Banco de Projetos

Programa Jogue Certo

Ano / Edição: 2017
Município: Guarapuava
Função de Governo: Gestão Ambiental

Administração Indireta:

Prefeitura Municipal de Guarapuava

Diagnóstico

A coleta seletiva de materiais recicláveis é um processo que surgiu como resposta ao aumento exponencial da geração de resíduos urbanos nas últimas décadas. O crescimento significativo de produtos de baixa durabilidade, de descartáveis e embalagens faz com a quantidade de lixo seja cada dia maior. Os impactos ambientais decorrentes da destinação inadequada dos resíduos e a pressão sobre os recursos naturais pelo consumo e desperdício crescentes levaram à busca de alternativas de gestão dos resíduos que incorporassem os princípios da minimização, reutilização e reciclagem dos materiais.
Em 2010 foi estabelecida um Plano Nacional de Resíduos Sólidos – PNRS, que estabeleceu uma nova hierarquia para os resíduos sólidos, baseada na não geração; na redução de geração e de aterramento de resíduos; na ampliação da recuperação e valorização de resíduos, além da consolidação das responsabilidades compartilhadas pelo ciclo de vida dos produtos. Apresentando assim, metas e desafios importantes para a gestão integrada e sustentável dos resíduos sólidos, devendo integrar os operadores ecológicos com o recolhimento de materiais recicláveis ao sistema municipal de coleta seletiva e promover a melhoria da limpeza urbana e da qualidade de vida nas cidades. Desta forma Lei nº 12.305/10 PNRS, contribui de forma direta ao tripé social, econômico e ambiental.
De acordo com levantamento realizado pelo IBGE em 2010, a população de Guarapuava era de 167.328 habitantes, com a expansão urbana no sentido horizontal, foi necessário implantar a coleta seletiva. É importante considerar que na execução da coleta seletiva a compreensão e a colaboração das pessoas são condições imprescindíveis, uma vez que a primeira etapa desse serviço que consiste na separação dos materiais recicláveis dos não-recicláveis ocorre no interior das residências, dependendo, portanto, exclusivamente do empenho de seus moradores. Mesmo no caso de moradores com algum conhecimento do assunto, uma série de instruções e procedimentos deverá ser amplamente divulgada, para que se possa obter a máxima participação dos cidadãos.
A participação dos moradores é fundamental para o sucesso de qualquer programa de coleta seletiva e a educação ambiental é o melhor recurso, capaz de contribuir para informar, conscientizar e mobilizar a população (LOUREIRO, 2004).
A gestão da coleta seletiva com o acompanhamento, a fiscalização continua e a ampliação gradativa do programa, faz com que os indicadores de materiais recicláveis aumentem, desta forma, diminui o volume do mesmo para o aterro sanitário, aumentando sua vida útil.

Descrição

Em 2013 o município de Guarapuava implantou o programa da coleta seletiva - Jogue Certo, com objetivo de diminuir os impactos ambientais ocasionados pelo manejo inadequado dos resíduos sólidos urbanos e fomentar a cooperativa de materiais recicláveis. Com estratégia de mobilização, de ações que promovam a incorporação de novos hábitos na população em geral visando a redução, reutilização e o reaproveitamento dos resíduos sólidos urbanos com base na PNRS (Política Nacional de Resíduos Sólidos), Lei 12.305/2010.
O Programa da coleta seletiva - Jogue Certo, ocorreu em etapas: planejamento, orientação, aplicação, monitoramento e fiscalização, prevendo o estabelecimento de relações sociais entre os participantes baseado na cooperação e a construção de um domínio linguístico que permita a comunicação e a interdisciplinaridade, facilitando o caminho das ações.
Na etapa inicial do programa, foi a realização de um levantamento dos bairros, de acordo com o número de operadores ecológicos, para verificar os bairros que seriam implantados inicialmente a coleta seletiva - Jogue Certo. Pois quanto mais centrais os bairros, o número de operadores ecológicos é menor, e, o interesse por estes materiais recicláveis fazem com que eles se desloquem para essas regiões, onde há maior volume de recicláveis. Além disso, sabe-se que quanto maior o poder aquisitivo da população, a produção de resíduos é maior, correndo riscos devido a distância percorrida.
Com o levantamento feito, foram realizadas várias reuniões com os operadores ecológicos, mostrando a importância da coleta seletiva, e de serem cooperados, além da vantagem de trabalhar em um ambiente limpo e livre de intempéries, utilizando adequadamente os equipamentos de proteção individual (EPIs). Assim, os materiais coletados seriam destinados a cooperativa – RECICLASOL.
O município de Guarapuava conta com 439 operadores ecológicos, cadastrados pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente que trabalham com a coleta de materiais recicláveis, coletados em empresas, lojas e residências, sendo que, é um trabalho considerado difícil de ser executado nas ruas, devido ao trânsito, a situações climáticas e as distâncias das moradias. Por isso, dentre estes operadores, poucos são cooperados, fato que pode ser explicado por não entenderem o processo de se associar a uma cooperativa. Com o programa da coleta seletiva, um dos objetivos é fazer com que eles entendam esse processo e sintam-se motivados para fazer parte da cooperativa e dos benefícios que ela pode oferecer.
Com a definição dos bairros para iniciar o processo da coleta seletiva – Jogue Certo, foi realizado uma capacitação para as pessoas envolvidas para o trabalho de orientação e de entrega de materiais. Sendo este um trabalho realizado de porta em porta, conversando com os moradores das residências, lojas e comércio explicando a importância da separação dos resíduos e orientando quanto ao dia e período (manhã ou tarde) da coleta seletiva, e também, com realização de palestras nas escolas locais. Desta forma, é feito o processo de educação ambiental formal e não formal, envolvendo a conscientização e mudanças de atitudes.
O município de Guarapuava apresenta 25 bairros e sub-bairros e 04 distritos que gradativamente serão envolvidos pela coleta seletiva. A implantação deu inicio com apenas 01(um) caminhão atendendo apenas 04 bairros centrais, atendendo em torno de 11.765 habitantes.
No ano de 2014 ocorreu a ampliação da coleta com mais 02 (dois) caminhões, ampliando para mais 04 (quatro) bairros e um distrito, sendo este com 05 (cinco) colônias, totalizando a coleta seletiva com 3 (três) caminhões atendendo em torno de 47 mil habitantes. No final do semestre do mesmo ano, foram entregues 100 carrinhos ecológicos, para auxiliar no transporte de materiais recicláveis, que contemplaram 100 (cem) operadores ecológicos, onde foram escolhidos de acordo as necessidades previamente verificadas através de entrevistas e visitas.
Em 2015, a coleta seletiva – Jogue Certo, ampliou para mais 1 (um) caminhão atendendo mais 03 (três) bairros, contando com 4 caminhões para a realização da coleta seletiva, atingindo assim, em torno de 58.350 habitantes.
Em 2016, a coleta abrange os bairros já implantados com a orientação, monitoramento e fiscalização no processo das atividades desenvolvidas com a população, além das atividades realizadas nas escolas.
Neste ano de 2017 estão sendo construídas edificações para recicláveis nas áreas rurais. Estas edificações serão destinadas ao armazenamento temporário de resíduos, os quais a própria população da região se responsabilizará em transportar de suas residências. Assim, no momento em essas edificações estiverem com sua capacidade de armazenamento exaurida, o material será retirado e transportado pelos caminhões de coleta seletiva do município, e entregue à cooperativa RECICLASOL, que dará um destino adequado ao mesmo, em acordo com a Legislação Ambiental, e, será de responsabilidade da Prefeitura Municipal de Guarapuava a realização de controle de moscas e vetores nessas edificações.

