O recreio dirigido como elemento que contribui para construção da autonomia, do espírito de cooperação, de solidariedade e de respeito pelo ser humano, fundamentos para a vida em sociedade.
Ano / Edição: 2013
Município: Maringá
Função de Governo: Educação
Administração Indireta:
Secretaria Municipal de Educação
Diagnóstico
A Escola Municipal Ruy Alvino Alegretti atende alunos cujo público é bastante heterogêneo, pois atende 181 alunos da rede regular de ensino e 145 alunos da Educação Integral, sendo estes moradores da zona rural e de cinco bairros da zona urbana do Município de Maringá, esse público possui baixa renda, e necessitam de políticas públicas que lhes possibilitem condições diferenciadas de aprendizagem e do atendimento das necessidades de cuidados que minimizem os riscos aos quais as crianças encontram-se expostas, devido à ausência dos familiares que necessitam trabalhar, desse modo, o Município de Maringá, por meio da Equipe de Administração Pública Direta, implantou no ano de 2011, nesta Instituição de Ensino, a Educação Integral, por meio do Programa Mais Educação, esse programa visa reduzir o tempo de exposição dos alunos aos riscos da rua, aumentando tempo de permanência no espaço escolar, sob a supervisão de profissionais capacitados, que contribuem para o desenvolvimento integral dos alunos, a partir da oferta de um ensino de qualidade que possibilita a construção do conhecimento e da autonomia, proporcionando a aprendizagem de comportamentos e o desenvolvimento de atitudes de cooperação, solidariedade e respeito, fortalecendo a convivência social. Assim, temos que o programa tem por objetivo melhorar as condições de apropriação dos conhecimentos científicos acumulados ao longo da história da humanidade, conforme consta na proposta curricular do município, objetivando melhores resultados no que diz respeito ao rendimento e desempenho escolar dos educandos, oportunizando aos alunos do primeiro ao quinto ano uma aprendizagem significativa, promovendo a interação, a integração e a inclusão destes em todos os momentos e a atividades desenvolvidas no espaço escolar, minimizando os conflitos de ordem particular e coletiva que se encontram presentes na dinâmica escolar, em especial no tempo em que grandes grupos utilizam o mesmo espaço como é o caso do horário do recreio escolar.
Descrição
As discussões impulsionadas por Bourdieu e Passeron (1975), nos últimos trinta anos, em relação à crise dos sistemas educacionais tem levado a reflexão não apenas ao que diz respeito às reformas educativas, como também a busca de novos referenciais teóricos para interpretar o universo da escola. Segundo Vidal (2004), a partir dessa perspectiva emergiram os debates que tem demonstrado preocupação crescente com os aspectos da cultura, em especial os relacionados à problemática da "cultura escolar", um termo usado na "[...] discussão dos problemas correntes e em temáticas escolares [...]". (POL; HLOUSKOVÁ; NOVOTNÝ; ZOUNEK, 2007, p.64) Nesse contexto surgem as discussões da temática da cultura escolar enquanto objeto histórico passível de estudo, debate, reflexões e propostas de ações práticas que visem a reorganização do tempo e dos espaços escolares, "[...] uma vez que enfatiza as deficiências da actual situação [...], abrangendo nossos desejos de como desejaríamos que fosse a escola, nossas expectativas de como a escola deveria ser e a normatividade do processo de educação, que diz respeito ao que a escola tem e consegue ter e ser; primando pela formação histórica, cultural e social do sujeito, enquanto cidadão que se humaniza por meio das relações e interações sociais (POL; HLOUSKOVÁ; NOVOTNÝ; ZOUNEK, 2007, p. 64) . Diante desse cenário, temos a Escola Municipal Ruy Alvino Alegretti - Educação Infantil e Ensino Fundamental, que atende alunos do Ensino Regular e também da Educação Integral, por meio do Programa Mais Educação, o público escolar é bastante heterogêneo, pois os alunos atendidos pela instituição de ensino são oriundos da zona rural e de cinco bairros da zona urbana, como os alunos são de famílias carentes, uma das problemáticas vivenciadas pelos familiares e a dificuldade em conciliar o desenvolvimento da atividade profissional e o atendimento das necessidades de educação e cuidados com os filhos, o que justifica o atendimento de 80% das crianças em período integral, com o aumento do tempo de permanência dos alunos no espaço escolar, torna-se necessário à busca de planejamentos e ações estratégicas que possibilitem reduzir os conflitos que se fazem presentes na dinâmica escolar, em especial nos momentos em que as atividades exigem a compartilhamento do mesmo espaço por todo o coletivo escolar, como é o caso do momento destinado para o recreio escolar. A partir desse prisma, buscamos por meio dos estudos sobre a cultura escolar dos e práticas pedagógica, desenvolver o projeto de recreio dirigido, na busca de promover a interação, socialização, humanização e compreensão dos aspectos básicos relacionados à cidadania, bem como o desenvolvimento da autonomia e da construção de valores éticos