Banco de Projetos

Prêmio Gestor Público Paraná

Valorizando a Vida

Ano / Edição: 2017
Município: Ivaiporã
Função de Governo: Assistência Social

Administração Indireta:

Prefeitura Municipal de Ivaiporã

Diagnóstico

Ivaiporã, Município localizado na região Norte Central do Estado do Paraná , possui população segundo dados do IBGE 2010 de 31.816 habitantes divididos entre habitantes da zona urbana e rural. Sendo, a estimativa da população para 2016 de 32.715, havendo de crescimento populacional. Diante do crescimento da população há também crescimento de problemas sociais, vulnerabilidades e riscos.
Dentre as situações de risco o uso de drogas esta a cada dia mais preocupante, uma vez que, dados comprovam que o tráfico e o uso de drogas vem crescendo no município, realidade esta comprovada em Ivaiporã, como no restante do país, cada vez mais cedo adolescentes, ou ainda crianças independente de classe social iniciam o uso de drogas, ou por vontade própria, por influência ou por simples curiosidade experimentam a droga.
Esse contexto acarreta preocupações, diante disso ações de conscientização e prevenção são alternativas concretas de combate, ou diminuição do uso de drogas. O projeto em suma visa atingir em média 4000 crianças e adolescentes através de Escolas Municipais e particulares, Colégios Estaduais e Serviços socioassistenciais.

Descrição

Com objetivo central do projeto é a prevenção e redução ao uso de drogas entre adolescentes e jovens, através de programa educacional implantado na rede de ensino e serviços sociassistenciais, ações estas realizadas com ciclos de oficinas e palestras abordando o tema e conscientizando dos malefícios causados com uso de drogas, além de introduzir no trabalho formas para evitar o uso, sendo assim o projeto se instala no sentido de propagar a prevenção, e demostrar os malefícios causados aos que já experimentaram algum tipo de drogas, para assim evitar a evolução.
O trabalho realizado com profissionais da área de psicologia, serviço social, Vara da Infância e Juventude (juízes, promotores) Polícia Militar, que abordam a educação para valores, com ênfase central na prevenção do uso de substâncias psicoativas, realizando reflexão acerca das desvantagens da dependência e do uso de drogas. Ainda, no sentido de prevenir, são desenvolvidas práticas educativas junto aos pais, com série de palestras voltadas a orientação acerca de cuidados, atenção, com estabelecimento de afeto, regras e limites.
O desenvolvimento do trabalho realizado através de ciclos de palestras com metodologia diversificada, profissionais especializadas no assunto, vídeos, depoimentos de pessoas usuárias de droga, dessa forma, o trabalho realizado busca sensibilizar grupo em sala de aula, escola e arredores sobre a questão das drogas na vida, Após a realização do ciclo de palestra são desenvolvido a semana de conscientização, onde serão realizado a explanação do projeto em praça publica a população, trabalhados em forma de panfletagem noções de cidadania, direitos e deveres, uso de drogas lícitas e ilícitas.
Ainda, o trabalho em parceria são realizados encaminhamentos para internações, e acompanhamento familiar ao grupo de apoio Amor Exigente.
Além de trabalhar o tema no Município de Ivaiporã, o projeto estendeu-se aos municípios vizinhos, onde são realizados pelos técnicos integrantes da Assistência Social e Educação em parceria com integrantes do projeto desenvolvido em Ivaiporã.
O desenvolvimento do projeto em tela é custeado pela Prefeitura Municipal de Ivaiporã, através do Departamento de Assistência Social, com de recursos oriundos via FNAS para FMAS do Piso Fixo de Média Complexidade.

Objetivos

Gerais:

Trabalhar a prevenção de uso drogas, objetivando a não propagação do uso entre adolescentes e jovens.

Específicos:

• Realizar campanhas de prevenção visando a valorização da vida ;
• Introduzir a temática de educação para valores, como fator de prevenção para o uso de drogas entre crianças, adolescentes e jovens e evitar o envolvimento com a criminalidade;
• Realizar encaminhamentos para internação;
• Esclarecer junto a crianças, adolescentes, jovens, pais e educadores quanto aos perigos do uso das drogas;
• Alertar e esclarecer sobre os efeitos físicos e comportamentais, bem como de suas consequências;
• Divulgar informações que orientem a prevenção e promovam o tratamento de dependentes;
• Informar sobre os efeitos das principais drogas consumidas por adolescentes e jovens;
• Esclarecer sobre os estágios motivacionais para mudança de comportamento.
• Mobilizar a sociedade quanto a prevenção do uso de drogas;

Metas a atingir:

O projeto tem como meta atingir a população de Ivaiporã, crianças, adolescentes e jovens, e parcela da população de cidades vizinhas quanto a prevenção de uso de drogas e priorizando a valorização da vida.
em 2015 atingir cerca de 10,000 crianças,adolescentes, jovens, adultos e idosos ;
em 2016 atingir de 5,000 a 20.000 pessoas.
em 2017 atingir de 5.000 a 25.000 pessoas.

Cronograma

Físico:

Cronograma de 2015 - julho a dezembro
Cronograma de 2016 - fevereiro a dezembro
cronograma de 2017 - fevereiro a dezembro

Financeiro:

Os valores despendidos para o projeto para execução no ano de 2017 são de R$ 5.000,00 reais, sendo estes utilizados para produção de material gráfico, e materiais de campanhas, como faixa, painéis, panfletos.

Orçamento:

O orçamento é decorrente de fonte do Fundo Municipal do Conselho de Políticas Publicas sobre Drogas, Fundo Municipal do Conselho dos Direitos da criança e do Adolescente e do e do Fundo Municipal de Assistência Social , através do Piso Fixo de Média Complexidade.

Beneficiários Diretos:

O projeto beneficiará diretamente cerca de 5000 crianças e adolescentes, distribuídos em escolas e colégios públicos e particulares em seis bairros e três distritos do município de Ivaiporã.

Beneficiários Indiretos:

O projeto beneficia indiretamente em media 31 816 pessoas, ou seja, a todos os habitantes do Município, bem como, a população de Municípios vizinhos que aderiram a parceria ao projeto de Valorização da vida.

Resultados:

Os resultados aparecem no sentido de diminuição do uso e do tráfico, redução do consumo e índices de apreensões. Ainda, índice relevante está na procura por tratamento, grupos de apoio e internações, o que teve aumento evidente no período de realização do projeto. As declarações de órgãos parceiros relatam a importância da implantação e aplicação das ações do Valorizando a Vida

Anexos

Banco de Projetos