Banco Estudantil
Ano / Edição: 2018
Município: Quarto Centenário
Função de Governo: Educação
Administração Indireta:
Prefeitura Municipal
Diagnóstico
No ambiente escolar é perceptível a dificuldade que os alunos tem em relação aos cuidados com seus pertences bem como o de seus colegas e o patrimônio público, o que acaba por gerar desavenças,atos de violência, desperdício de materiais escolares e destruição de patrimônio.
Considerando tal problemática, torna-se necessária ações de intervenção que vise induzir os alunos a valorizarem os bens que possuem e a zelar pelo patrimônio público, levando-os a compreensão de que este é um bem seu, mas também de outros.
Descrição
Assim como o trabalhador formal realiza a troca de seu trabalho por um determinado salário, o aluno será informado de que o estudo é seu trabalho, pelo qual receberão um salário mensal em moeda fictícia com diferentes valores diferentes para cada ano (1º ao 5º), como se fosse abono por tempo de serviço, para o qual a cada ano será acrescido uma porcentagem, ou seja, o 2º ano terá um abono de 10% sobre o salário do 1º ano, o 3º ano terá um abono de 10% sobre o salário do 2º a no, o 4º ano terá um abono de 10% sobre o salário do 3º ano e o 5º ano terá um abono de 10% sobre o salário do 4º ano.
Para estimular a compreensão do sistema monetário e as movimentações bancárias, será criado dentro do Projeto uma “Agencia Bancária” 9 pode funcionar na secretaria do Projeto), onde os alunos farão depósitos,, receberão pagamentos, farão aplicações, empréstimos etc.. Por essa dinâmica/movimentação os alunos aprenderão a calcular juros, descontos, porcentagens etc. desenvolvendo algumas habilidades matemática.
Para compreenderem a importância da economia como forma de aquisição de bens futuros o aluno será orientado a poupar um determinado percentual de seu “salário” a ser aplicado em uma “conta poupança” que ele acompanhará realizando os cálculos de juro mensal. Com o valor economizado e poupado, o aluno poderá adquirir bens de maior valor como: bicicleta, celulares ou passagem para algum passeio.
Os pagamentos dos salários serão organizados por dias úteis, sendo:
1º ano receberá no primeiro dia útil de cada mês;
2º ano receberá no segundo dia útil de cada mês;
3º ano receberá no terceiro dia útil de cada mês;
4º ano receberá no quarto dia útil de cada mês;
5º ano receberá no quinto dia útil de cada mês;
Após o pagamento, realizar-se-á uma feirinhana qual será comercializado produtos diversos, dando oportunidade aos alunos de priorizarem gastos eeconomizarem parte de seu “salário. Nas etiquetas de preços serão colocados o valor real do produto e o valor dos impostos para que ao final da compra possam calcular o quanto pagaram de impostos, levando-os a compreenderem a frase que os bens e patrimônios públicos são pagos com o dinheiro do próprio salario, instigando assim a valorizarem esses bens. Outra ação a ser desenvolvida em parceria com a Escola Municipal Germana Afonso Moleiro, diz respeito aos materiais que usam da escola como: lápis, caderno, borracha etc., estes que serão adquiridos com a moeda fictícia, não ganhos gratuitamente como tem ocorrido.
E finalmente, do mesmo modo que o trabalhador formal tem responsabilidades com a empresa onde trabalha os alunos também terão responsabilidades em relação a escola onde estuda e o Projeto de contra turno. Assim, se o aluno apresentar faltas sem justificativas ou muitos atrasos, será descontado um percentual em seu “salário”,( tabela 9.1 no anexo) mas também será acrescido uma mesma porcentagem como abono ou gratificação, caso este vá além em sua dedicação acadêmica (tabela 9.2 no anexo).
Cada professor regente receberá uma ficha individual dos alunos matriculados (tabelas 9.1 e 9.2) para que façam as anotações de descontos ou abonos. Esta ficha deverá ser entregue ao responsável pelo banco até o dia20 de cada mês para que este se organize em relação aos pagamentos.
