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PROJETO ESCOLA+ESPORTE=10 - EE10

Ano / Edição: 2017
Município: Curitiba
Função de Governo: Desporto e Lazer

Diagnóstico

O Projeto Escola+Esporte=10 — EE10, parceria realizada entre as secretarias municipais da Educação (SME) e do Esporte, Lazer e Juventude (SMELJ), propicia Escolas de Esportes na cidade de Curitiba e tem por objetivo ofertar atividades sistemáticas para crianças e jovens na faixa etária de 06 a 17 anos no contra turno escolar, fortalecendo valores que contribuem para o desenvolvimento socioeducacional dos participantes por meio da prática esportiva, promovendo a saúde, o bem-estar e estimulando a tolerância e o empoderamento de pessoas com deficiência.
Durante anos anteriores a SMELJ desenvolvia projetos de iniciação esportiva por meio do Programa de Atendimento Socioesportivo – PASE e que para o ano de 2017 em parceria com a SME foi ampliado para unidades escolares municipais, tornando-se um projeto intersecretarial. Esta parceria ampliou os locais e números de atendimento. Inicialmente dentro de 26 unidades escolares, nos equipamentos esportivos da SMELJ (Centro de Esporte e Lazer - CEL, Clubes da Gente, Centros da juventude e espaços alternativos), bem como em locais parceiros onde o esporte educacional é ofertado.
Para o ano de 2017 propõe-se que as atividades esportivas sejam trabalhadas como escolas de esportes, com o objetivo de ampliar a jornada escolar e manter o aluno por mais tempo envolvido com atividades socioeducativas bem como o envolvimento com o esporte competitivo. Assim, foi ampliado o número de atividades, ofertando todas as modalidades esportivas individuais, coletivas e alternativas e capacitação voltada para a especialização do professor, com o objetivo de aprimorar as ações do EE10, onde a metodologia é construída de forma coletiva e continua pelos professores envolvidos no Projeto, com constantes avaliações e mudanças nos percursos das ações.

Descrição

As atividades sistemáticas são realizadas por meio de Escolas de Esporte nos Estabelecimentos de Ensino Municipais, nos Centros de Esporte e Lazer, Clubes da Gente e Centros da Juventude, além de espaços alternativos das Associações que possuem convênio com a SMELJ. Durante o ano são promovidos torneios e festivais esportivos que buscam desenvolver o intercâmbio desportivo e sociocultural entre os participantes, fomentando a prática do esporte competitivo com fins educacionais.
As diretrizes do EE10 estão fundamentadas nos valores Olímpicos, que dão nome às faixas etárias de atendimento que compõem o projeto, representando a ênfase que cada uma recebe:

• AMIZADE (6 a 9 anos): aprender o esporte entendendo que todos podem ser amigos e que as diferenças econômicas, raciais, religiosas ou de qualquer outra natureza não são importantes, e devem ser deixadas de lado.

• RESPEITO (10 a 13 anos): ser capaz de respeitar as regras, o meio ambiente, a si mesmo e ao próximo, praticando e respeitando o fair play (jogo limpo) e lutar contra a utilização do doping no esporte.

• EXCELÊNCIA (14 a 17 anos): fazer o melhor não apenas para vencer, mas para participar sempre. Dar o melhor de si no campo de jogo, na escola e em casa. Ter objetivos e crescer junto com eles.

Dando continuidade ao desenvolvimento do acervo socioeducacional dos alunos do EE10, incentiva-se a participação em Festivais e Campeonatos organizados pela SMELJ, buscando a ambientação ao meio esportivo e competitivo, utilizando recursos atrativos capazes de manter o indivíduo assíduo na atividade, pelo maior período de tempo possível, considerando os objetivos: promover, através das atividades esportivas, os valores Olímpico da Amizade, Respeito e Excelência, fomentando a prática do esporte competitivo com fins educacionais; desenvolver o intercâmbio sociocultural e desportivo entre os participantes; contribuir para o desenvolvimento integral do aluno/atleta como ser social, autônomo, democrático e participante, estimulando o pleno exercício da cidadania através do esporte; garantir o conhecimento e vivência do esporte, de modo a oferecer mais oportunidade de acesso à prática; possibilitar a identificação de talentos esportivos.
Entre esses recursos atrativos, destaca-se a ação do subprojeto “EE10 em Campo”, uma parceria com os Clubes de Futebol da Cidade de Curitiba, federações e promotores de eventos esportivos, proporcionando às crianças e adolescentes com seus responsáveis, a visitarem e assistirem jogos, competições e eventos esportivos gratuitamente, sendo uma excelente oportunidade para vivenciarem o esporte. Destaca-se que o subprojeto “EE10 em campo”, até o momento já contemplou 1.010 famílias ou 2.020 pessoas com os ingressos dos jogos de futebol das séries A e B do Campeonato Brasileiro, bem como 4.310 ingressos para os jogos da Liga Mundial de Vôlei ocorridos no mês de julho em Curitiba.

