Banco de Projetos

Escola Integral: Interagindo e Ofertando Ensino de Qualidade e Perspectiva de Vida Melhor aos Alunos

Ano / Edição: 2013
Município: Maringá
Função de Governo: Educação

Administração Indireta:

Secretaria de Educação de Maringá-SEDUC

Diagnóstico

A comunidade que a Escola Municipal Olga Aiub Ferreira atende é extremamente carente e, por ser assim, precisa de novas propostas de ensino que lhes dê condições de ter melhores expectativas de vida, por meio do conhecimento. Neste sentido, o Município de Maringá implantou nesta escola a Educação Integral, em 2010, que oferece este conhecimento de forma diversificada e lúdica, tirando as crianças de "risco" da rua, oportunizando novas vivências que poderão dar nova visão de mundo e mudar suas vidas. O programa visa melhores condições de conclusão da educação básica, com ganhos significativos em termos de rendimento e desempenho escolar. Oferece aos alunos de primeiro ao quinto ano a oportunidade de vivenciarem um currículo sólido, diferenciado, dedicado ao desenvolvimento de suas habilidades e competências para que possam se preparar diariamente para o exercício de uma vida produtiva, com capacidade de inovar, apropriar-se e abrir possibilidades de gerar novas tecnologias, novas soluções para o convívio em sociedade e por fim avanços e melhorias na qualidade de vida.

Descrição

Embora o tema não seja novo, Educação Integral debate no cenário educacional como uma forma de garantir uma educação pública e de qualidade. Aristóteles já a mencionava, enquanto Marx a chamava de Omnilateral. Objetivando o desenvolvimento das potencialidades humana, educadores como Claparéde, Jean Piaget e Celestin Freinet, defendiam a Educação Integral ao longo da vida. No Brasil, Paulo Freire nos falava de uma educação cidadã. Se analisarmos a raiz da palavra Integral, termo por definição, quer dizer total, inteiro, global. É isso o que se pretende com a educação integral: desenvolver os alunos de forma completa, em sua totalidade. Muito mais do que o tempo em sala de aula, a educação integral reorganiza espaços e conteúdos. Para melhor compreensão do que seja o Programa Mais Educação, segue a seguinte conceituação: O Programa Mais Educação, criado pela Portaria Interministerial nº 17/2007, aumenta a oferta educativa nas escolas públicas por meio de atividades optativas que foram agrupadas em macrocampos como acompanhamento pedagógico, meio ambiente, esporte e lazer, direitos humanos, cultura e artes, cultura digital, prevenção e promoção da saúde, educomunicação, educação científica e educação econômica. A iniciativa é coordenada pela Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade (SECAD/MEC), em parceria com a Secretaria de Educação Básica (SEB/MEC) e com as Secretarias Estaduais e Municipais de Educação. Sua operacionalização é feita por meio do Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE), do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). O programa visa fomentar atividades para melhorar o ambiente escolar, tendo como base estudos desenvolvidos pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), utilizando os resultados da Prova Brasil de 2005. Nesses estudos destacou-se o uso do "Índice de Efeito Escola - IEE", indicador do impacto que a escola pode ter na vida e no aprendizado do estudante, cruzando-se informações socioeconômicas do município no qual a escola está localizada. Cabe destacar que, até a aprovação e inserção da unidade escolar no Programa Mais Educação, o governo Municipal arca com todas as despesas referentes ao atendimento integral das crianças lá assistidas. Os balancetes desses investimentos podem ser comprovados pelos conselheiros do FUNDEB - FUNDO DE MANUTENÇÃO E DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO BÁSICA. Hoje, a maioria das escolas municipais de Maringá ofertam a Educação Integral e quanto a este atendimento é importantíssimo destacar que a meta 6 do governo federal destaca que: É preciso oferecer Educação em tempo integral em, no mínimo, 50% das escolas públicas para atender 25% dos alunos da Educação Básica. O Todos Pela Educação tem, entre suas cinco Bandeiras, uma direcionada à Educação Integral. Dado que a meta 20 do PNE fixou em 10% do PIB o investimento direto em Educação pública nos próximos dez anos, podemos ser mais audaciosos e garantirmos Educação Integral para pelo menos 50% dos alunos, com ênfase nas populações mais vulneráveis e redes com Ideb mais baixo, conforme sugestão para a meta 6. Ampliar a meta de atendimento para 50% das escolas e 50% dos alunos, no mínimo, em tempo integral. A Educação Integral funciona em nossa escola desde o ano de 2010 e, por ser uma novidade na escola maringaense, passamos e ainda enfrentamos muitas dificuldades, tanto na adesão de professores quanto na construção da Grade Curricular. Este ano, particularmente, o Programa está conseguindo alguns limites e já há um melhor entendimento e adesão dos professores sobre esta ampliação na jornada escolar e a Secretaria de Educação tem proposto Formação Continuada para todos os professores que fazem parte da Educação Integral. Foram instituídas em todo município as seguintes Oficinas: 1- Educação Ambiental; 2- Empreendedorismo; 3- Direitos Humanos; 4- Jogos e Brincadeiras; 5- Jogos Pré Desportivos; 6- Literatura; 7- Arte; 8- Português e Matemática; Ainda, com o recurso enviado pelo Governo, PDDE Mais Educação, oferecemos as Oficinas de Karatê, Jornal Escolar, Dança e Teatro. Ou seja, há uma gama diferenciada de Oficinas para atendermos aos alunos da Educação Integral. Em geral, a Prefeitura e o Governo têm mantido o Programa. Temos ainda muitos desafios pela frente, como a questão de espaço/infraestrutura, mobiliário e parte humana, pois há necessidade de um suporte grande de pessoas por causa da hora de descanso dos alunos, ou seja, no horário intermediário, que necessita de cuidados especiais aos alunos que ficam o dia todo na escola.