e morais, propiciando que o momento do recreio, propicie aos alunos uma efetiva participação na forma de organização do seu cotidiano escolar. No entanto, é pertinente ressaltar que as atividades desenvolvidas pelos alunos serão assistidas, orientadas e mediadas pela equipe pedagógica e demais profissionais da educação desta instituição de ensino durante a execução do projeto. Segundo Lucon e Schwartz, (2007), o recreio, por representar um intervalo maior entre as atividades previstas, torna-se um momento passível de aumentar a incidência de demonstração de atos agressivos e de fomento à exclusão, uma vez que a falta de opções, de estímulos positivos e de desconhecimento sobre o universo lúdico, podem ser elementos capazes de influenciar atitudes de rebeldia. De acordo com os autores anteriormente citados, a escola tem vivenciado um aumento da agressividade e da violência, nos diversos momentos, especialmente nos períodos de intervalo entre as atividades formais. Isto pode estar ocorrendo, também, devido à falta de ações mais significativas, ou mesmo, pela falta de experiência com atividades que envolvam o espírito de colaboração e o respeito pela opinião do outro. Lopes Neto e Saavedra (2003) destacam que cada vez mais, em função da degradação da família, da perda dos valores, referências e capacidade dos pais para ensinarem a seus filhos o que é convivência, a escola passa a ser uma segunda chance para os jovens conquistarem a sua identidade e aprenderem os valores necessário ao convívio em sociedade. Ainda em relação aos valores os Parâmetros Curriculares Nacionais (1997) salientam a necessidade de a escola proporcionar uma educação que vá além dos tradicionais conteúdos de cada uma das disciplinas, primando pela formação ética dos alunos. Neste sentido, o recreio apresenta um amplo campo de oportunidades para o desenvolvimento de valores morais, pois trata-se de um espaço rico pelas suas relações sociais, que pode ser utilizado como espaço de interação, socialização, humanização e compreensão dos aspectos básicos relacionados a cidadania, bem como o desenvolvimento da autonomia e da construção de uma identidade pautada em valores éticos e morais. Desse modo, a organização do tempo e espaço escolar destinado ao recreio é uma das problemáticas da educação brasileira que precisa, enquanto cultura escolar, ser refletida, analisada e debatida, na busca de ações estratégicas que possam viabilizar a utilização desse tempo escolar de modo a contribuir para a construção da autonomia e do exercício da cidadania, na formação dos sujeitos, visando a (re) construção de valores éticos, por meio da valorização de atitudes como a cooperação, a solidariedade e o respeito pelo ser humano, princípios básicos e essenciais para a vida em sociedade. Diante da problemática do recreio, vivenciada pela escola Municipal Ruy Alvino Alegretti - Educação Infantil e Ensino Fundamental, e embasadas nos estudos dos pesquisadores citados nesse referencial teórico, buscamos, enquanto equipe gestora desta instituição, desenvolver o projeto de recreio dirigido, visando a otimização do tempo e do espaço escolar, a fim de garantir a efetividade de práticas pedagógicas que não estejam desvinculadas dos processos de formação de valores e padrões de conduta. Serão utilizados como recursos materiais 06 conjuntos criativos cada um deles composto por 01 mesa e 5 cadeiras, contendo espaço central para organização das pecas de montagem, 03 pacotes de peças para montagem, 03 jogos de boliche, 02 jogos de lata vazios de achocolatado e leite em pó, uma rede de vôlei, uma bola de vôlei, um parquinho infantil, um suporte de bola ao alvo denominado de "Boca do Palhaço", 02 mesas, 03 apitos, uma corda de 04 metros, uma sala de multiuso com os seguintes equipamentos: TV 39´, Vídeo Cassete, DVD, Data Show, Caixa de amplificadora de som, para a aquisição dos materiais de apoio para o desenvolvimento do projeto serão utilizados os recursos financeiros do PDDE, o projeto abrangera todos os 326 alunos desta Instituição Pública de Ensino, sendo estes 181 do ensino regular e 145 da Educação Integral, além dos alunos que serão os beneficiários diretos do projeto, serão beneficiados indiretamente toda a comunidade escolar composta pelos familiares dos alunos e os profissionais envolvidos no processo educacional desta Unidade de Ensino. Pensando em uma sistemática que integre, interaja, desenvolva, transmita e ao mesmo tempo contribua para a formação de costumes e valores, buscamos por meio do projeto de Recreio Dirigido, desenvolver ações práticas, por meio do desenvolvimento de atividades lúdicas, objetivando assim, melhorar os relacionamentos dos alunos desta instituição de ensino, visando contribuir para que os sujeitos em formação se compreendam como sujeitos históricos, capazes de construir uma identidade autônoma, contribuindo assim, para a minimização dos conflitos de ordem particular e coletiva decorrente dos problemas de interação sócio-afetiva que se desenvolvem no momento do recreio e se estendem para as salas de aula após o termino do mesmo.