Objetivos

Gerais:

Minimizar os impactos ambientais ocasionados pelo manejo inadequado dos resíduos sólidos urbanos no município de Guarapuava.

Específicos:

- Promover a formação de multiplicadores através de capacitação, treinamento de pessoal para atividades de mobilização e sensibilização da sociedade, para a implantação do processo de gerenciamento dos resíduos sólidos;
- Realizar capacitação e organização dos operadores ecológicos;
- Disseminar processos e campanhas de educação ambiental nos meios de comunicação a fim de viabilizar a adesão e a participação ativa da população na separação dos resíduos sólidos;
- Promover a inclusão social dos operadores ecológicos de materiais recicláveis;
- Propiciar aos os operadores ecológicos informações educativas com relação a coleta, seleção, armazenamento correto dos materiais recicláveis;
- Diminuir a quantidade de resíduos sólidos ao aterro sanitário;
- Favorecer a reflexão sobre a responsabilidade ética do ser humano com o meio em que esta inserido.
- Criar espaços de diálogo em relação a problemática ambiental na busca de possíveis soluções;
- Estimular atitudes conscientes em relação a preservação e conservação do meio ambiente;
- Implantar pontos de coleta (edificações) de materiais recicláveis nas áreas rurais do município.

Metas a atingir:

Reduzir significativamente o volume de materiais recicláveis que seriam destinados ao aterro sanitário, aumentando sua vida útil. Com isso reduzirá a utilização dos recursos naturais devido a reciclagem, além de incentivar os operadores ecológicos a criarem cooperativas para melhorar seus rendimentos.

Cronograma

Físico:

Anexo.

Financeiro:

Anexo.

Orçamento:

Recursos do próprio município (0) e recursos do Fundo Municipal do Meio Ambiente - FMMA.

Beneficiários Diretos:

População de Guarapuava e Operadores ecológicos.

Beneficiários Indiretos:

Garantir a vida útil do aterro sanitário, Melhoria na renda dos familiares dos operadores ecológicos; Conscientização da população quanto às suas responsabilidades no que diz respeito à preservação do meio ambiente.

Resultados:

A coleta de materiais recicláveis caminha na direção da sustentabilidade e da responsabilidade social, pois em busca do desenvolvimento socioeconômico, da sociedade atual tem levado em conta além da melhoria da qualidade de vida das pessoas e a preocupação com o meio ambiente. O Programa da coleta seletiva em Guarapuava é muito importante, pois ajuda na preservação do meio ambiente e a garantir o desenvolvimento econômico sustentável. Além de proporcionar uma condição digna de trabalho para os operadores ecológicos e aumentar a quantidade de matérias recicláveis destinado a cooperativa. Hoje a cooperativa recebe 300 toneladas/mês de material aumentando a renda de seus cooperados e deixando a cidade mais limpa e aumento a vida útil do aterro sanitário.
O município de Guarapuava tem procurado seguir a PNRS, principalmente na inclusão dos operadores ecológicos que trabalham com materiais recicláveis e/ou reutilizáveis e os benefícios do programa da coleta seletiva e conseqüente destinação final e adequada dos resíduos sólidos são perceptíveis e se estende a curto, médio e a longo prazo, e aqueles que se preocupam com a conservação do meio ambiente e a preservação para gerações futuras.
Com os resultados positivos na coleta seletiva e com a efetiva conscientização e a colaboração da população pretende-se avançar com a implantação nos demais bairros e ampliar para os demais distritos do município.

Anexos

Banco de Projetos