Banco de Projetos

AVALIAÇÃO DO NÍVEL DE CONTAMINAÇÃO POR METAIS PESADOS NA ÁGUA DE POÇOS ARTESIANOS QUE RECEBEM INFLUÊNCIA DA ATIVIDADE DE EMPRESAS DE BATERIAS, POSTOS DE COMBUSTÍVEIS E LOCAIS DE DEPÓSITO DE RESÍDUOS RECICLÁVEIS DO MUNICÍPIO DE MARMELEIRO-PR.

Ano / Edição: 2017
Município: Marmeleiro
Função de Governo: Saneamento

Diagnóstico

Diversos são os problemas provenientes da contaminação da água. Muitas empresas não possuem um correto gerenciamento ou ainda lançam os resíduos diretamente nos recursos hídricos, fazendo com que ocorra uma grande contaminação, além disso, muitas destas empresas não tem dados sobre a qualidade da água proveniente de poço que abastece o estabelecimento. Os postos de combustíveis, as fábricas de baterias e os depósitos de resíduos são atividades altamente poluidoras em relação a metais pesados. Baseado nestes aspectos nota-se a importância de verificar se a água utilizada por estes estabelecimentos é própria para o consumo humano.

Descrição

A metodologia utilizada para o desenvolvimento da pesquisa constitui-se de pesquisas bibliográficas para embasamento teórico, diagnóstico da situação atual dos poços artesianos, coleta e análise da água para avaliar a qualidade. Foram analisados 13 poços artesianos, sendo que 10 são poços localizados nos postos de combustíveis, 02 poços em fábricas de baterias, 01 localizado ao lado do antigo lixão e 01 localizado próximo à central de triagem de resíduos recicláveis. Foram realizadas visitas in loco para verificar as condições dos poços artesianos e realizar cadastro de todos os empreendimentos com aplicação de um questionário. Em segundo momento foi realizado a coleta da água para analisar os seguintes parâmetros: Chumbo, cadmio, mercúrio, benzeno, cromo, antimônio, arsênio, bário, cianeto, cobre, fluoreto, níquel, nitrato, nitrito, selênio, urânio. Os procedimentos de coleta, armazenamento e preservação seguiram as orientações descritas no Guia para Orientação de Coleta e de Preservação de Amostras da CETESB – Companhia Ambiental do Estado de São Paulo. As análises serão terceirizadas para um laboratório particular de análises de água e os resultados serão comparados com a Portaria 2914/2011 do Ministerio da Saúde.

Objetivos

Gerais:

Verificar o nível de contaminação por metais pesados na água de poços artesianos que recebem influência da atividade de empresas de baterias, postos de combustíveis e locais de depósito de resíduos recicláveis do município de Marmeleiro-PR

Específicos:

• Analisar o nível de contaminação da água dos poços artesianos em relação a metais pesados;
• Verificar as condições físicas e sanitárias dos poços artesianos;
• Observar a localização dos poços artesianos quanto ao empreendimento industrial;

Metas a atingir:

O projeto prevê que ao fim do ano de 2017 sejam analisadas a água de 13 poços artesianos, proporcionando um diagnóstico da situação que se encontram as águas provenientes dos poços em relação a metais pesados.

Cronograma

Físico:

Elaboração do projeto de pesquisa e coleta de informações sobre o assentamento;
Elaboração dos instrumentos de coleta de dados (tabelas e questionários);
Produção de mapas dos locais;
Coleta dos dados;

Análises dos dados;

Fechamento do projeto e retorno nos locais informando os resultados

Financeiro:

valor das análises + despesas gerais = R$ 8.657,25

Orçamento:

13 amostras de água de poço artesiano com Recursos próprios do Departamento de Meio Ambiente; despesas gerais com impressões e combustível.

Beneficiários Diretos:

Proprietários e funcionários dos locais abrangidos pela pesquisa.

Beneficiários Indiretos:

População que utiliza a água proveniente dos poços que foram analisados e setor de saúde pública.

Resultados:

Os resultados indicam que no ponto 03 (próximo a um posto de Combustível), houve alteração para o parâmetro de mercúrio, conforme a tabela 01 em anexo.

Anexos

Banco de Projetos