Banco de Projetos

QUEM É ESSE ALIMENTO?

Ano / Edição: 2017
Município: Mandaguari
Função de Governo: Educação

Diagnóstico

Mandaguari encontra-se na região norte do Estado do Paraná e possui uma população de aproximadamente 35.000 mil habitantes. A rede municipal de ensino é composta por 15 (quinze) instituições escolares. Conta atualmente com 09 (nove) centros municipais de educação Infantil, sendo 03 (três) centros parciais e 06 (seis) centros de tempo integral; 06 (seis) escolas de ensino fundamental, onde destas, 03 (três) são de tempo integral, totalizando 3.382 alunos matriculados na rede municipal de ensino no ano de 2017.
Observando o histórico do município, em especial as atividades de educação nutricional, constatou-se que não havia um processo de conscientização e promoção da alimentação saudável e nutrição adequada, lúdico ou por faixa etária. Em que pese à existência de um cardápio adequado às necessidades dos alunos, alguns ainda apresentam resistência em comer determinados alimentos, pois não conhecem ou nunca provaram estes, principalmente frutas, verduras e legumes. É importante ressaltar que dentre esses alunos, existem crianças com baixo peso, outros com sobrepeso e obesidade infantil.
Ainda aqueles com peso dentro da normalidade apresentam quadros clínicos de anemias, diabetes, colesterol elevado decorrente em quase sua totalidade de uma alimentação desequilibrada e deficitária.

Descrição

As atividades de Educação Nutricional estimulam a adoção voluntária de práticas e escolhas alimentares saudáveis, que colaboram para a aprendizagem, e o estado de saúde do aluno além da qualidade de vida das nossas crianças.
O ambiente escolar, por ter função pedagógica, torna-se propício para o desenvolvimento de atividades que venham trazer mudança de hábitos e de comportamentos.
São 03 (três) atividades no projeto: “Quem é este alimento?”
• Realização de um momento de interação com o objetivo de verificar o conhecimento dos alunos, expor algumas propriedades nutricionais dos alimentos saudáveis e estimular os alunos a experimentar um novo sabor de alimento. Desta forma é formada uma mesa com diversos alimentos (verduras, legumes, tubérculos entre outros) provenientes da agricultura familiar do município, e determinadas frutas que alguns alunos trazem e/ou a escola adquire.
As nutricionistas separam na mesa dois grupos, legumes/verduras e as frutas, as crianças interagem, momento este que as nutricionistas perguntam: “quem é esse alimento?” Em algumas ocasiões as crianças desconhecem o nome ou a existência inclusive dos alimentos oferecidos. Desta feita, é apresentado um benefício nutricional de cada alimento, em uma linguagem didática e de fácil compreensão aos alunos da rede municipal de ensino.
A mesa é montada conforme sazonalidade dos produtos que o município adquire da agricultura familiar e disponível em feiras livres e supermercados.
Durante a palestra os alunos podem fazer perguntas e é oferecido para experimentar (tomate, cenoura, alface, beterraba, melão, manga, banana, maçã, mamão entre outros conforme disponibilidade na palestra).
• Visita à propriedade rural dos agricultores que fornecem produtos da agricultura familiar ao município. São levadas em escala uma ou duas turmas de cada escola com cerca de 40 alunos. A visita conta com a colaboração de um Agrônomo do Conselho de Segurança Alimentar que juntamente com as nutricionistas conduzem a visitação pela propriedade, onde são apresentadas a estufa de sementes, as pequenas mudas e as hortas com diversas culturas sazonais em que os alunos participam com perguntas durante a visita, despertando a curiosidade e encanto destes, uma vez que estes são em sua maioria não conhecem como se dá a produção destes alimentos, por residirem na zona urbana.
• Jogo da Trilha da alimentação saudável - Jogo confeccionado em banner e fixado no quadro da sala de aula onde a classe é dividida entre meninas e meninos ou grupo de alunos. Durante o jogo surgem algumas perguntas sobre alimentos e alimentação saudável, curiosidades sobre guloseimas que os alunos precisam responder para prosseguir, informações que as nutricionistas vão esclarecendo aos alunos. O objetivo maior é promover conhecimento sobre alimentação saudável de forma lúdica e visual que as crianças têm fácil adesão.
Ponto inovador do projeto, a interação entre Secretaria Municipal de Educação e Secretaria de Agricultura, combinada com a atuação do Conselho de Alimentação Escolar (CAE) e Conselho de Segurança Alimentar do município dentro de suas funções contribui para a fiscalização efetiva pela sociedade civil dos trabalhos desenvolvidos pelas nutricionistas, todavia mais que uma fiscalização a participação e inclusão da sociedade nessas atividades de educação nutricional são de grande importância, a comunidade de modo geral.

Objetivos

Gerais:

O objetivo dessas atividades é incorporar o tema da alimentação e nutrição no contexto escolar, com ênfase na alimentação saudável e na promoção da saúde, reconhecendo a escola como um espaço propício à formação de hábitos saudáveis e à construção da cidadania. Além de estimular o produtor da agricultura familiar a plantar uma maior variedade de alimentos, com segurança e que respeitem a cultura, tradições e hábitos alimentares saudáveis da região para a execução do cardápio.

