Banco de Projetos

Beneficio da hidroterapia em crianças e adolescentes com paralisia espástica.

Ano / Edição: 2017
Município: Cruz Machado
Função de Governo: Saúde

Administração Indireta:

Prefeitura Municipal de Cruz Machado

Diagnóstico

Observando a espasticidade apresentada por um grupo de crianças e adolescentes que realizam fisioterapia na clínica municipal de fisioterapia do município de Cruz Machado, com dificuldade de relaxar a musculatura e ganhar amplitude de movimento, decidiu-se optar pelo tratamento de hidroterapia na tentativa de melhorar a qualidade de atendimento a essas crianças. São atendidas 27 crianças e adolescentes, dentre essas, 9 apresentam com paralisia cerebral espástica.

Descrição

O atendimento e realizado através de exercícios de mobilidade articular, relaxamento e alongamento muscular, uma vez por semana.

Objetivos

Gerais:

Demonstrar o efeito da hidroterapia em crianças e adolescentes com paralisia cerebral.

Específicos:

 Melhorar a coordenação motora ;
 Aumentar a flexibilidade;
 Proporcionar um eficiente relaxamento muscular;
 Melhorar a consciência corporal;
 Promover melhor qualidade de atendimento que crianças e adolescentes com paralisia cerebral em relação a espasticidade apresentadas por elas;

Metas a atingir:

O projeto prevê aumentar o número de sessões por semana, o número de crianças atendidas e aumentar o tempo da sessão de hidroterapia.

Cronograma

Físico:

 Identificar crianças e adolescentes com paralisia cerebral do município e incluir nos atendimentos.
 Verificar através da goniometria semestralmente a evolução da amplitude de movimento.

Financeiro:

O custo previsto em media e de R$1188 por mês para a fisioterapeuta pelos atendimentos realizados. O custo com a manutenção da piscina fica a cargo da secretaria de assistência social.

Orçamento:

Custos da fisioterapeuta sendo que a mesma realiza outros atendimentos na Clínica Municipal de Fisioterapia. A piscina é cedida pela Secretaria Municipal de Assistência Social.

Beneficiários Diretos:

As crianças com paralisia cerebral espástica e suas famílias.

Beneficiários Indiretos:

Toda rede de atendimento da Saúde.

Resultados:

As crianças e adolescentes apresentaram grande melhora em relação a amplitude de movimento em relação a fisioterapia convencional, comprovada pela goniometria. Através dos benefícios proporcionados pela hidroterapia observou-se a melhora da espasticidade assim como a melhora da qualidade de vida dessas crianças.

Anexos

Banco de Projetos