Prêmio Gestor Público Paraná
Carambeí Digital
Ano / Edição: 2018
Município: Carambeí
Função de Governo: Administração
Diagnóstico
A prefeitura de Carambeí tinha uma estrutura de TI simples, onde cada unidade tinha uma internet própria contratada da operada de forma separada, isso fazia que a gestão de contas telefônicas e de internet do município ficassem complexas, ou seja, tínhamos muitas contas para analisar e pagar, cada uma com planos e valores diferentes, como cada local era independente, ou seja , tínhamos na pratica como cada lugar sendo uma REDE diferente, não tínhamos possibilidades de centralizar os arquivos, e aplicações da prefeitura, filtrar o uso do aceso a internet pois isso demandava uma equipe de TI muito grande e que ficava apenas resolvendo problemas emergências, e não atendendo o município de forma estratégica.
Outro ponto que merece relevância, é que nossos Servidores (computadores que o software de gestão e arquivos são instalados) eram antigos, na verdade nem eram servidores, eram computadores improvisados para esta função. Não tinham backup, e por algumas vezes perdemos informações importantes por falha de Hardware e falta de backup, sem contar que os processos eram muito lentos, lançamentos, relatórios, o que gerava hora extra e descontentamento dos funcionários.
Nossos 200 usuários não tinham uma política de TI bem definida, não sabiam, o que o TI suportava e como atuava. O setor de TI não tinha números, não sabia quantos chamados atendiam no dia, quais eram as categorias, e qual o prazo demorávamos para atender os usuários da prefeitura.
OBS: os vídeos mostram todos a internet publica, que é a parte do projeto que aparece para a população, mas gostaríamos de salientar que o projeto é muito maior, a internet publica foi uma das inúmeras consequências do benéficas do projeto.
Descrição
Levantado os pontos acima, foi dado início ao projeto de TI do município de Carambeí, sempre levando em consideração a cartilha do TCE, o com um objetivo da equipe de não somente resolver problemas pontuais da administração como o backup dos sistemas, ou a unificação do acesso a internet, mas sim pensar no município como um todo e na qualidade da TI para prover informações para tomada de decisão do gestor municipal, sendo um projeto apolítico, que tem como ideal atender o município, e não apenas uma gestão.
O projeto foi dividido em algumas fases, a primeira a completa reestruturação dos servidores, sabemos que o processo de compra de equipamento é lento, que a depreciação de dispositivos de TI é rápida, e em caso de problemas o município com dificuldades de arrumar, sem contar que a velocidade da inovação em tecnologia existe troca frequente de equipamentos, e muitas vezes a administração publica municipal não consegue ter a velocidade necessária. Outro ponto que para administrar estes equipamentos, precisaríamos ter uma infraestrutura maior de nobreaks, geradores, e pessoas especializadas nestas tecnologias. Por isso estudamos a possibilidade de locar máquinas virtuais em Data Center, que nós fornecem segurança, redundância, e todo o serviço de infraestrutura gerenciado por profissionais certificados, deixando o setor de TI livre para atender os usuários e sim fazer o que podemos fazer melhor, que é apoiar a administração na tomada de decisão estratégica que contribui para o crescimento do município.
Objetivos
Gerais:
Criar politica de TI;
Criar sistemas disponíveis em Cloud, redundantes e com Backup;
Interligar setores;
Fornecer internet para população;
Criar servidor de email
Facilitar a transparência dos dados da administração municipal.
Específicos:
Através de edital de locação contratamos 11 servidores virtuais em um DataCenter, com administração centralizada, e licenças de softwares embutidas, assim também resolvemos outro problema da prefeitura que eram os Windows piratas usados em servidores. Todos os nossos serviços ficam disponíveis de forma redundante, 24 horas por dia para toda a população, tempos backups diários, e a garantia que se acontecer qualquer catástrofe nosso sistema continuará rodando pois ele depende apenas de conexão com a internet que também é redundante na prefeitura (OI e Copel).
Outro ponto que focamos foi criar indicadores no setor de TI, para isso criamos um sistema de chamado, onde o usuário pode fazer qualquer solicitação para o setor e o setor registra, quais foram os chamados atendidos no dia, quem atendeu, qual foi a solução, e quanto tempo demorou, com isso estamos criando uma base de conhecimento para poder realizar treinamentos e ensinar ao nosso usuário a melhor forma de operar o sistema.
Com as métricas também podemos mostrar quanto tempo demoramos para atender um chamado, e criar níveis de prioridades para os chamados solicitados, garantindo assim que a TI contribua par ao bom funcionamento da administração municipal.
Lembrando que toda esta infraestrutura é ligada em rede WIFI própria, garantido ao município independência de operadora ou prestador de serviço, como sugestiona a cartilha do TCE. Através desta interligação conseguimos controlar o acesso a internet de todos os setores. Todo o acesso à internet do município é redundante, contando com duas operadoras a OI e Vivo, sendo este tráfego filtrado por um Firewall UTM de última geração, também locado, o que garante, que se o municio precisar de mais velocidade podemos facilmente solicitar, sem perder o investimento inicial, e sem necessitar de mão de obra especializa interna pois isso é contratado junto com a locação do Datacenter.