Específicos:

Propiciar a ligação dos os alunos às nutricionistas, as cozinheiras;
Promover a participação social do conselho de segurança alimentar e o conselho de alimentação escolar nas atividades da Secretaria Municipal de Educação, garantindo uma ampliação na participação popular nas políticas públicas do Município;
Apoiar o desenvolvimento sustentável, com incentivos para aquisição de gêneros alimentícios diversificados, sazonais, produzidos no município pela agricultura familiar;
Promover conscientização de hábitos saudáveis na escolha da alimentação pelas crianças;
Apresentar novas perspectivas de alimentação e estímulo para o consumo de alimentos saudáveis;
Prevenir o aumento dos transtornos já relacionadas ao sobrepeso e obesidade infantil;
Cessar o desperdício de frutas, verduras, legumes nas refeições das Escolas Municipais;

Metas a atingir:

Promover a alimentação saudável e qualidade de vida para os alunos;
Conscientizar os alunos da Rede Municipal de Ensino acerca dos benefícios e valor nutricional dos alimentos;
Diminuição da obesidade infantil;
Diminuição do risco de desenvolvimento de doenças crônicas como diabetes, hipertensão e colesterol alto;
Diminuição dos riscos de desenvolvimento de doenças como o câncer;
Despertar em cada aluno o interesse em experimentar alimentos saudáveis;
Implementação de uma atividade eficiente com baixo custo, boa aceitabilidade e facilidade de execução;

Cronograma

Físico:

Escolas de Tempo Parcial
• Escola Yolanda Cercal da Silva – Palestra interativa
• Escola Bom Pastor – Visita à propriedade rural
• Pré-escola Mickey – Palestra interativa
• Pré-escola Tio Patinhas – Palestra interativa
• Escola Dr. Ary da Cunha Pereira – Jogo a trilha da alimentação saudável e Visita à propriedade rural

Escolas de Tempo Integral
• Escola Dra. Renata – Visita à propriedade rural
• Escola Angelina – Jogo a trilha da alimentação saudável
• Escola Francisco Romagnole Junior – Visita à propriedade rural
• Escola Walter Antunes – Jogo a trilha da alimentação saudável

CMEIS
• Recanto Feliz – Palestra interativa
• Terezinha Zanoni – Palestra interativa
• André Malácario. – Palestra interativa
• Orlando – Palestra interativa
• Frujuelli – Palestra interativa
• Casa da Amizade. – Palestra interativa

Financeiro:

Os alimentos utilizados em quase sua totalidade são provenientes da compra semanal deste Município com os produtores da agricultura familiar. Determinados produtos como frutas, a própria escola providencia com recursos próprios ou solicita aos responsáveis pelos alunos, não superando o valor de R$ 80,00 (oitenta reais) por palestra.
As visitas nas propriedades dos produtos rurais da agricultura familiar contam com integração e apoio destes fornecedores, não oferecendo nenhum custo direto, exceto o transporte das crianças, professores e nutricionistas até a propriedade rural.
O jogo de trilha representa apenas o custo do material de expediente e gráfico.

Orçamento:

REALIZAÇÃO DAS PALESTRAS/GRUPOS NAS ESCOLAS MUNICIPAIS
R$ 80,00 (oitenta reais) por palestra, referente à aquisição de frutas e produtos da agricultura familiar;

VISITA ÀS PROPRIEDADES RURAIS
R$ 50,00 (cinquenta reais) por visita, referente ao combustível e depreciação dos ônibus da Secretaria Municipal de Educação para efetuar o transporte dos alunos até a zona rural do Município.

JOGO DE TRILHA
Investimento de R$ 100,00 (cem reais) com o banner e materiais de expediente para realização das atividades em sala de aula.

Neste sentido, o custo reduzido na execução por volta de R$ 400,00 (quatrocentos reais) mensais, acrescido de despesas com pessoal aproximadamente de R$ 2.500,00 (dois mil e quinhentos reais) mensais, representa o custo reduzido deste projeto.

Beneficiários Diretos:

Alunos da rede municipal de ensino e produtores da agricultura familiar do município.

Beneficiários Indiretos:

Comunidade, famílias, merendeiras, equipe das escolas, sociedade civil com a participação dos Conselhos Municipais de Segurança Alimentar e Alimentação escolar.

Resultados:

Diante da implantação recente deste valoroso projeto, os resultados não podem ser totalmente aferidos, visto ser um trabalho de acompanhamento permanente aos alunos da rede Municipal de Ensino, e de evolução gradativa.
Objetivo central do objeto, a incorporação da temática da alimentação de qualidade no contexto escolar, com ênfase na alimentação saudável e na promoção da saúde, vem sendo reconhecida pelos pais e responsáveis dos alunos, além de contribuir para a expansão de hábitos alimentares saudáveis nas escolas, o que vem sendo constatado pelos professores e merendeiras, pelo aumento do consumo de vegetais e legumes antes esquecidos ou negados pelas crianças durante as refeições realizadas nas escolas.
Relatos de pais que presenciaram seus filhos aprimorando sua alimentação no ambiente doméstico em virtude das experiências vivenciadas no âmbito escolar tem sido cada vez mais frequente, melhorando a qualidade de vida e saúde dos alunos da rede municipal de ensino.

Anexos

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