Objetivos

Gerais:

Oportunizar o acesso de crianças e jovens na faixa etária de 06 a 17 anos a atividades de iniciação esportiva no contraturno escolar, fortalecendo valores que venham a contribuir para o desenvolvimento dos participantes.

Específicos:

1) Propor atividades de contra turno ampliando a jornada escolar por meio das diversas atividades esportivas/sócio educativas que são oferecidas nas Escola Municipais, nos Centros de Esporte e Lazer, Clubes da Gente, Centros da juventude e espaços alternativos.
2) Ampliar o acervo motor da criança e do adolescente através da prática esportiva, contribuindo para o desenvolvimento da autonomia e para seu crescimento integral.
3) Estimular conceitos da cultura corporal que levem os indivíduos a práticas salutares inerentes a sua necessidade e faixa etária.
4) Ensinar e aprimorar táticas e técnicas esportivas das modalidades ofertadas, proporcionando interatividade com o grupo social e possíveis encaminhamentos esportivos como forma de projeção de talentos.
5) Proporcionar um ambiente salutar para que a prática de atividade física voltada à Educação, ao civismo e à socialização, na qual o indivíduo se sinta à vontade para participação ativa no Projeto.
6) Utilizar recursos atrativos, organizar festivais e campeonatos, capazes de manter o indivíduo assíduo na atividade, pelo maior período de tempo possível.
7) Realizar capacitação dos professores, através de cursos teóricos e práticos, buscando a reestruturação das diversas atividades esportivas oferecidas e novas oportunidades para os alunos do EE10.
8) Implementar, desenvolver e acompanhar uma proposta metodológica para a organização das diferentes atividades com as crianças e adolescentes.
9) Ampliar o número de convênios, por meio de acordo de cooperação, com entidades que desenvolvem o esporte comunitário gratuitamente para crianças e jovens.
10) Manter e ampliar o número de parcerias entre o EE10 e outros projetos esportivos vigentes no município.

Metas a atingir:

1) Desenvolver durante o primeiro ano do projeto um planejamento estratégico do esporte, com objetivo de aprofundar uma metodologia específica para os alunos da rede pública;
2) Ampliar o atendimento de alunos no contra turno escolar, com atividades esportivas, progressivamente para 20.000 alunos até o ano de 2020.
3) Capacitar em torno de 70% dos professores que atuam no EE10, para aprimorar as habilidades essenciais ao trabalho de iniciação esportiva no contraturno escolar, sendo elas habilidades técnicas, educacionais, organizacionais, sociais e pessoais.
4) Ampliar atividades correlatas como a participação em grandes eventos esportivos.
5) Incentivar a participação da família juntamente com os alunos no intercâmbio cultural com atletas de renome em diferentes modalidades.
6) Alocar recursos e angariar patrocínios para aquisição de materiais esportivos e uniformes para fomentar as atividades do EE10 e desenvolver a identidade do Projeto.
7) Acompanhar in loco dos planejamentos construídos coletivamente para as atividades do projeto, aproximando-se o gerenciamento e o corpo técnico executor.
8) Propor festivais e competições para os participantes do EE10.
9) Ampliar o quadro de modalidades esportivas ofertadas, atingindo um total de aproximadamente 35 modalidades tanto coletivas como individuais.
10) Criar uma Rede de Ações visando a descoberta de novos talentos esportivos para encaminhamento, acompanhamento e provimento de condições para a manutenção do aluno destaque no esporte.

Cronograma

Físico:

As ações do EE10 são realizadas em conjunto com os núcleos regionais da SME e da SMELJ para levantamento dos interesses e possibilidades de atendimento a comunidade, bem como os recursos materiais e humanos para o melhor desenvolvimento das atividades de iniciação esportiva.
O cronograma é descrito de forma detalhada no item IV do projeto.

Financeiro:

O orçamento para o Projeto EE10 está vinculado as ações da SMELJ por meio do Departamento de Esporte e da SME que disponibilizou parte dos recursos humanos para ampliação e desenvolvimento do projeto. Assim para o desenvolvimento do EE10, nas 10 regionais e as 26 escolas, a previsão orçamentária inicial foi composta pelos seguintes itens:

a) Recursos Humanos: 103 professores, sendo 43 da SME e 60 da SMELJ entre professores e coordenadores, todos com formação em Educação Física.
b) Lançamento do Projeto: alimentação e estrutura física.
c) Estruturação do Projeto: material gráfico, transporte, arbitragem e premiação.
d) Materiais de consumo: materiais esportivos, coletes e uniformização.

O orçamento é descrito de forma detalhada no item IV do projeto.

