Medicação Controlada Organizada, População Saudável e Humanizada
Ano / Edição: 2017
Município: Pérola
Função de Governo: Saúde
Diagnóstico
Na atualidade o município de Pérola tem o destaque do cenário econômico na produção industrial, predominante nas fábricas de roupas, mais precisamente na confecção de jeans, onde através do projeto de lei estadual 343/2013, ficou denominada de Capital Paranaense do Jeans. Também está em ascensão a Fruticultura, onde predomina o plantio e cultivo da acerola.
Nos últimos 10 anos, Pérola possui o 4º PIB do Paraná em evolução, conforme reportagem do jornal Folha de Londrina. Isto fez com que a população total da cidade aumentasse mais a cada dia, devido a ter vagas de emprego sobrando no município nos anos de 2013 e 2014.
Mediante esta situação, percebemos antes mesmo de assumirmos a administração do município em 2013, devido ter realizado um plano de governo participativo (ouvindo a população), que as pessoas que necessitam de remédios controlados, precisam ir até o posto todo mês para pegar sua receita. Assim sendo, para pegar uma consulta, por várias vezes as pessoas precisavam ir até o posto entre duas e três vezes.
Diante dessa situação, foi registrado no plano de governo do atual prefeito em 2012, uma ação de elaborar um projeto para agilizar o atendimento mensal às pessoas que precisam de receitas para remédios controlados.
Descrição
Após o município ter informatizado todo o setor da saúde, conseguimos filtrar e elencar aquelas pessoas que buscavam consultas médicas no seus postos de PSF com frequência mensal. Essas pessoas eram consultadas até duas ou três vezes no mês, pois conseguimos identificar que elas pegavam uma consulta somente para pegar as receitas dos remédios controlados. Diante dessa situação, além de demorar tempo, pois as vezes esperavam atender até mais de 10 pessoas na sua frente, esse público que necessitam das receitas acabavam pegando consultas de outras pessoas que realmente precisam da consulta médica, e não somente da receita (uma vez que o tratamento é a longo prazo, tendo a certeza do remédio todo mês). Com o levantamento efetuado, somente após a informatização do setor da saúde, se reuniram prefeito, secretária de saúde, enfermeiros responsáveis pelos postos e agentes de saúde, para juntos definirem o projeto. Assim ficou: Cada posto através do sistema de saúde, relacionou todos os pacientes que necessitam de remédios controlados. Se definiu uma data no mês para cada posto convidar seus pacientes, fechar o posto para outros atendimentos e efetuar uma reunião em grupo. Assim sendo, o médico faz uma palestra (cada reunião um tema) e atende todos os pacientes em um único dia. Dessa maneira, todos os pacientes sabem que precisam ir somente uma vez para pegar sua receita e terá uma equipe lhe esperando somente para fazer isso, além de não utilizar consultas médicas para pegar receita, deixando essas consultas para as pessoas que precisam delas. Tudo isso só foi possível após a informatização do setor da saúde, e será aperfeiçoada cada vez mais após a aquisição dos tablets para todos os agentes de saúde, que na visita residencial, preencherá o cadastro e identificará as pessoas que precisam das receitas dos remédios controlados.
Objetivos
Gerais:
Filtrar e dar um atendimento separado, acolhedor e preventivo as pessoas que necessitam dos remédios controlados, pois temos a certeza que elas estarão no posto todo mês e que se não forem atendidas, retornarão ao mesmo.
Específicos:
- Atendimento em dia específico para as pessoas que necessitam da receita médica para remédios controlados;
- Identificar esse público na hora do cadastro na visita residencial dos agentes, utilizando os tablets;
- Aproveitar a oportunidade mensal da reunião para palestra do médico referente a temas de saúde;
- Aumentar o número de pessoas a serem consultadas pelo médico do PSF, uma vez que o público dos remédios controlados utilizavam muitas consultas para pegar sua receita médica;
Metas a atingir:
- Além de atender a população específica dos remédios controlados, melhorar o atendimento as outras pessoas que precisam de consulta e as vezes não conseguem;
- Buscar atender 100% das pessoas cadastradas que necessitam das receitas médicas, melhorando a qualidade de vida e as deixando sem a preocupação que não terão a receita médica todo mês;
- Entrega correta dos remédios na farmácia do município, pois antes as pessoas pegavam muito remédio e faziam estoques em casa. Hoje, com a certeza do remédio, só entregamos o necessário para um mês. Assim temos a menta de diminuir custos com os remédios para a população.
Cronograma
Físico:
Cadastramento dos pacientes em visitas residenciais pelos agentes através dos tablets e reunião mensal por PSF.
Financeiro:
Somente terá custo da aquisição de tablets com recursos do VIGIASUS (Recursos Estaduais) conforme resolução aprovada pela 12ª Regional de Saúde de Umuarama (anexo). Valor: R$9.100,00.
Para as demais atividades do projeto não haverá desembolso financeiro, somente utilizando a tecnologia da informação para organizar e atender a população.
Orçamento:
Resolução VIGIASUS aprovada pela 12ª Regional de Saúde de Umuarama
Beneficiários Diretos:
Pacientes que necessitam de remédios controlados para tratamento de suas doenças.
Beneficiários Indiretos:
Todo restante da população, pois havendo um melhor aproveitamento do tempo dos funcionários públicos, automaticamente se atende mais pessoas nas consultas no dia a dia dos postos.
Resultados:
- Satisfação dos pacientes em ter a certeza da aquisição e entrega de seus medicamentos sem interromper o tratamento;
- Liberação de consultas médicas para atender o restante da população.