Banco de Projetos

Projeto “Horta no Quintal de Casa”

Ano / Edição: 2018
Município: Pinhais
Função de Governo: Agricultura

Administração Indireta:

Não

Diagnóstico

No processo de urbanização, na migração campo/cidade, as pessoas abandonam, por diversas razões, a prática da cultura agrícola na produção de alimentos, deixando-se absorver pela cultura do paisagismo.
Para a população do Município, situada na faixa de baixa renda, a administração precisa elaborar um conjunto de medidas de políticas públicas buscando sua inclusão social, bem como a melhoria das condições de vida.
Assim, percebeu a necessidade da construção de ações objetivas com foco na Soberania, Segurança Alimentar e Nutricional, buscando alterar positivamente essa realidade em favor dessas pessoas, o que deu origem ao Projeto “Horta no Quintal de Casa”, partindo-se do entendimento de que a cultura da Segurança Alimentar e Nutricional se inicia em casa.

Descrição

O projeto contempla famílias residentes no Município, com renda familiar de até 3 salários mínimos.
Desenvolvido pelo Departamento de Agricultura e Abastecimento-DEAAB, órgão da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, em parceria com a Secretaria de Assistência Social.
As famílias se inscrevem, preenchendo a ficha de Pré Cadastro, nos Centros de Referência em Assistência Social – CRAS. De posse da ficha de inscrição, o Departamento de Agricultura e Abastecimento, efetua a visita na residência para conhecer a família, verificar a área, e complementar as informações para efetivação do cadastramento definitivo da família no Projeto.
Nesse momento é entregue material informativo e passados os esclarecimentos básicos quanto aos procedimentos relativos à execução dos trabalhos.
As ações básicas do Projeto são a entrega de Adubo orgânico, mudas de hortaliças e ervas condimentares.

Objetivos

Gerais:

Promover a Segurança Alimentar e Nutricional pelo estímulo, apoio e potencialização do uso de espaços em terrenos residenciais e em terrenos ociosos para a produção de alimentos saudáveis, plantas medicinais e condimentares, para consumo das famílias.

Específicos:

- Resgatar e valorizar o trabalho das famílias com a Horta no Quintal de Casa;
- Assegurar condições de produção e consumo de alimentos saudáveis sem o uso de agrotóxicos e/ou adubo químico;
- Contribuir para que as pessoas tenham a possibilidade de gerar renda com a produção desses alimentos na horta;
- Divulgar junto às famílias, ações no âmbito da Política Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional;
- Melhorar as condições do solo pelo uso de adubo orgânico e de matéria orgânica, originária da compostagem, feita nas residências pelo aproveitamento de diversos materiais.
- Contribuir no combate à fome e à desnutrição de famílias que estejam em situação de vulnerabilidade social e/ou em estado de insegurança alimentar e nutricional;
- Desenvolver práticas e hábitos alimentares saudáveis pela melhoria da dieta alimentar com a adição de verduras, no cardápio alimentar;
- Realizar atividades de educação alimentar, nutricional;
- Garantir o acesso de todos os participantes aos alimentos frescos e saudáveis.

Metas a atingir:

- Expandir o número de famílias para participação no Projeto “Horta no Quintal de Casa”, buscando alcançar a meta de 1.500 famílias até 2020.

Cronograma

Físico:

A) Primeiro Semestre Anual:
1. Meses de Fevereiro e Março: Entrega do Adubo Orgânico.
2. Meses de Abril e Maio: Entrega das mudas de hortaliças e ervas condimentares.

B) Segundo Semestre Anual:
1. Da 2ª. quinzena de Julho até a 1ª. quinzena de Setembro: Entrega do Adubo Orgânico.
2. Da 2ª. quinzena de Setembro até a 1ª. quinzena de Novembro: Entrega das mudas de hortaliças e ervas condimentares.

Financeiro:

Valor aproximado de R$ 80.000,00 anuais.

Orçamento:

Orçamento próprio do Município.

Beneficiários Diretos:

- Possibilidade de contato com a família, diretamente em sua residência, abordando questões da Soberania, Segurança Alimentar e Nutricional e de Meio Ambiente;
- Conscientização das famílias quanto à importância do uso de espaços na residência para a produção de hortaliças em consorciação com o Jardim;
- Orientação, também, para o processo de Compostagem caseira, visando à produção do composto, com impacto na redução do volume de Lixo, pela utilização de materiais orgânicos produzidos na residência.

Beneficiários Indiretos:

- A produção normalmente compartilhada com mais pessoas, a exemplo de familiares, vizinhos e amigos que visitam a família que tem a horta;
- A divulgação do Projeto é feita também pelas famílias já beneficiadas.

Resultados:

- Alcançado o atendimento de 1.056 famílias com a entrega de adubo orgânico e mudas de hortaliças, até o primeiro semestre de 2018.
- Com o processo da compostagem caseira, estima-se que haja uma expressiva redução no volume de lixo, a ser recolhido pelo serviço de limpeza pública, com impacto significativo na redução do volume total, representando menos material a impactar o meio ambiente.
- Produção e o consumo de alimentos da horta que contribuem para estimular hábitos saudáveis de alimentação, além de promover a interação homem/meio ambiente.

Anexos

Banco de Projetos