Com este projeto todos os servidores públicos ganharam endereço de email @carambei.pr.gov.br e hoje não utilizam mais o emails como Gmail ou Hotmail.
Foi instalado um sistema de inventário para gerenciar quais softwares estão instalados em todos os computadores do município, indiferente de sua localidade, e qual sua configuração de hardware, com isso conseguimos ter uma gestão melhor do parque de computadores, e identificar falhas ou danos ao patrimônio público (PCS).
Criado um servidor de diretório para o município, onde todos os usuários são cadastrados no mesmo local, o que proporciona ele poder utilizar qualquer computador da administração municipal para desempenhar sua função, com as credenciais centralizadas, ele utiliza o mesmo login que entra no computador, para entrar no emails, e nos sistemas de chamados para o setor de TI. Este conceito é chamado de SingleSingON SSO.
Para facilitar a comunicação interna, estamos mudando todos os nossos telefones para VOIP (em andamento), então teremos apenas uma conta de telefone, e certamente com menor valor. E para facilitar a comunicação via CHAT, instalamos o SPARK, espécie de Skype interno, assim os funcionários da prefeitura tem uma ferramenta de chat para comunicação interna, o que mostrasse eficiente para comunicação dos setores, e já com impactos positivos no andamento geral das atividades do município.
Com a infra-estrutura do DataCenter, conseguimos ganhar poder de processamento para rodar um software de Georreferenciamento, que antes deste, necessitaria de muito investimento em hardware, e na contratação de novas pessoas para o TI, pois todas estavam alocadas nas demandas do dia a dia.
Por ter os pontos da administração municipal interligados, conseguimos distribuír 10 torres de Wifi, entre cidade e área rural para possibilitar acesso a internet banda larga para a população carente, mediante a cadastro na prefeitura. Colocamos também internet nas praças e na rodoviária. Logicamente esta é a parte que mais aparece no projeto pois está exposta a toda a população, porém ela é a consequência de um setor de TI, com métricas, indicadores, objetivos, levando a sério a administração municipal, e nosso compromisso de fornecer aos usuários a melhor exercia de TI possível.
Metas a atingir:
99,9 % de SLA dos serviços públicos de TI
Redução de custo com Telefonia e internet
Melhora na velocidade dos sistemas
Segurança nas informações (backup)
Sem ter a necessidade de investimento em imobilizado, servidores e firewall
Agilidade nos serviços prestados à população.
Consistência das informações para a administração municipal.
Aumento de produtividade dos funcionários
Cronograma
Físico:
08/2015 – Instalação de torres para interligar setores;
10/2015 – Instalação dos Rádios a ativação das torres;
01/2016 – Praças e Rodoviárias com internet publica
02/2016 – Liberado sinal da internet publica para população nas casas
Monitoramento do Projeto
08/2017 – 12/2017 – Migração de todos os servidores internos para Núvem, migração dos sistemas, formatações dos computadores municipais, instalação do sistema de inventario de hardware
01/2018 – 03/2018 – Instalação do sistema de chamados e implementação de cultura na abertura de chamados para o setor de TI
03/2018 – Instalação de sistema de GeoProcessamento
04/2018 – Inicio da instalação da telefonia VOIP
Financeiro:
11/03/2016
TOMADA DE PREÇOS No.4/2016
Contratação de empresa especializada com fornecimento de materiais e instalação de infraestrutura de torres para
Implantação do Projeto Digital, conforme termo de referência.
Preço total
96.084,84
26/06/16
TOMADA DE PREÇOS No.8/2016
Contratação de empresa especializada na prestação de serviços de telecomunicações contemplando o fornecimento em modalidades de locação incluindo todos os insumos necessários (hardwares,softwares, instalações e treinamento).
Preço total: 318.000,00
18/07/2017
PREGÃO No.113/2017
Contratação de data center externo (CLOUD COMPUTING) para hospedagem de sistemas, locação de firewall e serviços de suporte em servidores windows e linux
Preço total: 150.000,00
Orçamento:
Contratação de empresa especializada com fornecimento de materiais e instalação de infraestrutura de torres para
Implantação do Projeto Digital, conforme termo de referência.
Preço total
96.084,84
Contratação de empresa especializada na prestação de serviços de telecomunicações contemplando o fornecimento em modalidades de locação incluindo todos os insumos necessários (hardwares,softwares, instalações e treinamento).
Preço total: 318.000,00
Contratação de data center externo (CLOUD COMPUTING) para hospedagem de sistemas, locação de firewall e serviços de suporte em servidores windows e linux
Preço total: 150.000,00
Beneficiários Diretos:
Administração pública pela agilidade dos serviços executados, pela disponibilidade dos sistemas e pela economia de custos.
Beneficiários Indiretos:
A população em geral através da disponibilização de sinal de internet, e todos que possam ter interesse em utilizar os serviços disponibilizados e por consequência toda a população através da agilidade, transparência e democratização dos serviços públicos, população essa que soma 22.000 habitantes dentre eles 1500 da área rural.
Resultados:
Este projeto possibilitou inovar no TI municipal, fornecendo sistemas internos mais rápidos e seguros, interligar a comunicação dos setores, diminuir custo de telefonia e internet, gerenciar os computadores, tanto no quesito de hardware como software, não necessitar mais investir em servidores locais, em geral somos a primeira prefeitura 100% do país.