Banco de Projetos

Horta Orgânica Municipal.

Ano / Edição: 2018
Município: Santa Terezinha de Itaipu
Função de Governo: Agricultura

Administração Indireta:

sim

Diagnóstico

De acordo com o último levantamento realizado pelo IBGE em 2013, a população de Santa Terezinha de Itaipu foi contabilizada em 22.127 habitantes, distribuídas em 6.791 residências. O Município inicialmente foi povoado com migrantes de Santa Catarina e Rio Grande do Sul que vieram em busca de terras férteis, grande parte de origem Italiana e Alemã.
Na década de 70 e 80 muitos moradores imigraram para o país vizinho, Paraguai, a fim de buscar novas atividades na geração de renda para o sustento próprio. No momento atual de crise, as famílias estão regressando, bastante vulnerabilizadas pela dificuldade de acesso as políticas publicas no país vizinho. Então, busca no seu país de origem o atendimento público na área de assistência social, saúde, educação, cultura, esporte, entre outros direitos sociais aqui já conquistados.
As famílias que antes viviam da agricultura, ao regressarem do país vizinho, vivem no meio urbano e encontram dificuldades de sustento das suas necessidades básicas, visto que não possuem qualificação suficiente para entrada no mercado de trabalho urbano, restando apenas serviços volantes de trabalhos braçais.

Descrição

Com a implantação do projeto horta orgânica municipal em Santa Terezinha de Itaipu no início de 2015 constatou-se a evolução significativa da produção de hortaliças na horta, conforme figuras em anexo.
A secretaria de agropecuária e meio ambiente fará a gestão da horta orgânica municipal, acompanhada de um Engenheiro Agrônomo e um coordenador. A horta será um espaço de produção e educação ambiental. As famílias beneficiárias serão selecionadas pela Secretaria de Assistência Social a qual prioriza as famílias em situação de vulnerabilidade alimentar e social, que tem o intuito de proporcionar aos beneficiários uma alimentação adequada, a qual fará a agenda de atendimento semanal das famílias que participarão nas atividades sócias educativas da horta. (conforme anexo 1).
Poderão participar das atividades sócio educativas pessoas acima de 14 anos de idade, no limite de 20 pessoas por dia, divididas em 10 pessoas por período. Os aprendizes receberão orientações básicas e uma cartilha com as noções básicas de horta (conforme anexo I); farão aulas práticas e caso haja interesse em implantar uma horta em casa, receberá assistência técnica. Ao fim do período de aprendizagem serão beneficiados com legumes e verduras da época.
As crianças e adolescentes das escolas municipais também são público alvo deste projeto, será elaborado um calendário anual de visita a horta para realizar trabalho de educação ambiental.

Objetivos

Gerais:

Implantar o projeto na horta municipal para o cultivo de legumes e verduras, visando atender as famílias em situação de vulnerabilidade alimentar e social e promover a educação ambiental nas escolas municipais.

Específicos:

Desenvolver atividades sócio educativas com as famílias, visando incentivar o cultivo de hortas caseiras.
Atender as famílias usuárias da assistência social em situação de vulnerabilidade alimentar e social.
Fazer da horta municipal um espaço de educação ambiental, orientando as famílias a produzirem produtos orgânicos, conseqüentemente melhorando sua saúde e seu modo de pensar.
Trazer as escolas municipais para um dia de campo ensinando e trabalhando um método de educação ambiental com as crianças do município.

Metas a atingir:

- Atender 40 famílias por mês no programa horta orgânica municipal.
- Realizar atividades de educação ambiental com as escolas municipais

Cronograma

Físico:

O cronograma físico deu inicio no ano 2008 com uma área de 5 mil metros quadrados na qual são cultivados mais de 20 espécies de hortaliças e também 65 espécies de plantas medicinais.

Financeiro:

Recursos destinados a execução à ordem de R$: 62.050,00 / 2018

Orçamento:

A tabela abaixo ilustra o custo anual da implantação do projeto horta orgânica municipal.

Beneficiários Diretos:

Famílias de baixa renda cadastradas na secretaria de ação social

Beneficiários Indiretos:

Todos seus familiares pois estará levando a sua casa a cesta verde com produtos da época podendo assim economizar e dar mais conforto aos seus filhos.

Resultados:

Ao implantar o projeto “horta orgânica municipal”, foi possível atingir diretamente o objetivo do programa, devido ao fato que as hortaliças produzidas são doadas às famílias participantes, sendo assim não precisam mais comprar e conseqüentemente economizam no orçamento mensal.
Com a execução do projeto, são 40 famílias beneficiadas, que são estimuladas à alimentação saudável com produtos cultivados sem a aplicação de agrotóxicos.
O presente projeto teve uma aceitação ótima pela sociedade pois em anexo contam matérias em jornais locais divulgando o projeto em execução. As famílias envolvidas então participando bastante do projeto, pois além de aprenderem a manusear uma horta, também levam os produtos cultivados na mesma. As escolas municipais estão visitando a horta orgânica municipal a fim de ensinar as crianças do município noções básica de educação ambiental.

Anexos

Banco de Projetos