Prêmio Gestor Público Paraná
Aki Jussara - Solução na palma da mão!
Ano / Edição: 2017
Município: Jussara
Função de Governo: Administração
Diagnóstico
Com a alteração da responsabilidade da manutenção da Iluminar Pública para o município foi identificado um problema por parte do cidadão de comunicar os focos de iluminação com problemas. Essa dificuldade de solicitação de problema foi identificado por vários motivos, sendo dificuldade de ir fisicamente na prefeitura fazer a solicitação, esquecimento ou dificuldade, durante o horário comercial, de fazer a ligação para realizar o chamado. Caso a lâmpada queimada fosse em algum endereço que o cidadão não sabia o nome da rua este também não podia realizar o chamado. Estes motivam tornavam a comunicação lenta do cidadão com o município.
O cidadão apenas realizava o chamado em último caso, quando já não suportava mais a situação, o que causava muita insatisfação no munícipe e em muitos casos o município nem sabia do problema. Muitos casos foram apenas descobertos com reclamações e grande repercussão negativa nas redes sociais.
Ficou claro que toda população do município carecia de uma forma mais eficiente de comunicação.
Descrição
Para sanar este problema foi desenvolvido um aplicativo que permite, de forma prática e confiável, que o cidadão com seu smartphone realize uma solicitação de serviço.
A vantagem do aplicativo é a simplicidade para realizar o pedido. Mesmo não sabendo qual endereço, o app pega a geolocalização do celular e envia junto da solicitação, com possibilidade de envio de descritivo do problema, foto e tipo.
Além da solicitação de iluminação pública criou-se mais três grandes categorias, ficando com quatro no total, sendo:
* Iluminação Pública
> Solicitação de lâmpadas queimadas, piscando etc
* Aviso de Saúde
> Aviso de Foco de Dengue, escorpião e caramujos
> Terrenos Baldios
* Arborização
> Solicitação de Podas, Plantio e Retiradas de Árvores
* Vias Urbanas
> Avisos de Bueiros Entupidos, buracos nas calçadas etc
Não houve investimento financeiro, vez que foi utilizado apenas capacidade técnica/profissional do Secretário de Planejamento Marcelo Saldania, o aplicativo foi disponibilizado gratuitamente na Google Play, com nome Aki Jussara, e pode ser baixado por toda comunidade.
O problema da dificuldade de comunicação com o município será enfrentado e sanado com o aplicativo, que é simples o que permite a utilização por pessoas que tem menor domínio das tecnologias. O aplicativo atende toda a comunidade, desde o centro até as vilas rurais, porque o problema é adicionado através do GPS, podendo ser até enviado solicitação de estradas vicinais.
Objetivos
Gerais:
Melhorar a comunicação, tornando ágil a solicitação de serviços e avisos de problemas do cidadão para o município.
Específicos:
Aumentar o número de chamados em Iluminação Pública
Aumentar o número de chamados em Saúde
Aumentar o número de chamados em Arborização
Aumentar o número de chamados em Vias Urbanas
Metas a atingir:
Em ciclos de 30 dias, aumentar em 25% o número de chamados e resolução dos mesmos, comparando ao período que não havia a ferramenta de solicitação de serviços.
Cronograma
Físico:
Mês 01 - Fevereiro: Planejamento
Mês 02 - Março: Planejamento
Mês 03 - Abril: Desenvolvimento
Mês 04 - Maio: Desenvolvimento
Mês 05 - Junho: Liberação e utilização da ferramenta pela comunidade
Financeiro:
Não houve desembolso financeiro, somente serviço (tempo e conhecimento) do secretário de planejamento
Mês 01 - Fevereiro: R$ 0,00
Mês 02 - Março: R$ 0,00
Mês 03 - Abril: R$ 0,00
Mês 04 - Maio: R$ 0,00
Mês 05 - Junho: R$ 0,00
Orçamento:
Não houve desembolso financeiro, somente serviço (tempo e conhecimento) do secretário de planejamento
Mês 01 - Fevereiro: R$ 0,00
Mês 02 - Março: R$ 0,00
Mês 03 - Abril: R$ 0,00
Mês 04 - Maio: R$ 0,00
Mês 05 - Junho: R$ 0,00
Beneficiários Diretos:
Em 30 dias de utilização do aplicativo cerca de 300 pessoas fizeram o download
Beneficiários Indiretos:
Todo o município foi beneficiado, vez que quando uma pessoa em uma casa baixa o aplicativo todos os moradores são beneficiados, porque uma solicitação de serviço atendida beneficia toda a residência
Resultados:
Chamados Elétricos:
Abril: 18 - Processo Normal
Maio: 23 - Processo Normal
Junho: 37 - Com aplicativo - Aumento de 60,87% com relação ao mês anterior
Solicitação de Arborização:
Abril: 03 - Processo Normal
Maio: 05 - Processo Normal
Junho: 12 - Com aplicativo - Aumento de 140,00% com relação ao mês anterior
Avisos em Vias Urbanas:
Abril: 02 - Processo Normal
Maio: 03 - Processo Normal
Junho: 10 - Com aplicativo - Aumento de 233,33% com relação ao mês anterior
Avisos de Saúde:
Abril: 00 - Processo Normal
Maio: 00 - Processo Normal
Junho: 05 - Com aplicativo - Não haviam avisos de foco de dengue e escorpião, e começou a surgir, o que facilitou o trabalho dos agentes de dengue.
Anexos
Documentos Anexados:
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- Estatísticas - Aki Jussara - Relatório de Downloads.pd f.pd f.pd f
- Relatório - Mapa dos Chamados Elétricos.pdf
- Relatório App - Arborização.pdf
- Relatório App - Chamado Escorpião.pdf
- Relatório App - Chamado Foco de Escorpião.pdf
- Relatório App - Chamados Saúde.pdf