Banco de Projetos

Água Solidaria

Ano / Edição: 2017
Município: Cianorte
Função de Governo: Assistência Social

Administração Indireta:

direta

Diagnóstico

A cidade de Cianorte possui uma área total de território de 803,232 Km². Está a uma altitude de 543 metros, distando 501,26 Km de Curitiba, capital do Paraná. A população estimada segundo dados do Instituto Brasileiro de Desenvolvimento Econômico e Social – IPARDES é de 75.360 habitantes, possuindo 51.885 eleitores. Cianorte foi fundada pela Companhia Melhoramentos Norte do Paraná, da qual herdou o nome: Cia (Companhia) e norte (de Norte do Paraná), em 26 de Julho de 1953. Até os anos 1970, o café sustentou a economia do município, mas no final da década, as fortes geadas e mudanças na política econômica nacional, que afetaram drasticamente o setor cafeeiro, alteraram o curso da história. Mediante a situação Cianorte descobriu uma vocação para o setor de confecções e apostou na industrialização. A diversificada oferta de oportunidades profissionais geradas pela expansão econômica do município nos últimos anos vem atraindo famílias inteiras de pequenas cidades da região e de outros Estados, o que movimenta também o setor de habitação, fazendo com que muitas familias venham para o município mas sem estrutura para se manterem, e acarretando muitos problemas sociais, devido a um levantamento realizado atraves da equipe social foi constatado que muitos municípes de baixa renda não conseguiriam manter suas residencias com agua e energia sem ajuda do poder público, a partir dai foi criado um Programa de Governo "Água Solidaria".

Descrição

Secretaria de Bem Estar Social, passa a custear os serviços de água tratada aos beneficiários da Tarifa Social e pessoas de baixa renda, moradores em imóveis exclusivamente residenciais e que consumam até 10 m³ por mês, o que corresponde a 10 mil litros.

Objetivos

Gerais:

Fazer com que todos os moradores do Município de Cianorte tenham o minímo de conforto em suas residências como água potavel, diminuir os problemas sociais das familias de baixa renda e cooperar com o bem estar financeiro das familias carentes.

Específicos:

1º Atender com o Programa familias cadastradas junto ao programa tarifa social;
2º Atender familias que comprovem baixa renda;
3º Diminuir problemas sociais;
4º Dar possibilidades as familias carentes de usuar o recurso que seria para pagamento da conta de água em outras necessidades basicas como alimentação. alimentação

Metas a atingir:

Atender minimo 800 contas de agua por mês até 2020.

Cronograma

Físico:

Fazer pagamento de no minimo 800 contas de água/mês, valor estimado de 14.000,00 (quatorze mil reais)

Financeiro:

média de 850 contas de água/mês
Valor total 15.000,00/mês

Orçamento:

Secretaria Municípal de Bem Estar Social

Beneficiários Diretos:

atender demanda social de Municípes de baixa

Beneficiários Indiretos:

Rede de abasteciemnto de água, diminuindo as retiradas de hidrometros por falta de pagamento

Resultados:

Que toda população Cianortense tenha acesso a água potavel ;
Diminuição de retiradas de hidrometros em residencias de Municípes carentes.

Anexos

Banco de Projetos