Banco de Projetos

Certificado de Reconhecimento

Programa de castração e atendimento de animais de rua e castração de animais de pessoas carentes

Ano / Edição: 2017
Município: Matinhos
Função de Governo: Saúde

Diagnóstico

Mesmo com a constatação de que programas de castrações por si só não conseguem diminuir a população de cães de um município (a não ser que se atinja quantidades acima de 50% da população canina,ou seja aproximadamente 4 mil animais por ano em nosso municipio, ou que os projetos sejam de longo prazo), este projeto constata que um programa nestes moldes traz inúmeros benefícios a população do município e aos animais.
No sistema de saúde do município diariamente são relatados casos de “tunga penetrans” (bicho de pé), “larva migrans”(bicho geográfico), sarnas em geral, mordidas de animais, etc. também sabe-se que animais domésticos podem ser transmissores e/ou portadores de zoonoses como leptospirose, raiva, leishmaniose, etc.
No transito, ocorrem diversos acidentes envolvendo animais domésticos, muitas vezes causando prejuízos financeiros e vítimas com lesões graves.
Na área ambiental, e de conhecimento da comunidade que a super população de animais de rua próximos a áreas de floresta podem afetar a população de animais silvestre do local.
No Brasil, a população de baixa renda, mesmo sem ter condições de suprir todas as necessidades que os animais precisam, possuem diversos animais. Desta forma não conseguem fazer um controle de natalidade dos mesmos. Em muitos casos através do estado clinico dos animais é possível constatar problemas de saúde na família à qual pertencem.
Também conseguimos constatar que a grande maioria dos animais visualizados nas ruas tem donos, ou seja, são animais semi-domiciliados.
Hoje também adotou-se o conceito de animais comunitários, animais que vivem em áreas definidas e são cuidados pela comunidade local.

Descrição

Atender os animais de rua, comunitários e animais de pessoas carentes, atropelados e animais abandonados por pessoas de outros municípios. É importante salientar que todos os anos após a temporada de verão são encontrados diversos animais abandonados para, muitas vezes, morrerem no nosso município.
Trabalhar em conjunto com as ONGS e protetores de animais para castrar o maior número de animais possíveis, dando-se preferência às fêmeas. Temos a estimativa de realizarmos entre 450 a 550 procedimentos por ano.
Os atendimentos e castrações são realizados em clinica credenciada através de licitação. As técnicas cirúrgicas de ovarioesterectomia ou orquiectomia, seguem protocolo de anestesia e técnicas cirúrgicas aprovadas em literatura. Após as castrações os animais são microchipados.
Um dos princípios deste projeto é a obrigatoriedade da participação da comunidade de forma atuante, demonstrando que a participação popular sinergiza os projetos públicos.
Não existe captura feita pela prefeitura, como a maioria dos animais tem donos ou são comunitários, para acontecer um atendimento ou castração tem que haver um responsável pelo tratamento, ou pelo pré e pós operatório. Em caso de animais de rua propriamente ditos também contamos com a participação da comunidade, onde alguém fica responsável pelo pré e pós operatório do animal, bem como pelo transporte.

Objetivos

Gerais:

melhorar as condições de vida dos animais de rua, diminuir o número de nascimentos de animais , ofertar a população carente do município as castrações e diminuir as zoonoses.

Específicos:

Fazer com que a comunidade participe deste programa e provar que a sua participação é essencial para o funcionamento e êxito de qualquer programa público, tirando a comunidade da passividade para a atividade. Até então a participação da população limitava-se a fazer denúncias e reclamações.
Com a participação ativa da comunidade a prefeitura consegue realizar 50% a mais de procedimentos, pois economiza no transporte e nos pré e pós operatórios, que são muito onerosos. Para se ter noção, os custos de manter os animais após as cirurgias com curativos e alimentação em clinicas podem superar os custos da cirurgia.
Diminuir o número de nascimentos de animais nas ruas, evitando assim o sofrimento dos mesmos. Melhorar a qualidade de vida dos animais comunitários e consequentemente melhorar a vida da população, pois os animais comunitários servem de sentinelas para diversas zoonoses. Animais castrados normalmente são mais dóceis, diminuindo assim acidentes e ataques à pessoas.

Metas a atingir:

Diminuir a longo prazo o número de animais nas ruas, melhorar as condições de vida dos mesmos, e principalmente conscientizar a população sobre posse e guarda responsável dos animais. O projeto não tem prazo de encerramento tendo em vista que o problema é permanente.

Cronograma

Físico:

Ano de 2014 – 450 procedimentos, ano de 2015 – 450 procedimentos, ano de 2016 450 procedimentos, ano 2017 500 procedimentos.

Financeiro:

Ano 2014 – 93000,00, ano 2015 – 93.000,00, ano 2016 – 93.000,00, ano 2017 93.000,00

Orçamento:

no programa é contratada ,através de licitação , uma clínica veterinária que é responsável pela execução dos procedimentos bem como pelo pessoal necessário para execução dos procedimentos , materiais e medicamentos. A prefeitura disponibiliza o veterinário para as visitas e liberações dos procedimentos e disponibiliza toda a estrutura da secretária do meio Ambiente para o programa(carro, telefone, computador,etc).
LOA - 1866 /16 - 23/12/16

Beneficiários Diretos:

População carente do municipio, população em geral, animais da cidade, ONGS.

Beneficiários Indiretos:

municipio de matinhos

Resultados:

Aproximação da população do município com a prefeitura, efetiva parceria entre a comunidade e o poder público.
Diminuição de problemas com animais de rua, diminuição de abandono de filhotes nas ruas, diminuição de matilhas nas ruas (normalmente formadas quando há cadelas no cio).
Monitoramento de zoonoses e principalmente a melhora de vida dos animais menos afortunados do município.

Anexos

Documentos Anexados:
Nenhum Anexo

Banco de Projetos