Objetivos
Gerais:
Investigar a cultura escolar da Escola Municipal Ruy Alvino Alegretti - Educação Infantil e Ensino Fundamental, a fim de desenvolver e implementar o projeto do recreio dirigido visando promover o desenvolvimento da autonomia, da cidadania e da socialização destes indivíduos no contexto da dinâmica escolar.
Específicos:
1. Observar o recreio livre dos alunos da instituição de ensino; 2. Propiciar momentos de reflexão entre os alunos para tratar da problemática da cultura escolar; 3. Fazer um levantamento bibliográfico sobre a temática a ser desenvolvida; 4. Elaborar projeto do recreio dirigido (organização das oficinas); 5. Elaborar cronograma das atividades propostas para o projeto do recreio dirigido; 6. Promover momentos de socialização do projeto com os alunos e profissionais da educação; 7. Implementar o projeto do recreio dirigido por meio do desenvolvimento das atividades propostas conforme cronograma das oficinas; 8. Acompanhar e observar o recreio dos alunos durante a implementação do projeto; 9. Promover momentos de socialização do projeto com a comunidade escolar; 10. Levantar uma diagnóstica, junto aos alunos e profissionais da educação avaliando os aspectos positivos, negativos e os pontos a melhorar do trabalho desenvolvido.
Metas a atingir:
Nossa hipótese diante dos pressupostos elencados é de que os alunos melhorem o relacionamento sócio-afetivo, desenvolvendo atitudes e comportamentos que demonstrem respeito às diversidades, permitindo a construção da identidade de cada aluno para a realização de sua autonomia. O projeto tem ainda o propósito de garantir que o tempo de socialização seja uma das condições necessárias e, portanto indispensável para a aquisição certa e duradoura das formas de pensar, sentir e agir, construindo relações sociais saudáveis no ambiente escolar, assim temos como meta: 1. Analisar durante os meses de fevereiro e março, por meio da observação e do registro diário por meio de filmagem e fotos a forma de organização e interação dos alunos no momento do recreio livre, identificando os pontos fortes e os pontos a melhorar; 2. Realizar assembleias semanais durante o mês de abril, com a participação efetiva de todos os alunos e profissionais envolvidos no processo educacional, para refletir sobre a problemática do recreio a partir da observação dos registros diários da forma de organização e interação dos alunos no momento do recreio livre; 3. Envolver a equipe diretiva da escola no mês de maio, para o levantamento de referencial teórico que fundamente as discussões acerca da problemática da cultura escolar dando sustentabilidade para a elaboração do projeto; 4. Desenvolver o projeto durante o mês de junho, dentro da estrutura determinada (organização das oficinas); 5. Elaborar no mês de junho cronograma das atividades a serem desenvolvidas na implementação do recreio dirigido, determinando as oficinas de acordo com as turmas, os profissionais e os monitores responsáveis pelas oficinas, bem como a turma que participará da oficina conforme calendário letivo escolar. 6. Realizar assembleias no mês julho com a participação de todos os alunos e profissionais da Instituição Pública de Ensino. 7. Implementar no mês de agosto o projeto do recreio dirigido por meio da realização das oficinas lúdicas monitoradas; 8. Observar e registrar no mês de agosto, por meio de filmagem e fotos o recreio dirigido dos alunos durante a aplicação do projeto; 9. Apresentar na reunião de pais do mês de outubro o desenvolvimento do projeto, por meio dos registros das observações realizadas antes e após a aplicação do projeto; 10. Realizar assembleia com alunos e professores e reunião com os pais e profissionais da educação no mês de dezembro para avaliação e levantamento dos pontos fortes e a melhora do projeto.
Cronograma
Físico:
Atendimento aos alunos do ensino regular e da Educação Integral - Programa Mais Educação da Escola Municipal Ruy Alvino Alegretti de fevereiro a dezembro de 2013.
Financeiro:
Será necessário um investimento no valor aproximado de R$ 400,00. PDDE
Orçamento:
Recursos próprios, vinculados a APMF da Instituição Pública de Ensino.
Beneficiários Diretos:
Serão beneficiados diretamente os 181 alunos matriculados no ensino regular e os 145 alunos matriculados na Educação Integral desta Instituição Pública de Ensino no ano de 2013, sendo alunos da zona rural moradores das Estradas Bandeirantes, Paranhos, Santo Maneta e Oswaldo Moreschi; e dos seguintes bairros da zona urbana: Conjunto Indaiá, Jardim Ouro Cola, Jardim Olímpico, Jardim Aurora e Jardim Montreal.
Beneficiários Indiretos:
Serão beneficiados indiretamente os 38 profissionais da educação de ensino, e os familiares dos alunos 181 alunos desta Instituição Pública de Ensino, residentes na zona rural nas Estradas Bandeirantes, Paranhos, Santo Maneta e Oswaldo Moreschi; e dos moradores dos bairros da zona urbana do Conjunto Indaiá, Jardim Ouro Cola, Jardim Olímpico, Jardim Aurora e Jardim Montreal.
Resultados:
Obtenção de melhora significativa no comportamento e na socialização, interação e integração dos alunos, o que contribui para melhora no desempenho escolar dos educandos.