Banco de Projetos

Campanha de coleta de frascos de medicamentos de uso veterinario

Ano / Edição: 2017
Município: Ortigueira
Função de Governo: Agricultura

Administração Indireta:

Sec de agricultura

Diagnóstico

É muito comum passarmos nas propriedades rurais e vermos vários frascos de medicamentos veterinários armazenados de forma incorreta, muitas vezes em baixo das instalações ou mesmo no solo, o tratamento e a destinação final dos resíduos ainda se resumem na adoção de soluções imediatas, que geralmente se restringem no simples descarte, predominando os depósitos a céu aberto que contribuem para a destruição ambiental.Estes medicamentos as vezes vencidos ou descartados são considerados resíduos, que apresentam riscos à saúde humana e ao meio ambiente, principalmente a água e ao solo. Outro aspecto também muito relevante é quanto à saúde do ser humano, tendo em vista que o tratamento feito na água em que bebemos não trata residual de medicamento.

Descrição

Para esta campanha serão disponibilizadas nas casas agropecuárias, Sec de agricultura, Emater, sindicatos e cooperativas, coletores próprios devidamente identificados que permitam o acondicionamento dos frascos de medicamentos e coletores de perfurocortantes.
A campanha será intensificada 1 vez por ano, porém os coletores estarão disponíveis permanentemente nos locais descritos.
A campanha será realizada nas escolas da cidade e do interior, procurando abranger não somente os produtores rurais, mas também ao consumidores de medicamentos veterinários da área urbana.
A prefeitura realizará a coleta 1x por mês dos produtos estocados nas lojas sendo destinado para empresa especializada no tratamento de resíduos químicos e biológicos.

Objetivos

Gerais:

Dar destinação correta aos frascos de medicamentos veterinários vazios ou com medicação vencida, agulhas e lâminas de bisturi utilizadas no campo.

Específicos:

Conscientizar os produtores rurais da importância da destinação correta
Instituir a politica da lei reversa como no caso de agrotoxicos.

Metas a atingir:

Reduzir a quantidade de frascos e resíduos de uso veterinário nas propriedades

Cronograma

Físico:

contínuo

Financeiro:

Custo com folders e flayers informativos: 450,00
Custo de 10 bombonas de 200 litros de aço para deposito nos estabelecimentos: 300,00

Orçamento:

material: 1000,00

Beneficiários Diretos:

500 produtores

Beneficiários Indiretos:

2000 produtores

Resultados:

redução de frascos depositados incorretamente

Anexos

Documentos Anexados:

Banco de Projetos