Banco de Projetos

Programa Jogando Limpo

Ano / Edição: 2017
Município: Bituruna
Função de Governo: Educação

Administração Indireta:

Prefeitura Municipal de Bituruna

Diagnóstico

Um dos principais problemas encontrados nas cidades é a produção de lixo sólido cada vez maior, resultado de uma sociedade que a cada dia consome mais. Esse processo decorre da acumulação dos dejetos que nem sempre possui um lugar e um tratamento adequado. Isso tende a aumentar, uma vez que a população aumenta e gera elevação no consumo, e consumo significa lixo. Sendo assim viu-se a necessidade de desenvolver este projeto com parceria com as Escolas Municipais, Clubes e CEMEI’s. Ele tem como principal objetivo desenvolver atividades de sensibilização da comunidade quanto à preservação ambiental, em especial a coleta, separação e o destino correto do lixo. Segundo algumas estatísticas, cada cidadão do planeta produz meio quilo de lixo doméstico por dia. Cabe a nós, desenvolver algumas atitudes para que cada cidadão torne-se consciente na tarefa de diminuir a sua produção de lixo. Somente através da conscientização de nossas crianças é possível encontrar soluções para esse problema sério que engloba a todos.

Descrição

Através de palestras com os alunos de 4° e 5º anos, será comentado sobre o que pode e o que não pode ser reciclado, que nossos alunos tenham noção sobre a separação consciente do lixo, para que assim possam ajudar o meio ambiente e preservar o futuro de cada um de nós. Contamos então com o apoio do Projeto Reciclinho que dispõe de caminhão e funcionários diariamente fazem a coleta do lixo em nossa cidade. Para dar início ao projeto serão distribuídas sacolas plásticas de cor diferenciada para que nossos alunos separem o lixo em suas casas.
Com relação ao lixo não reciclável produzido na escola, estes são colocados na composteira feita de maneira simples, nas pequenas hortas da escola onde serão plantadas pequenas hortaliças para incrementar ainda mais o lanche dos alunos.
Este projeto dará continuidade ao projeto Conexão Campo x Cidade desenvolvido no ano de 2016 que tinha como foco principal buscar ações para uma alimentação saudável que através de atividades e ações em sala de aula buscou promover a valorização dos produtos agroecológicos, pois uma alimentação saudável favorece o crescimento e o desenvolvimento dos escolares, desempenhando papel fundamental na formação de valores, hábitos e estilos de vida, e, por esta razão, são conteúdos a serem desenvolvidos na escola como práticas positivas para a formação cidadã.
A separação juntamente com a reciclagem é, sem dúvida, o que temos para minimizar os efeitos negativos que estamos causando ao meio ambiente.

Objetivos

Gerais:

Conscientizar a importância de separar o lixo, no sentido de promover atitudes que ajudem na preservação do meio ambiente.

Específicos:

Discussão da palavra “LIXO”;
Ampliar o conhecimento dos alunos sobre a separação do lixo;
Coleta seletiva do lixo doméstico;
Doenças causadas pelo acumulo de lixo;
Diferenciar reciclável e reciclado;
Colaborar com os 3 R’s – REDUZIR, REUTILIZAR E RECICLAR
Mobilização dos alunos de que separar o lixo para coleta seletiva é uma forma de ajudar a natureza e transformar o problema do lixo numa solução econômica e social;
Demonstrar a importância da reativação da horta na escola junto ao manejo adequado da terra, resgatando os valores esquecidos como a produção do próprio alimento de uma forma orgânica.
Conhecer o tempo de decomposição do lixo que produzimos;
Conhecer a realidade daqueles que vivem do lixo.

Metas a atingir:

Conscientização dos alunos da rede municipal de ensino da importância da separação do lixo, e o funcionamento do sistema de coleta seletiva por meio de Palestra com Técnico da Secretária de Agricultura / SENAR / SANEPAR.
Recolher o lixo 01 dia na escola e deixar exposto para as crianças ver o quanto foi produzido. (lixo das salas de aula, secretaria, direção, cozinha...);
Entrega de material informativo – folders – na escola;
A escola definirá o dia, a turma e uma Rua do Bairro ou da cidade para fazer uma mobilização com as famílias para falar sobre a importância da separação do lixo com entrega de Folders;
Lixeiras diferenciadas nas salas de aula (úmido e seco);
Disponibilizar sacolas para separação do lixo domiciliar que será entregue pela Secretaria Municipal de Educação;
Palestra para os alunos do 4º e 5º ano no Anfiteatro Romilde Vanzin com a Empresa Remasa Reflorestadora.

