Banco de Projetos

Plano de gestão integrada Voltado para Resultados nas Secretarias do Município de Porecatu-Pr

Ano / Edição: 2017
Município: Porecatu
Função de Governo: Administração

Diagnóstico

Em virtude da necessidade de planejar estrategicamente as secretarias municipais, lançou no início da Gestão em 2017, um Plano Estratégico de intervenção voltadas para resultados, no qual, cada secretario recebeu uma sequencia de ações a serem realizadas para que esse plano estratégico fosse realizado. Pois, encontrou uma série de desafios a serem superadas como uma garagem municipal sucateada, a educação com o tempo integral a ser aprimorada e uma saúde municipal com desafios gigantescos, assim esse plano se pautou por vencer esses desafios de gestão em cada secretaria.

Descrição

O primeiro passo foi dado em JANEIRO de 2017 em direção a estruturação do plano estratégico, com as seguintes etapas a serem realizadas: Fase 1- Identidade organizacional; Finalidade; Diagnostico, Analise do ambiente, valores e princípios, pontos fortes e fracos e analise de recursos. Fase 2 - Missão, quem somos? Para onde vamos? Estabelecer diretrizes organizacionais e formulação de metas. Fase 3 - Formulação de estratégias, como chegaremos lá, delineamento estratégico, estabelecer objetivos, projetos e plano de ação implementação medição de desempenho teste de viabilidade monitoramento e avaliação.
Assim, cada secretário pautou suas ações em direção a um diagnóstico extremamente preciso de sua secretaria, ou seja, um raio X de sua pasta, “no qual visa proporcionar a organização as condições necessárias para o desenvolvimento e aprimoramento de pontos críticos, de modo que seu desempenho atinja níveis satisfatórios de eficiência e eficácia” (HESKETH, p. 12, 1979). E com isso, serviu para identificar pontos críticos, suas causas, ou seja, definir os passos requeridos para sair de um estado atual, para estado futuro desejado.

Objetivos

Gerais:

Implantar a gestão estratégica empreendedora

Específicos:

Fomentar a cultura de gestão empreendedora;
Estimular a capacitação e profissionalização dos secretários municipais e
Possibilitar o trabalho por meio de agenda estratégica com monitoramento e avaliação.

Metas a atingir:

A profissionalização em gestão estratégica dos secretários municipais; por meio da cultura de gestão estratégica voltada para resultados.
Pactuar ações por meio de um contrato de gestão firmado entre o secretários e a assessoria de planejamento e o prefeito municipal.

Cronograma

Físico:

Janeiro de 2017 foi dado inicio ao árduo trabalho de gestão, com ações nos quais cumprem destacar alguns pontos essenciais:
- reunião estratégica em janeiro com todos os secretários;
- reunião estratégica com os secretários mensalmente para monitorar e avaliar ações estratégicas;
- criação de indicadores para estabelecer métricas a serem atingidas;
- realização de agenda estratégica com diretrizes e
- Elaboração de contrato de gestão, com metas e resultados a serem alcançados e
- gráfico de desempenho de cada secretário com as atividades realizadas ou não.

Financeiro:

Esse modelo de gestão está pautada pelo assessoramento pela secretaria de planejamento do município portanto sem custos mensuráveis a serem estabelecidos.

Orçamento:

não ha necessidade para esse modelo de projeto

Beneficiários Diretos:

As secretarias municipais e ainda os servidores efetivos

Beneficiários Indiretos:

O Estado com melhor qualidade de gestão e ainda a população em geral.

Resultados:

Os resultados esperados são a implantação da cultura de gestão estratégica empreendedora no qual, possibilitará um modelo de ações voltadas para resultados municipais.

Anexos

Banco de Projetos