Banco de Projetos

Menção Honrosa

Valorizando a Vida - Não às Drogas

Ano / Edição: 2018
Município: Ivaiporã
Função de Governo: Assistência Social

Administração Indireta:

Prefeitura

Diagnóstico

Ivaiporã, Município localizado na região Norte Central do Estado do Paraná, possui população segundo dados do IBGE 2010 de 31.816 habitantes divididos entre habitantes da zona urbana e rural. Sendo, a estimativa da população para 2016 de 32.715, havendo de crescimento populacional. Diante do crescimento da população há também crescimento de problemas sociais, vulnerabilidades e riscos.
Dentre as situações de risco o uso de drogas esta a cada dia mais preocupante, uma vez que, dados comprovam que o tráfico e o uso de drogas vem crescendo no município, realidade esta comprovada em Ivaiporã, como no restante do país, cada vez mais cedo adolescentes, ou ainda crianças independente de classe social iniciam o uso de drogas, ou por vontade própria, por influência ou por simples curiosidade experimentam a droga.
Esse contexto acarreta preocupações, diante disso ações de conscientização e prevenção são alternativas concretas de combate, ou diminuição do uso de drogas. O projeto em suma visa atingir em média 4000 crianças e adolescentes através de Escolas Municipais e particulares, Colégios Estaduais e Serviços socioassistenciais.