Objetivos

Gerais:

Proporcionar melhores condições de conclusão da educação básica, com ganhos significativos em termos de rendimento e desempenho escolar e oferecer aos alunos de primeiro ao quinto ano a oportunidade de vivenciarem um currículo sólido, diferenciado, dedicado ao desenvolvimento de suas habilidades e competências para que possam se preparar diariamente para o exercício de uma vida produtiva, com capacidade de inovar, apropriar-se e abrir possibilidades de gerar novas tecnologias, novas soluções para o convívio em sociedade e por fim avanços e melhorias na qualidade de vida.

Específicos:

1- Oferecer carga horária escolar ampliada; 2- Planejar grade curricular diferenciada do ensino regular; 3- Possibilitar um encontro maior com a arte, por meio do teatro e da dança; 4- Ofertar Oficinas diárias no contraturno escolar, cinco vezes por semana, quatro horas semanais.

Metas a atingir:

Proporcionar melhores condições de conclusão da educação básica, com ganhos significativos em termos de rendimento e desempenho escolar e oferecer aos alunos de primeiro ao quinto ano a oportunidade de vivenciarem um currículo sólido, diferenciado, dedicado ao desenvolvimento de suas habilidades e competências para que possam se preparar diariamente para o exercício de uma vida produtiva, com capacidade de inovar, apropriar-se e abrir possibilidades de gerar novas tecnologias, novas soluções para o convívio em sociedade e por fim avanços e melhorias na qualidade de vida.

Cronograma

Físico:

Em atendimento à comunidade desde o ano de 2010.

Financeiro:

Recebe verba do Governo Federal para a realização das Oficinas.

Orçamento:

Recursos vindos da Secretaria da Educação e Governo Federal.

Beneficiários Diretos:

Comunidade

Beneficiários Indiretos:

Sociedade

Resultados:

Oferecer aos alunos de primeiro ao quinto ano a oportunidade de vivenciarem um currículo sólido, diferenciado, dedicado ao desenvolvimento de suas habilidades e competências para que possam se preparar diariamente para o exercício de uma vida produtiva, com capacidade de inovar, apropriar-se e abrir possibilidades de gerar novas tecnologias, novas soluções para o convívio em sociedade e por fim avanços e melhorias na qualidade de vida.

Anexos

Documentos Anexados:
Nenhum Anexo

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