Banco de Projetos

Câmara na Escola - Importância do poder legislativo

Ano / Edição: 2013
Município: Maringá
Função de Governo: Educação

Administração Indireta:

Câmara Municipal de Maringá

Diagnóstico

O material desenvolvido pelo Poder Legislativo explica o funcionamento e as atribuições da Câmara. É uma Cartilha muito simples, mas com intuito educativo. Não queremos politizar, e sim educar para a política. Nosso objetivo é buscar que a comunidade num todo tenha o entendimento correto sobre o papel dos vereadores e do Poder Legislativo, e os estudantes são importantes nesse processo de construção da cidadania.

Descrição

São cartilhas educativas em forma de desenho com 20 páginas, no formato de 15 x21 cm, sendo confeccionado com papel reciclado. Foram criados com personagem para facilitar o entendimento dos alunos sobre a vida publica dos parlamentares.

Objetivos

Gerais:

A expectativa é alcançar o maior número de alunos da rede pública de ensino de Maringá, mudando conceito, refletindo sobre as Políticas Educacionais no Brasil, mais especificamente, as políticas de educação de jovens e adultos, reconstituindo a memória de todas as ações já desenvolvidas em torno da educação popular, dos programas, projetos e campanhas de massa ou de impactos localizados realizados. Implícito a estas ações, acompanham obviamente, as intencionalidades políticas, ideológicas e econômicas as quais foram determinando e configurando no decorrer de décadas, o pensar e o fazer educação de jovens e adultos, definindo e construindo referências teórico-filosóficas, conceituais e metodológicas as quais foram fundamentando as mais diversas práticas político-pedagógicas. Temos que aproveitas as oportunidades para desenvolver os projetos e adequá-los no nosso dia a dia, como este que vem sendo uma referência nas escolas públicas de Maringá.

Específicos:

Muitos dizem os jovens são o futuro da nação, porém isso traz uma conotação de comodismo e incertezas, devemos dizer que os jovens são o presente, tendo-os mais atuantes no cenário político do país, justamente para trazer inovação nessa estrutura que criamos a cartilha para mostrar através de uma história simples a função de uma Câmara Municipal em sua cidade.

Metas a atingir:

49 Escolas Municipais 10372 Alunos 58 CMEIS (Centro Municipal de Educação Infantil) 19713 Alunos

Cronograma

Físico:

Para atender mais de 20 mil alunos da rede municipal de ensino de Maringá, confecionamos 20 mil exemplares da cartilha "CAMARA NA ESCOLA"

Financeiro:

Nesta primeira etapa foram gastos R$ 30.000,00 (trinta mil reais)

Orçamento:

Os recursos originaram na dotação orçamentária da publicidade e propaganda da Câmara de Maringá, num valor semestral de R$ 30.000,00

Beneficiários Diretos:

20 mil alunos diretos

Beneficiários Indiretos:

357 mil habitantes indiretos

Resultados:

Visitas aos vereadores, oficinas, criação da escola da câmara.

Anexos

Documentos Anexados:
Nenhum Anexo

Banco de Projetos