Objetivos
Gerais:
Levar os alunos a compreenderem a dinâmica financeira, econômica e fiscal que circula no meio social e familiar, relacionando os ganhos salariais e as despesas do dia a dia, incentivando a valorização de seus bens materiais, a evitarem desperdícios ou gastos desnecessários, a reconhecerem no patrimônio público e dos próprios colegas uma extensão dos seus próprios bens, o que refletirá na apreciação do respeito e amizade.
Específicos:
- Desenvolver nos alunos o senso de responsabilidade e valorização tanto dos objetos pessoas quanto do patrimônio público;
- Estimular os alunos a priorizarem gastos e a economizarem;
- Trabalhar habilidades matemáticas através do uso cotidiano de débito, crédito, juros, porcentagens e descontos dados por situações problemas;
- apresentar o sistema monetário;
- Levar os alunos a compreenderem a dinâmica de arrecadação de IR embutido nas mercadorias, a forma de arrecadação (nota fiscal) e o destino dos recursos.
Metas a atingir:
- Melhorar o desempenho dos alunos na disciplina de matemática;
- Formar cidadãos conscientes e capazes de planejar e organizar-se financeiramente;
-Provocar, em longo prazo, uma mudança de hábitos, valores e atitudes em relação às práticas de sonegação fiscal e mal uso de recursos públicos.
Cronograma
Físico:
Anexo
Financeiro:
Janeiro - R$ 0,0
Fevereiro - R$ 0,0
Março - R$ 0,0
Abril - R$100,00
Maio - R$100,00
Junho - R$300,00
Julho - R$900,00
Agosto - R$ 50,00
Setembro - R$900,00
Outubro - R$ 50,00
Novembro - R$ 800,00
Dezembro - R$200,00
TOTAL - R$ 3.400,00
Orçamento:
Os valores são referentes a materiais necessários para o trabalho em salas de aula, papeis e tinta para impressão, produtos a serem “comercializados" na feirinha e viagens. Não tem outros custos, pois o mesmo é desenvolvido dentro de uma instituição aproveitando estrutura, mobiliários e pessoal.
ATIVIDADE INVESTIMENTO ANUAL
Desenvolvimento do projeto (Aquisição de cédulas fictícias, tablet, papeis e materiais diversos) - R$ 400,00
Feirinhas (aquisição de materiais a serem comercializados) - R$ 600,00
Passeios - R$ 2.400,00
TOTAL: 3.400,00
Beneficiários Diretos:
Os beneficiários diretos serão os 165 alunos entre 6 a 11 anos de idade que frequentam o Contra turno escolar Projeto Cidadãos do Futuro onde este está sendo desenvolvido.
Beneficiários Indiretos:
Os beneficiários indiretos serão toda comunidade, pois as famílias contarão com crianças mais conscientes acerca dos gastos domésticos, passando a economizar e a valorizar os bens pessoais. O Poder Público terá cidadãos mais zelosos com o patrimônio comum e conhecedores dos meios de arrecadação, efetivando o hábito de exigir nota fiscal no ato da compra, levando esse conhecimento também ao núcleo familiar, promovendo assim aumento de arrecadação no Município e consequentemente possibilidade de novos investimentos.
Resultados:
De acordo com o projeto, ao longo do ano serão realizadas atividades que levarão os alunos a autonomia nas tomadas de decisões. Os cálculos de ônus e bônus que acontecerão mensalmente nos apontarão a evolução das habilidades matemáticas enquanto que nas feirinhas e nas viagens terão oportunidade de tomarem decisões pensadas como gastar com objetos supérfluos ou economizarem para aquisição de bens maiores e assim atingir através de planejamento financeiro algum objetivo idealizado, praticando ainda um dos exercícios de cidadania que é o direito a nota fiscal.