Banco de Projetos

Projeto Educacional Cooperativo - Coleta Seletiva, Conscientização em Transformação.

Ano / Edição: 2017
Município: Iracema do Oeste
Função de Governo: Educação

Administração Indireta:

Escola Municipal Professora Aparecida Rodrigues Carneloz

Diagnóstico

Através da observação realizada pelos educandos desta instituição de ensino, percebeu-se que a separação correta do lixo reciclável para a coleta seletiva não era uma prática comum à todos na escola e também em suas residências, por isso a necessidade da sensibilização da importância deste trabalho e a criação deste projeto.

Descrição

Foi realizada uma pesquisa para identificar os interesses e demandas da comunidade, reunidos alunos, professores, famílias e os representantes do poder, executivo e sociedade civil, para identificar a situação-problema. Através da investigação feita percebeu-se que a Coleta Seletiva não é uma prática comum a todos em suas residências. Por isso faz-se necessário o desenvolvimento desse trabalho cooperativo para a sensibilização da população em geral buscando assim uma melhoria na qualidade de vida dos munícipes. Tal trabalho foi realizado através de palestras com a comunidade e professores, visando evitar focos de doenças como a dengue e outras, observação da forma da organização do lixo no ambiente escolar, nas ruas e nos ambientes públicos, visita à uma cooperativa de materiais recicláveis, coleta de garrafas pet e confecção de objetos utilizando materiais recicláveis.

Objetivos

Gerais:

Mostrar a importância da preservação ambiental por meio de ações e atividades que desenvolvam o senso crítico sobre a função da coletividade e da cooperação.

Específicos:

• Planejar ações entre pais, alunos, e comunidade relacionadas à importância da separação e reciclagem do lixo através da cooperação visando a melhoria na qualidade de vida.

• Criar meios em que os alunos percebam a importância da separação do lixo na preservação do meio ambiente e suas possíveis transformações em atividades de aprendizagem.

Metas a atingir:

• Sensibilizar alunos e comunidade sobre a importância da coleta seletiva para o meio ambiente;
• Criar o hábito de separar o lixo corretamente;
• Promover através da cooperação uma mobilização em prol do meio ambiente;
• Adquirir lixeiras

Cronograma

Físico:

O Projeto teve início em maio de 2016, onde foram realizadas diversas ações em relação à importância da coleta seletiva, durante o restante do ano e no ano de 2017.

Financeiro:

R$ 25.000,00

Orçamento:

R$ 25.000,00

Beneficiários Diretos:

Comunidade.

Beneficiários Indiretos:

Comunidade.

Resultados:

A participação no Programa Cooperjovem, proporcionou à comunidade, um novo olhar para as diferentes formas de ampliar os conhecimentos dos alunos.
A aprendizagem e a aceitação de valores cooperativistas possibilitou uma ação reflexiva sobre a importância da formação integral dos alunos, objetivando atitudes que interfiram de forma positiva no meio em que vive. Proporcionou uma compreensão do significado da ação coletiva e cooperativa, bem como seu desenvolvimento cidadão, onde resultem em atitudes de respeito entre seus pares e com o meio ambiente.

Anexos

Banco de Projetos