Banco de Projetos

Programa EducaTrânsito

Ano / Edição: 2017
Município: Toledo
Função de Governo: Educação

Administração Indireta:

Não

Diagnóstico

O Código de Trânsito Brasileiro (CTB), em seu Artigo nº 74, institui que “A educação para o trânsito é direito de todos e constitui dever prioritário para os componentes do Sistema Nacional de Trânsito”. Desse modo, o Departamento de Trânsito e Rodoviário do município de Toledo-PR (DEPTRANS), sendo parte do Sistema Nacional de Trânsito, deve exercer tal função de maneira adequada. Contudo, quase vinte anos após a publicação do Código de Trânsito Brasileiro, a educação para o trânsito ainda não ocorre de forma efetiva no município de Toledo-PR.
Esta suposição pode ser considerada válida visto que diversas campanhas de educação para o trânsito foram criadas e aplicadas (a maioria voltada aos condutores de veículos), porém sem causar mudança significativa no comportamento dos condutores do município em questão, uma vez que estes continuam a cometer, cada vez mais, infrações de trânsito.
Portanto, percebe-se a necessidade de educar a população, independente de sua idade, sobre o trânsito de forma contínua e permanente, e não somente de forma esporádica, para que as campanhas de educação para o trânsito sejam efetivas em sua função.

Descrição

O Programa EducaTrânsito constitui-se em ações didático-pedagógicas, abrangendo a educação para o trânsito com atuações teórico-práticas, atendendo, principalmente, ao Ensino Fundamental (4º ano), bem como aos Centros de Formação de Condutores (CFC’s) e empresas públicas e privadas que manifestem interesse em participar dessas atividades.
Tais ações acontecem de forma contínua ao longo do ano, visto que a educação para o trânsito é um tema de importância nacional com independência de épocas pré-estabelecidas.

Objetivos

Gerais:

Como objetivos gerais o Programa EducaTrânsito visa atender:
Crianças do 4º ano do Ensino Fundamental, de instituições públicas e privadas;
Jovens e adultos que buscam a primeira habilitação nos Centros de Formação de Condutores (CFC’s);
Ao público em geral, que solicitar palestras/aulas visando à compreensão e o entendimento das regras e normas do trânsito.

Específicos:

O Programa EducaTrânsito tem como objetivos específicos:
Conscientizar os diversos componentes presentes no trânsito: pedestres, ciclistas, condutores e passageiros;
Realizar o Concurso de Frases do Programa EducaTrânsito, com frases criadas pelos alunos participantes do programa;

Metas a atingir:

Atender a todas as Escolas Municipais e particulares do município de Toledo-PR, por meio de palestras teórico-práticas aplicadas no 4º ano do Ensino Fundamental;
Realizar um encontro de todos os alunos atendidos pelo Programa EducaTrânsito para desenvolver o diálogo sobre o trânsito;
Realizar a homenagem aos alunos do 4º ano do Ensino Fundamental que tiveram suas frases escolhidas durante o Concurso de Frases do Programa EducaTrânsito.

Cronograma

Físico:

Elaboração do calendário de atividades para o 4º ano do Ensino Fundamental (fevereiro 2017);
Atualização do material didático (fevereiro e março 2017);
Atividades do Programa EducaTrânsito no 4º ano do Ensino Fundamental (março à novembro 2017);
III Concurso de Frases do Programa EducaTrânsito (setembro 2017);
Elaboração de relatório das atividades executadas (dezembro 2017).

As atividades em Centros de Formação de Condutores, como nas empresas públicas e privadas, dependem da manifestação de interesse dos mesmos. (janeiro à dezembro 2017)

Financeiro:

Combustível: aproximadamente R$ 2.000,00, para o deslocamento aos locais das atividades (anual).

Orçamento:

Folhas de papel A4: aproximadamente 5.000 folhas brancas, para impressão das atividades do Programa EducaTrânsito;

Beneficiários Diretos:

Alunos do 4º ano do Ensino Fundamental;
Alunos do Centro de Formação de Condutores;
Funcionários das empresas públicas e privadas.

Beneficiários Indiretos:

Todos os usuários (pedestres, ciclistas, condutores e passageiros) do trânsito do Município de Toledo-PR.

Resultados:

Atender a necessidade de uma “Educação para o trânsito” de qualidade, voltada para a realidade da população do município de Toledo-PR, de forma que haja a conscientização de todos os envolvidos: pedestres, ciclistas, passageiros e condutores.

Anexos

Documentos Anexados:

Banco de Projetos