Banco de Projetos

Almoxarifado Web: Sistema online de Almoxarifados

Ano / Edição: 2017
Município: Londrina
Função de Governo: Administração

Diagnóstico

O controle de estoque é realizado por cada secretaria individualmente, sendo que as mesmas, compram, recebem e dão a destinação final aos seus materiais de consumo, fazendo a gestão de maneira não institucional, sem um sistema que possibilite o gerenciamento de suas demandas. Tal logística impossibilita também que, se tenha uma visão global e precisa dos itens e materiais que são adquiridos e consumidos pelo município como um todo. Outro aspecto relevante é a exigência do Tribunal de Contas para que se tenha e apresente um controle unificado de todos os almoxarifados com seus respectivos estoques, fazendo a prestação de contas mensal.

Descrição

O Almoxarifado Web é um sistema de controle de bens móveis e de materiais de consumo.
Controla a entrada, saída e estoque dos produtos utilizados pela Prefeitura de Londrina.
Foi desenvolvido pela Diretoria de Tecnologia da Informação em parceria com a Diretoria de Gestão de Bens Móveis da Secretaria de Gestão Pública para facilitar e garantir o gerenciamento dos bens materiais e do material de consumo da PML.
Com este sistema é possível saber em tempo real a quantidade de produtos que estão em estoque e os produtos faltantes, além de outros relatórios gerenciais.

Objetivos

Gerais:

Implementação de Controle de Almoxarifado de Materiais de Consumo, gerenciando os estoques para que haja maior eficácia na Administração de Materiais.

Específicos:

Controle cadastral:
Classificação genérica de materiais;
Classificação comercial de materiais;
Agrupamento: Classificação por grupos subgrupos e famílias, possibilitando a geração de relatórios históricos e analíticos;

Metas a atingir:

Identificar e criar um catalogo de materiais;
Implementar o sistema em todas as Secretarias Municipais;
Treinar e desenvolver gestores em cada Secretaria para realizar o efetivo controle;
Prestar contas ao Tribunal de Contas do Estado;
Publicar mensalmente relatórios no Portal da transparência;

Cronograma

Físico:

2015 - Estudo e desenvolvimento do catalogo de materiais;
2016 - Implantação em 100% das unidades administrativas do Município;

Financeiro:

Recursos Próprios: projeto desenvolvido pelos funcionários das secretarias envolvidas.

Orçamento:

Recursos Próprios: projeto desenvolvido pelos funcionários das secretarias envolvidas.

Beneficiários Diretos:

Gestores, coordenadores de Almoxarifados e profissionais que trabalham na manutenção dos mesmos. Entre as maiores secretarias atendidas temos as secretarias municipais de Educação, Cultura e Saúde, além das quais, poderíamos citar os almoxarifados dos seguintes departamentos (Ver Siglas):
DLMS, Centro Cultural da Região Norte, Centro Unificado de Artes e Esportes, Gabinetes das secretarias, Museu de Arte de Londrina, Serviços Urbanos Dir Ser Urb Pav SMOP Obras, Geral da SMPOT, IBC, PGM, Sec. Munic. Gestão Pública, SEMA, SMAA, SMAS, SMDS, SMF, SMG, SMI, SMOP, SMPM, SMRH, SMTER, Amoxarifado - TI (SMPOT-DTI).

Beneficiários Indiretos:

A população atendida pelas unidades das variadas secretarias envolvidas:

Resultados:

Acompanhamento da movimentação dos estoques em tempo real;
Agilidade no atendimento permitindo inclusive remanejamento de produtos;

Atualmente estão cadastrados 316 Almoxarifados, entre satélites e distribuidores de materiais, dos quais listamos os seguintes totais:
- Secretaria Municipal de Saúde: 132;
- Secretaria Municipal de Cultura: 5;
- Secretaria Municipal de Educação: 154;

O número de funcionários vinculados a unidades de algumas das maiores secretarias:
- Secretaria Municipal de Cultura: 10;
- Secretaria Municipal de Educação: 1007;
- Secretaria Municipal de Saúde: 4009;

Anexos

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