Cronograma

Físico:

Abaixo segue descrito o cronograma de ações a serem realizadas no ano 2017, destaca-se que tais ações serão reeditadas nos períodos abaixo descritos nos anos de 2018, 2019 e 2020:

Realização de palestra com Técnico da Secretária de Agricultura / SENAR / SANEPAR
Tema: SEPARAÇÃO DO LIXO:
Local: Anfiteatro Romilde Vanzin
Público Alvo: Alunos da rede municipal de ensino;
Período: Mês de Maio/2017;

Lançamento do Projeto com CINEMA – HERÓIS DA RECICLAGEM – SANEPAR
Local: Anfiteatro Romilde Vanzin
Público Alvo: Alunos da rede municipal de ensino;
Período: Mês de Junho/2017;

Ações a serem desenvolvidas no mês de Junho/2017:
• Recolher o lixo 01 dia na escola e deixar exposto para as crianças ver o quanto foi produzido. (lixo das salas de aula, secretaria, direção, cozinha...);
• Entrega de material informativo – folders – na escola;
• A escola definirá o dia, a turma e uma Rua do Bairro ou da cidade para fazer uma mobilização com as famílias para falar sobre a importância da separação do lixo com entrega de Folders;
• Lixeiras diferenciadas nas salas de aula (úmido e seco);
• Disponibilizar sacolas para separação do lixo domiciliar que será entregue pela Secretaria Municipal de Educação;
• Palestra para os alunos do 4º e 5º ano no Anfiteatro Romilde Vanzin com a Empresa Remasa Reflorestadora.

PALESTRA EMPRESA REMASA
Local: Anfiteatro Romilde Vanzin
Público Alvo: Alunos da rede municipal de ensino;
Período: Mês de Julho/2017;

Ações desenvolvidas no Mês de Julho/2017:
• Filme e músicas sobre o tema “LIXO” para serem trabalhados em sala de aula (anexos);
• Produção de cartazes, desenhos, textos, outros;
• Concurso realizado pela Secretaria Municipal de Educação e Cultura: frases/slogans;
• Distribuição de mudas na escola em comemoração ao Dia do Meio Ambiente;
• Visita ônibus Ecoexpresso: DO RIO AO RIO – Sanepar – 03 a 09 de julho;
• Sustentabilidade da escola ao rio – Sanepar – (4º ano – Escola Frei Tiago, Oscar Geyer e Paulo Roberto Geyer), pois estas Escolas estão as margens do Rio Herbal;

Ações desenvolvidas nos meses de Agosto e Setembro / 2017:
• Passeata no Centro da Cidade, com cartazes e faixas elaborados pelas Escolas, Clubes, outras entidades – referente à separação do lixo;
• Apresentações de música, teatro, pelos alunos dos Clubes sobre o tema no dia da Passeata;
• Oficina de sabão Ecológico – mães dos alunos Clubinhos – Segundo Semestre;
• Entrega de sacolas LIXOCAR e mobilização (folders) no Semáforo – 10 alunos do 5º ano por escola acompanhado por uma professora, coordenadora ou diretora.

Ações Realizadas no mês de Outubro e Novembro / 2017:
Realização de visitas a Unidade de Triagem e Compostagem do Município: RECICLINHO

Financeiro:

Cronograma de desembolso estimativo, para o ano de 2017

Maio: R$ 1.500,00 (hum mil e quinhentos reais)

Junho: R$ 15.000,00 (quinze mil reais)

Julho: R$ 10.000,00 (dez mil reais)

Agosto / Setembro R$ 15.000,00 (quinze mil reais)

Outubro/Novembro: R$ 5.000,00 (cinto mil reais)

Orçamento:

Transporte Alunos da Rede Municipal:
Confecção de Sacolas Lixo Seco x Úmido:
Confecção de Lixeiras Personalizadas:

Beneficiários Diretos:

Alunos da rede municipal de ensino matriculados nas escolas:
Escola Mun. Antônio Baby
Escola Mun. Antônio Greselle
Escola Mun. Bento Gonçalves
Escola Mun. Oscar Geyer
Escola Mun. Frei Tiago
Escola Mun. Paulo Roberto
Escola Mun. Santo Antônio
Escola Mun. São Miguel.

Beneficiários Indiretos:

A sociedade biturunense como um todo, tendo em vista que o público alvo direto são os alunos da rede municipal de ensino, e por meio destes é possível atingir a toda a comunidade, pois engloba tanto os alunos residentes na área urbana, bairros São Francisco, Vila Mariana, Nossa Senhora Aparecida, São Vicente, Bela Vista, São Pedro, São João e Centro, como os provenientes da área rural, em especial os residentes na comunidade Agudos e no distrito de Santo Antônio.

Resultados:

Em consequência as ações de conscientização espera-se que o hábito da separação do lixo se fortaleça, bem como seja construído nas famílias que ainda não tenham aplicado a separação do lixo em seu cotidiano.

Anexos

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