Banco de Projetos

Jogos teatrais como recurso didático na formação continuada dos professores da Educação Integral da rede pública de Maringá

Ano / Edição: 2013
Município: Maringá
Função de Governo: Educação

Administração Indireta:

Gerência da Educação Integral

Diagnóstico

Formação continuada para professores regentes em sala de aula da Educação Integral no município de Maringá.

Descrição

Nas últimas décadas a formação de professores é uma das temáticas mais discutidas no âmbito dos estudos sobre a educação brasileira. O valor mundial da educação é visto como sinônimo de constituição de nacionalidades e consolidação de ideários político-econômicos, sendo evidenciado no plano nacional, devido principalmente a ausência de políticas públicas que ressoem em educação de qualidade à população, numa perspectiva igualitária. Paralelo a essa realidade, está a má formação do professor, inicialmente contextualizada pelas lutas das diversas classes sociais brasileiras contra as mazelas do regime militar e, que atualmente, continuam ocorrendo, em busca de uma escola democrática, qualificada e cidadã. Nesse cenário Guimarães (2004, p.17) constata a "necessidade de uma estrutura e processos mais consistentes e ágeis que possam ir recuperando essa formação e mantendo-a atualizada". Nessa ótica, o papel do professor na atualidade passa a ser um desafio, conforme discute Pontuschka (2001, p. 111): "Há que se pensar em um ensino que forme o aluno do ponto de vista reflexivo, flexível, crítico e criativo. Não é uma formação para o mercado de trabalho apenas, mas (...) para enfrentar as transformações cada vez mais céleres que certamente virão". Diante deste panorama, temos na Secretaria Municipal de Educação de Maringá, a formação continuada dos professores da rede municipal de educação. Por se tratar de um grupo de coordenadores da escola integral, estes lidam, em suas unidades escolares com um público bem heterogêneo, no qual os conflitos de ordem particular e coletiva chegam a fazer parte do cotidiano escolar. Nesta dinâmica, buscamos nos Jogos Teatrais de Viola Spolin (2010), integrar o grupo propiciando a estes professores o desenvolvimento da percepção, da observação e da concentração, com intuito integrar didaticamente a formação continuada dos professores da Educação Integral da Rede Pública de Maringá, com vistas a uma condição teórico e prática que propicie interação e conhecimentos pautados nas Artes Cênicas, uma maneira prazerosa e harmônica de se conhecer essa linguagem da arte e ao mesmo tempo possibilitar novas formas de convívio entre os atores que agora se encontrarão em um palco diferente da sala de aula, no qual o toque, o olhar, o falar, o ouvir e o perceber-se, além do outro e com o outro possa ser aguçado. Para tanto, vale destacar que o grupo de professores assistidos são regentes em sala de aula da Educação Integral no município de Maringá.

Objetivos

Gerais:

Investigar o uso dos jogos teatrais como recurso didático na formação continuada dos professores da Educação Integral da rede pública de Maringá, a fim de promover a socialização dos indivíduos no trabalho em equipes.

Específicos:

Fazer um levantamento bibliográfico sobre a temática a ser desenvolvida; Realizar jogos teatrais com os professores da secretaria municipal de Educação de Maringá; Propiciar momentos de socialização entre os professores; Apresentar aos professores da secretaria de Educação municipal de Maringá as orientações do livro Improvisação para o teatro; Aplicar com os professores da rede as cinco sessões de Orientação do livro Improvisação para o teatro; Levantar uma diagnóstica, junto aos professores, acerca do trabalho desenvolvido.

Metas a atingir:

Conhecer os jogos teatrais; Propiciar momentos de socialização entre os professores; Desenvolver a socialização e a concentração teatro; Multiplicar o trabalho desenvolvido nas Oficinas de jogos teatrais com as crianças assistidas nas escolas em tempo integral; Multiplicadores dos jogos teatrais para os alunos, com intuito de trabalhar a socialização, a cooperação e a concentração das crianças para focarem na aprendizagem quando estiverem na sala de aula. O resultado se refletirá na aprendizagem mais tranquila e segura da criança frente os mais diferentes campos do conhecimento.

Cronograma

Físico:

ATIVIDADES SEMANAS 1º 2º 3º 4º 5º 6º 7º 8º 9º 10º Jogos teatrais X X X X X X X X Leitura dramática X X Exercícios de expressão corporal X X X X X X Adaptação de texto X X Ensaio peça teatral X X X X Exercício de improvisação X X Musicalização X X X X X X X Fisicalização X X X X X

Financeiro:

não há.

Orçamento:

Não há!

Beneficiários Diretos:

Não há!

Beneficiários Indiretos:

Formação continuada dos professores que atendem a Educação Integral de Maringá.

Resultados:

Multiplicadores dos jogos teatrais para os alunos, com intuito de trabalhar a socialização, a cooperação e a concentração das crianças para focarem na aprendizagem quando estiverem na sala de aula.

Anexos

Documentos Anexados:
Nenhum Anexo

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