Programa Campo Mourão + Ativa
Ano / Edição: 2017
Município: Campo Mourão
Função de Governo: Desporto e Lazer
Administração Indireta:
FUNDAÇÃO DE ESPORTES DE CAMPO MOURÃO
Diagnóstico
A partir dos dados publicados pela Organização Mundial de Saúde (OMS) verificou-se uma grande preocupação mundial em se combater o sedentarismo, visto que a atividade física insuficiente pode acarretar inúmeras doenças com risco de mortalidade. Segundo a OMS, 3,2 milhões de pessoas morrem todo ano por estar sedentários, sendo que esse número corresponde ao quarto maior fator de risco de mortalidade global. No Brasil, conforme um estudo chamado “Vigitel”, via inquérito telefônico, realizado em 2011 pelo Ministério da Saúde, cerca de 14% da população adulta nacional se autodeclara inativa.
Conforme dados da OMS de 2008, as Américas correspondem a uma das regiões mais inativas do mundo, sendo que 50% das mulheres e 40% dos homens estão sedentários. Outro fator interessante destacado pela OMS é que os níveis de inatividade estão altos devidos às atividades exercidas pelas pessoas, e a organização afirma que a participação em atividade física é insuficiente até mesmo no que envolve o lazer da população.
Muitos teóricos da Educação Física apontam que a melhora da qualidade de vida está associada à prática regular de exercícios físicos, sendo que este é um fator determinante no aumento de expectativa de vida e diminuição no risco de doenças (GUEDES e GUEDES, 1995; DANTAS, 1999; MATSUDO e MATSUDO, 2000).
Descrição
A proposta do Programa Campo Mourão + Ativa foi apresentada ao município e lançada em julho de 2015 com o nome Viva Mais, sendo este um projeto piloto, tendo como objetivo sensibilizar os jovens quanto à busca do estabelecimento de hábitos saudáveis no seu cotidiano, sistematizando informações nos eixos de atividade física, alimentação saudável, relacionamento saudável e comportamento preventivo.
Após a experiência de 2015/2016 surgiu o interesse e a necessidade de ampliar o programa para atingir um maior número de cidadãos e de diferentes faixas etárias. É neste sentido que reformulamos e o projeto passou a ser denominado de Programa Campo Mourão + Ativa para 2017 de maneira que este possa se tornar uma ferramenta para reestruturação, implantação e manutenção de projetos em qualidade de vida no Município de Campo Mourão.
É sob este viés que o Programa Campo Mourão + Ativa se justifica, na necessidade de chamar a atenção da população para a prática de atividade física por meio de projetos voltados a diferentes idades (adolescentes, adultos, idosos, dentre outros), e que essa prática seja realizada em diversos ambientes como casa, trabalho e nos momentos de lazer.
E ainda, mostrar que a prática de atividade física pode mudar o estilo de vida, e consequentemente, a qualidade de vida do sujeito participante dos projetos ou ações propostas pelo Programa em desenvolvimento. É mudar o pensamento e o comportamento, mas sobretudo, sua forma de viver, deixando o sedentarismo, e escolhendo a saúde como foco de vida.
Ao todo, estamos atendendo em média 1000 pessoas, distribuídas nos diferentes Projetos, Academia da Terceira Idade no Corpo de Bombeiros, 10 grupos do Projeto Terceira Idade em Ação + Ativa, 3 Grupos de Condicionamento Físico no Centro da Juventude, 8 grupos do Projeto Mulher + Ativa, Grupos do NASF, Ações em parceria com os CRAS.
As atividades físicas são direcionadas a diversas faixas etárias, sendo executadas sob supervisão de profissionais de Educação Física. Cada grupo é atendido duas vezes na semana em diversas localidades do Município, de modo que possamos contemplar vários bairros da cidade. Vale salientar, que no Programa estão integradas diversas Secretarias, Fundação de Esportes, Secretaria da Saúde, Secretaria da Ação Social e Secretaria da Educação.
Objetivos
Gerais:
Promover a saúde e qualidade de vida da população por meio de atividades e ações para diferentes grupos etários de modo a combater o sedentarismo no Município de Campo Mourão – Paraná.
Específicos:
Diagnosticar o nível de atividade física da população de Campo Mourão por meio de questionários e testes específicos nos grupos de trabalho (Adaptação de RIKLI e JONES, 2008; Adaptação de ROSA NETO, 2009).
Elevar o índice de adeptos à atividade física regular no município em diferentes faixas etárias.
Melhorar o comportamento da população em relação ao estilo de vida para que se torne saudável.
Incrementar o nível de conhecimento sobre os efeitos benéficos da atividade física na saúde e na qualidade de vida em três ambientes: casa, trabalho e lazer.
Estimular o uso de espaços existentes para a prática de atividade física, esportiva e de lazer.
Ampliar os projetos de qualidade de vida em Campo Mourão bem como fortalecer os projetos existentes.
Metas a atingir:
Buscar a adesão da prática regular de atividade física em 30 bairros do Município de Campo Mourão em 2017.
Cronograma
Físico:
Ao todo o Programa tem oferta atualmente atendimento para 22 grupos com exercícios físicos direcionados as faixas etárias de trabalho (Cronograma anexo).
Financeiro:
O custo mensal se refere ao salário da equipe de profissionais que fazem parte do quadro de funcionário da Fundação de Esportes do Município de Campo Mourão.
Orçamento:
Todos os profissionais do Programa Campo Mourão + Ativa são contratados pela Fundação de Esportes. O Programa por ser elaborado e desenvolvido no ano de 2017 não conta com orçamento (orçamento elaborado no ano anterior), assim, atualmente não conta com recursos para seu desenvolvimento. Os materiais de expediente são disponibilizados pela Fundação de Esportes.
Beneficiários Diretos:
O Programa tem como propósito beneficiar a qualidade de vida dos participantes das atividades desenvolvidas.
Beneficiários Indiretos:
Conscientização da população, de diferentes idades, para que busquem a adesão a prática regular de atividade física. Diminuição da utilização das Unidades Básicas de Saúde.
Resultados:
Em pouco tempo de execução e diante de anos anteriores de alguns projetos já existentes, escuta-se diversos relatos de como a prática regular de atividade física auxiliou nas demais atividades da vida diárias, melhorando a qualidade de vida das pessoas envolvidas, em todos os aspectos, principalmente na saúde, conforme depoimentos de adeptos do Programa em relação a redução de frequências nos Postos de Saúde e menor demanda de medicamentos. Ainda, tem-se uma melhora na qualidade do sono, alimentação, socialização e autoestima.