Orçamento:

O Projeto EE10 conta com o apoio de parceiras para a execução do Projeto, dentre elas destaca-se a Secretaria Municipal de Educação que disponibilizou 53 professores de Educação Física para trabalharem diretamente no projeto; a Secretaria de Esportes do Paraná que viabilizou material esportivo de atletismo, basquetebol, vôlei, futsal, futebol, handebol e tênis de mesa para distribuição nas 10 regionais e associações conveniadas e a empresa Anjuus que patrocinou, por meio de chamamento público, 2.000 (dois mil) coletes para serem utilizados nas atividades do projeto.
Para execução do Projeto, descreve-se uma estimativa de recursos financeiros, tendo como base parcial as dotações orçamentárias nº 13001.27812.0006.2089. (339030, 339031, 339032, 339036, 339039, conforme descritivo anexo), além de parcerias, chamamento público de patrocínio, lei de incentivo e folha de pagamento do município. No quadro abaixo são descritos, de maneira simplificada, os recursos necessários para a manutenção do projeto por um ano (tendo como referência o exercício corrente de 2017), sem contar com a folha de pagamento dos 103 professores:

Beneficiários Diretos:

Crianças e jovens na faixa etária de 06 a 17 anos no contraturno escolar.

Beneficiários Indiretos:

Famílias, crianças e jovens de todas as dez administrações regionais de Curitiba.

Resultados:

Atualmente o Projeto EE10 atende nas suas atividades esportivas, nas 10 regionais da cidade de Curitiba, em 69 locais, aproximadamente 7.853 crianças e adolescentes. Sendo que 1.149 realizam suas atividades em Escolas Municipais, 1.117 em associações e projetos parceiros (Leões do Vôlei, Aprender e Jogar) e os demais nos Centros de Esporte, Lazer e Juventude da SMELJ.
Ao longo do primeiro semestre foram ofertadas capacitações para aproximadamente 60% dos professores envolvidos no Projeto EE10. Esta ação contou com cursos teóricos e práticos nas seguintes modalidades: atletismo, basquete, futsal, ginástica artística, lutas, natação, tênis de campo, orientação e vôlei.
Buscando desenvolver a identidade do Projeto EE10 foram confeccionados coletes para as atividades sistemáticas e para o segundo semestre será confeccionado uniformes para professores, alunos e demais envolvidos com o EE10.
Até o presente momento são ofertadas Escolas de Esporte nas modalidades de Atletismo, Basquete, Basquetebol Adaptado, Ballet, Bocha Adaptada, Ciclismo, Corrida, Dança, Escalada, Futebol, Futsal, Futebol de areia, Futevôlei, Ginástica Kids, Ginástica Artística, Handebol, Hip-Hop, Iniciação Esportiva, Jazz, Natação, Orientação, Peteca, Slackline, Tênis de campo, Tênis de mesa, Tênis em cadeira de rodas, Voleibol, Vôlei de praia, Xadrez, Boxe, Capoeira, Jiu-Jitsu, Karatê, Judô, Muay Thai, Tae-kwon-do, totalizando 36 modalidades esportivas.
Foi organizado um Festival Esportivo que marcou o lançamento do projeto EE10, esse evento contou com a participação de 292 crianças da faixa etária amizade e seus familiares, totalizando 584 participantes (público geral de 1.200 pessoas). Foram realizadas atividades pré-desportivas de judô, futsal, vôlei e atletismo, além de palestras educacionais e avaliação física para os familiares. Foram também realizados Festivais de Judô com 380 participantes (público geral de 3.000 pessoas) e Ginástica Artística com 223 crianças (público geral de 600 pessoas) as quais receberam no evento os Collants e Quimonos para a prática do esporte. Os jogos do EE10 realizados durante este semestre totalizaram 99 jogos na categoria mirim e infantil e 18 na categoria juvenil.
Dentro do subprojeto “EE10 em campo”, até o presente momento foram contempladas 1.010 famílias com os ingressos dos jogos de futebol das séries A e B do Campeonato Brasileiro, bem como 4310 ingressos para a Liga Mundial de Vôlei.
Foram realizados os planejamentos das modalidades esportivas visando o desenvolvimento de uma metodologia diferenciada a ser aplicada no Projeto EE10 em suas atividades sistemáticas ofertadas gratuitamente pela Prefeitura Municipal de Curitiba.
O Projeto EE10 está aplicando com seus alunos uma pesquisa de satisfação buscando identificar de forma qualitativa os acertos e as possibilidades de melhora para o acompanhamento deste primeiro ano, bem como visitas técnicas cujo objetivo é a aproximação dos gestores do projeto com os executores, fortalecendo as relações que permeiam o EE10.
Como parte integrante do processo de avaliação, está programado junto as escolas uma pesquisa para averiguação da vida escolar dos alunos inscritos no projeto, fortalecendo a relação entre Escola e Esporte.
Mensalmente são realizados relatórios de frequência que tem apresentado número crescente de alunos inscritos nas atividades sistemática, salientando que a participação de crianças e adolescentes nas atividades do contraturno é espontânea e este valor crescente do número de inscritos traduz importante indicador para o sucesso do Escola+Esporte=10.

Anexos

Documentos Anexados:

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