Descrição

Com objetivo central do projeto é a prevenção e redução ao uso de drogas entre adolescentes e jovens, através de programa educacional implantado na rede de ensino e serviços sociassistenciais, ações estas realizadas com ciclos de oficinas e palestras abordando o tema e conscientizando dos malefícios causados com uso de drogas, além de introduzir no trabalho formas para evitar o uso, sendo assim o projeto se instala no sentido de propagar a prevenção, e demostrar os malefícios causados aos que já experimentaram algum tipo de drogas, para assim evitar a evolução.
O trabalho realizado com profissionais da área de psicologia, serviço social, Vara da Infância e Juventude (juízes, promotores) Polícia Militar, que abordam a educação para valores, com ênfase central na prevenção do uso de substâncias psicoativas, realizando reflexão acerca das desvantagens da dependência e do uso de drogas. Ainda, no sentido de prevenir, são desenvolvidas práticas educativas junto aos pais, com série de palestras voltadas a orientação acerca de cuidados, atenção, com estabelecimento de afeto, regras e limites.
O desenvolvimento do trabalho realizado através de ciclos de palestras com metodologia diversificada, profissionais especializadas no assunto, vídeos, depoimentos de pessoas usuárias de droga, dessa forma, o trabalho realizado busca sensibilizar grupo em sala de aula, escola e arredores sobre a questão das drogas na vida, Após a realização do ciclo de palestra são desenvolvido a semana de conscientização, onde serão realizado a explanação do projeto em praça publica a população, trabalhados em forma de panfletagem noções de cidadania, direitos e deveres, uso de drogas lícitas e ilícitas.
Ainda, o trabalho em parceria são realizados encaminhamentos para internações, e acompanhamento familiar ao grupo de apoio Amor Exigente.
Além de trabalhar o tema no Município de Ivaiporã, o projeto estendeu-se aos municípios vizinhos, onde são realizados pelos técnicos integrantes da Assistência Social e Educação em parceria com integrantes do projeto desenvolvido em Ivaiporã.
O desenvolvimento do projeto em tela é custeado pela Prefeitura Municipal de Ivaiporã, através do Departamento de Assistência Social, com de recursos oriundos via FNAS para FMAS do Piso Fixo de Média Complexidade.
O projeto entra na sua IV edição com execução e apoio da prefeitura municipal via Departamento municipal de Assistência Social, com ações conforme segue:
2015- realizado um ciclo de palestras em escolas municipais e colégios estaduais com participação de juízes da Vara Cível da Comarca, delegado e investigador da Polícia Civil, ministério Publico, diretora e técnicos, (assistentes sociais e psicólogos) do Departamento Municipal de Assistência Social e ações desenvolvida em praça publica com panfletagem e participação de conselhos, ano esse que o projeto foi apresentado no Encontro Nacional de Gestores de Assistência Social, ficando em SEGUNDO LUGAR dentre os trabalhos apresentados.
2016 – O ano de 2016 o projeto teve continuidade com as ações de palestras e ações publicas, ano ainda de implantação do programa Amor exigente, parceiro no acompanhamento familiar através de um grupo de voluntários capacitados para trabalhar o tema, o ciclo de palestras iniciou com evento destinado a toda população com a apresentação de três palestras: 1- Palestra: Uma doença chamada crack - Investigador de Polícia Osias S. Ienzen. 2- Palestra: Penalização do uso de drogas - Dr. José Chapoval Cacciacarro. 3- Palestra: A arte de escutar... Um passo para a recuperação - Coordenador do Amor Exigente de Ivaiporã Clodoaldo Oliveira. Onde contou com cerca de 1.500 pessoas, e posteriormente realizado o trabalho de oficinas e palestras na rede de ensino e projetos sociais. Em parceria com policiais do DENAR realizado capacitação sobre Drogas para técnicos da rede de serviços com participação. Ainda neste ano apresentação do Projeto no Congresso Premium Brasil em Belo Horizonte, recebendo o prêmio de reconhecimento pelo trabalho realizado.
Em 2017 as ações de prevenção são ampliadas a 3° edição dá-se início com reuniões com lideranças comunitárias e rede de serviço, e posterior abertura oficial em praça pública contando com autoridades e participação da polícia civil; ainda buscando conhecimento técnicos e gestores participam em eventos alusivo a Semana Estadual de prevenção ao uso indevido de Drogas. Seguindo as ações municipais realizadas oficinas na rede de ensino e projetos sociais sobre drogas, e ainda realizado na rede de ensino um concurso com o tema: DROGAS, sendo as redações avaliadas e premiadas. O evento de premiação aconteceu juntamente com uma palestra sobre o tema. Expandindo as atividades realizado parceria com municípios da região realizado apresentação do projeto os quais trabalharam o tema junto a rede de ensino e grupos de famílias e adolescentes acompanhados pelo CRAS.
Em 2018 dando continuidade no projeto realizado reuniões de organização e a abertura oficial, seguido da semana de conscientização com panfletagens em praça publica, e com oficinas e palestras na rede de ensino no decorrer do ano. A partir do mês de junho realizado oficinas periódicas e Palestras direcionada a Prevenção ao Uso e Abuso de Drogas para Escolas Municipais e Estaduais do Município de Ivaiporã e demais Escolas Estaduais em Municípios vizinhos atendidas pelo Núcleo Regional de Educação, oficinas essas que norteou a etapa do concurso de redação no município, onde através dos textos confeccionados pelas crianças e adolescentes foi possível identificar casos e realizar encaminhamentos para atendimento na rede de serviços. Ainda realizado oficinas descentralizadas com pais e responsáveis no município, momento o qual possibilitou realizar um levantamento em relação ao uso de substâncias entre as famílias, ou seja, um levantamento de dados. Na sequência realizado a premiação do concurso de redação seguido da palestra Diga Não às Drogas – A vida vale mais

Objetivos

Gerais:

Prevenir o uso de drogas, objetivando a não propagação do uso entre adolescentes e jovens.

Específicos:

• Realizar campanhas de prevenção visando a valorização da vida ;
• Introduzir a temática de educação para valores, como fator de prevenção para o uso de drogas entre crianças, adolescentes e jovens e evitar o envolvimento com a criminalidade;
• Realizar encaminhamentos para internação;
• Esclarecer junto a crianças, adolescentes, jovens, pais e educadores quanto aos perigos do uso das drogas;
• Alertar e esclarecer sobre os efeitos físicos e comportamentais, bem como de suas consequências;
• Divulgar informações que orientem a prevenção e promovam o tratamento de dependentes;
• Informar sobre os efeitos das principais drogas consumidas por adolescentes e jovens;
• Esclarecer sobre os estágios motivacionais para mudança de comportamento.
• Mobilizar a sociedade quanto a prevenção do uso de drogas;

Metas a atingir:

O projeto tem como meta atingir a população de Ivaiporã, crianças, adolescentes e jovens, e parcela da população de cidades vizinhas quanto a prevenção de uso de drogas e priorizando a valorização da vida.
em 2015 atingiu cerca de 10.000 crianças, adolescentes, jovens, adultos e idosos;
Em 2016 atingiu de 5,000 a 20.000 pessoas;
Em 2017 atingiu de 5.000 a 20.000 pessoas;
Em 2018 a meta é atingir 25.000,00 mil pessoas. com informações a população de todas as faixas etárias

Cronograma

Físico:

Cronograma de 2015 - julho a dezembro
Cronograma de 2016 - fevereiro a dezembro
cronograma de 2017 - fevereiro a dezembro
cronograma de 2018 - fevereiro a dezembro

Financeiro:

Os valores despendidos para o projeto para execução no ano de 2018 são de R$ 40.000,00 reais, sendo estes utilizados para produção de material gráfico, e materiais de campanhas, como faixa, painéis, panfletos e contratação de empresa especializada para contratação de oficineiro.

Orçamento:

O orçamento é decorrente de fonte do Fundo Municipal do Conselho de Políticas Publicas sobre Drogas, Fundo Municipal do Conselho dos Direitos da criança e do Adolescente e do e do Fundo Municipal de Assistência Social , através do Piso Fixo de Média Complexidade, e recursos próprio municipal.

Beneficiários Diretos:

O projeto beneficiará diretamente cerca de 5000 crianças e adolescentes, distribuídos em escolas e colégios públicos e particulares em seis bairros e três distritos do município de Ivaiporã.

Beneficiários Indiretos:

O projeto beneficia indiretamente em média 20.000 pessoas, ou seja, população geral em todas as faixas etárias do Município, bem como, a população de Municípios vizinhos que aderiram a parceria ao projeto de Valorização da vida.

Resultados:

Os resultados aparecem no sentido de diminuição do uso e do tráfico, redução do consumo e índices de apreensões. Ainda, índice relevante está na procura por tratamento, grupos de apoio e internações, o que teve aumento evidente no período de realização do projeto. As declarações de órgãos parceiros relatam a importância da implantação e aplicação das ações do Valorizando a Vida
Os dados levantados são preocupantes, uma vez que através da pesquisa realizada junto a rede de ensino é assustador o número de pessoas que fazem ou já fizeram uso de alguma droga, o que fica visível a importância deste trabalho de prevenção. Contudo com o desenvolvimento do projeto está claramente expressa nas declarações encaminhadas pelos órgãos de educação, de atendimento a população o resultado positivo.
Dados do Centro de Atenção Psicossocial CAPS, expressa claramente a aumento de atendimentos a usuários de drogas nesse período, o que é avaliado como positivo uma vez que as pessoas estão se conscientizando e a cada vez mais procurando tratamento.
O programa Amor Exigente demonstra claramente a adesão de usuários, em um ano de implantação do programa no Município constata-se número expressivo de participantes e de acompanhamentos de internação.
Ainda, declaração de órgãos como Polícia Militar e Núcleo Regional de Educação demostram que o projeto esta dando certo, e os resultados estão aparecendo a cada dia de forma positiva.
Com os dados da Polícia Militar podemos constatar que houve entre 2015, 2016 e 2017 reduções de apreensões de adolescentes referente a casos de drogas e aumento de quantidade de drogas apreendidas.
Segundo dados da Polícia Militar conforme relatório de ocorrências anexado fica explicito que as ações desenvolvidas com o projeto vêm mostrando resultados, uma vez que no início o numero de apreensões por tráfico eram poucas, com a divulgação do projeto houve maior número de denúncias e maior número de apreensões, passando de 26 para 86 no ano de 2015 para 2016, já em 2017 esse número diminuiu chegando em 71, pois o número de pessoas envolvidas com as drogas está gradativamente diminuindo no município.
Ressaltamos as declarações da Polícia Civil que enaltece o projeto por contribuir significativamente para a população do Município, melhorando a Segurança pública e a consequentemente maior segurança á população.

Anexos

Banco de Projetos