Banco de Projetos

Avaliação ADE (Avaliação Desempenho Educacional)

Ano / Edição: 2017
Município: Roncador
Função de Governo: Educação

Administração Indireta:

Irene Iurkiw

Diagnóstico

É preciso produzir indicadores que possam apontar para problemas graves na deficiência do ensino oferecido pelas escolas municipais, como o baixo desempenho em leitura e matemática:
.Identificar habilidades críticas e definir habilidades prioritárias para cada ano, semestre ou bimestre letivo:
Sinalizar a necessidade de aulas de reforço segmentadas por áreas com base nas particularidades das turmas:
Avaliar o progresso na proficiência dos alunos ao longo do Ensino Fundamental Anos Iniciais:
Permitir a revisão do Plano Pedagógico com base em evidências.

Descrição

O projeto Avaliação ADE (Avaliação Desempenho Educacional) é uma avaliação diagnóstica que visa investigar o desempenho das habilidades relativas á alfabetização e ao letramento em Língua Portuguesa e Matemática, desenvolvidas para as crianças matriculadas do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental das escolas municipais. Aplicada duas vezes no ano (no início e no final), a avaliação é dirigida aos alunos que estão matriculados no ensino fundamental anos iniciais. A aplicação em períodos distintos possibilita a realização de um diagnostico mais preciso que permite conhecer o que foi agregado na aprendizagem das crianças, em termos de habilidades de leitura e de matemática.
Composta pelos testes de Língua portuguesa e de Matemática, a ADE permite aos professores e gestores obter mais informações que auxiliem o monitoramento e a avaliação dos processos de desenvolvimento da alfabetização e do letramento inicial e das habilidades iniciais em matemática.
Composta pelos testes de Língua Portuguesa e de matemática, a ADE permite aos professores e gestores obterem mais informações que auxiliem o monitoramento e a avaliação dos processos de desenvolvimento da alfabetização e do letramento inicial e das habilidades iniciais em matemática, oferecidas nas escolas públicas brasileiras, mais especificamente, a aquisição de habilidades de Leitura e Matemática.
A Avaliação ADE é elaborada e aplicada pela Secretaria Municipal de Educação do Município de Roncador, para todas as escolas municipais. Assim, todos os anos os alunos da rede municipal de ensino, matriculados no 1ºao 5º ano do Ensino Fundamental Anos Iniciais, têm oportunidade de participar do ciclo de Avaliação da Secretaria Municipal de Educação. A Adesão a essa avaliação é obrigatória e fica a critério das coordenadoras pedagógicas da Secretaria de Educação.

Objetivos

Gerais:

O objetivo da Avaliação ADE é oferecer informações que possam orientar tanto os professores quanto os gestores escolares e educacionais na implementação, operacionalização e interpretação dos resultados dessa avaliação.

Específicos:

Estabelecimento de metas pedagógicas para a rede de ensino;
Planejamento de cursos de formação continuada para os professores;
Investimento em medidas que garantam melhor aprendizado;
Melhoria da qualidade e redução da desigualdade de ensino.

Metas a atingir:

Estabelecimento de metas pedagógicas para a rede de ensino;
Planejamento de cursos de formação continuada para os professores;
Investimento em medidas que garantam melhor aprendizado;
Desenvolvimento de ações imediatas para a correção de possíveis distorções verificadas;
Melhoria da qualidade e redução da desigualdade de ensino;

Cronograma

Físico:

A Avaliação ADE é realizada em dois momentos durante o ano letivo, no 1º semestre e no 2º semestre, sugere-se que o Teste 1 seja aplicado, preferencialmente, até o mês de junho, e o Teste 2, até o final dos mês de novembro.

Financeiro:

O custo do projeto é somente com a gráfica que faz as impressões das avaliações, a elaboração, aplicação e correção fica por conta das técnicas pedagógicas da Secretaria Municipal de Educação.

Orçamento:

Valor gasto para impressão das avaliações anual para 1000 estudantes = R$ 2.600,00

Beneficiários Diretos:

Estudantes

Beneficiários Indiretos:

Comunidade

Resultados:

Com o resultado em mãos é possível identificar qual o nível de alfabetização e o nível de matemática que os alunos se encontram.

Anexos

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