem da folha de pagamento da própria Prefeitura. Despesas com cartilhas informativas são custeadas pela Prefeitura, Instituições parceiras e Sebrae. Ressalte-se a confecção de 10.000 folders recentemente, custeados pela rubrica da secretaria, não sendo dotação específica para este projeto de incentivo ao empreendedorismo

Beneficiários Diretos:

Cerca de 60 mil pessoas entre os pequenos empreendedores que têm acesso aos serviços oferecidos, seus familiares e contratados que trabalham com eles. Esse público corresponde a aproximadamente 15% da população da cidade.

Beneficiários Indiretos:

Aproximadamente 100 mil pessoas, usuários dos serviços oferecidos, ou que consomem os produtos comercializados, os fornecedores das pequenas empresas e outros. Este público corresponde aproximadamente a 25% da população da cidade.

Resultados:

-17.800 (Dezessete mil e duzentos MEIS - |Microempreendedores Individuais) pequenos empreendedores formalizado;
-Estabelecimento de um centro de informação e assessoria à disposição do público demandante.
-Aproximadamente 120 mil pessoas envolvidas na cadeia produtiva econômica e social, pois estão enfrentando a crise, gerando renda, além de novos serviços à comunidade local.
-Cerca de 60 mil pessoas asseguradas com benefícios sociais do governo, como assistência à saúde, auxilio doença, auxilio maternidade, seguro desemprego.
-Até o mês de maio de 2018, já haviam sido realizados pela Sala do Empreendedor 12,9 atendimentos nos diversos assuntos orientativos, e 17.200 MEIS formalizados..
Os resultados mencionados, podem ser comprovados em matérias veiculadas na mídia e informações da Prefeitura municipal. Exemplos:
http://www.maringa.com/noticias/18606/Estao+abertas+as+inscricoes+para+oficinas+e+consultorias
https://paranaportal.uol.com.br/cidades/em-2017-numero-de-meis-cresceu-21-em-maringa/;
https://www.juliotake.com.br/2018/05/rodada-de-negocios-encerra-semana-do.html
http://www2.maringa.pr.gov.br/site/index.php?sessao=7a58e66c15557a&id=32944
https://massanews.com/noticias/concursos-e-empregos/microempreendedores-terao-roda-de-oportunidades-para-ampliar-negocio-z5L90-z5L90.html
https://d.facebook.com/saladoempreendedormaringa/?__tn__=C-R

Anexos

Banco de Projetos